Pesquisar este blog

01/08/2013

HOMEM PODE TER CABELO COMPRIDO OU MÉDIO?


homem pode ter cabelo comprido?


Diz um site:  http://www.luzparavida.net/jesuscabelo.html
"Muito me entristeço quando avisto um jovem do sexo masculino com cabelo comprido. É evidente que todas as pessoas têm liberdade para trajar eandar como quiserem. "
Mas a Bíblia diz: «não vos ensina a natureza que é desonra para o varão ter cabelo crescido». (1Cor. 11:14). Se és jovem, te dizes cristão e usas cabelo comprido, pensa no testemunho que estás a dar.
 É porventura uma aparência de bem ?
 Lê 1 Tessalonicenses 5:22, 23 - «Abstende-vos de toda a aparência do mal. E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda do Nosso Senhor Jesus Cristo».As estátuas e demais reproduções dos varões judeus nos tempos de Jesus mostram claramente que ninguém usava cabelo comprido.
cabelo comprido que alguns varões usam hoje é fruto da cultura moderna, de aversão a Deus e à sua natureza.Abramos a Bíblia em 1Cor. 11:14. Ali lemos: «não vos ensina a mesma natureza que é desonra para o va-rão ter cabelo crescido ?» Se Paulo assim escreveu era impossível Jesus ter cabelo comprido."

Resposta:
  
1- o termo 'natureza' significa neste caso siginifica "hábito, costume", pois muitos povos antigos tinham cabelos no mínimo até os ombros e outros bem maiores como pode ser visto abaixo:
Léxico de Strong:
1) natureza
1a) natureza das coisas, força, leis, ordem da natureza
1a) como oposto ao que é monstruoso, anormal, perverso
1b) como oposto ao que foi produzido pela arte do homem: os ramos naturais, i.e., ramos por obra da natureza
1b) nascimento, origem física
1c) modo de sentir e agir que pelo longo hábito tornou-se natural

1d) a soma de propriedades e poderes inatos pelos quais uma pessoa difere das outras, distintas peculiaridades nativas, características naturais: a força natural, ferocidade, e intratabilidade dos animais


2- A arqueologia mostra que cabelo grande para homem data desde à época da mesopotâmia "os antigos geralmente usavam cabelos compridos, embora sacerdotes, os guerreiros e os garotos eram frequentemente barbeados" (Enciclopédia da Bíblia Cultura Cristã,p. 835)

Entre os Egípcios
Os egípcios usaram seu cabelo de diferentes maneiras: eles poderiam ter,-homens e mulheres: cabeças raspadas, ou usar o cabelo na altura dos ombros, ou cortar curto até a nuca.







Entre os Assírios e Babilônicos:
As esculturas e as gravuras que os arqueólogos têm achado mostram que os assírios e babilônicos usavam cabelos longos, homens e mulheres. Heródoto também diz que esses povos usavam cabelos longos...




Entre os Gregos 
 Se usava cabelos curtos e também longos, assim com barba e sem barba.Mas nos tempos do Novo Testamento usavam cabelos curtos.


Alexandre o Grande


Zeus -deus grego



Entre os chineses, Sudeste da Ásia e Indonésia,e Nativos americanos




Entre os Romanos 
Estes sim usavam cabelos curtos
 



 Entre os Hebreus:
1-
 Usavam cabelos longos e também curtos vide imagens

Novo Dicionário da bíblia- Edição 1 volume, p. 1632




3-Em 1Ts5:22    o termo grego em questão EIDOS é melhor traduzido neste caso como "tipo, espécie, forma"
1Ts5:22  abstende-vos de toda forma de mal.(Almeida Revista e Atualizada)
" evitem todo tipo de mal". (NTLH)
Se Jesus fosse evitar a aparência do mal não poderia evangelizar uma MULHER e ainda SAMARITANA!!
Jo 4:27

4-Judeus usavam cabelos geralmente até os ombros, mas alguns usavam cabelos mais longos, especialmente rabinos e pessoas mais abastadas:

O historiador inglês Ian Wilson foi o primeiro a chamar a atenção para o formato da longa mecha de cabelo que cai sobre o meio das costas... Trançar os cabelos atrás do pescoço era uma moda comum entre homens judeus do tempo de Jesus” (Revista Galileu, outubro de 1999, p.69)

"os ricos gostavam de usá-lo longo, prática que Paulo chamou de 'desonrosa'...Os homens do povo também usavam cabelo comprido, mas não tanto; exceto nos feriadosusavam tranças ou o enrolavam debaixo da cobertura da cabeça" (A vida diária nos tempos de Jesus,Ed. Vida Nova, p. 345)

"É possível que nos dias de Cristo houvesse diversos tipos de cortes masculinos. O mais popular era o cabelo a meio comprimento; mas não era incomum o uso de cabelos longos" (Manual dos Tempos e Costumes Bíblicos, p. 73 Editora Betânia)


"Assim, ele [Salomão] pôde acrescentar quatrocentos carros aos mil que já possuía e aos vinte mil cavalos que mantinha ordinariamente. Os cavalos que lhe eram mandados não somente eram perfeitamente belos, mas sobrepujavam a todos os outros em velocidade. Os que os montavamressaltavam-lhes ainda mais a beleza, pois eram jovens de belo talhe, vestidos de púrpura tíria, armados de aljavas epossuidores de longas cabeleiras cobertas de papelotes de ouro, que faziam resplandecer as suas cabeças quando o sol os feria com os seus raios.

Essa tropa magnífica acompanhava o rei todas as manhãs, quando, segundo o
costume, ele saía da cidade vestido de branco, num carro soberbo, para ir a
uma casa de campo num lugar próximo de Jerusalém, de nome Etã, onde ele se recreava, pois havia ali belos jardins, lindas fontes e uma terra extremamente fértil." (HISTÓRIA DOS HEBREUS, cpad)

"O costume israelita normal, no caso de ambos os sexos, parece ter sido deixar os cabelos crescerem até considerável comprimento...Nos tempos do Novo Testamento, era vergonhoso para o homem ter cabelos compridos 1 Co 11:14, embora Paulo tenha feito tal declaração para uma igreja na Grécia" ( o Novo Dicionário da Bíblia- Edição em 1 Volume, p. 228)



Ezequiel 8:3  E estendeu a forma de uma mão e me tomou pelos cabelos da minha cabeça; e o Espírito me levantou entre a terra e o céu e me trouxe a Jerusalém em visões de Deus, até à entrada da porta do pátio de dentro, que olha para o norte, onde estava colocada a imagem dos ciúmes, que provoca o ciúme de Deus


CONCLUSÕES:

1- Os homens da Antiguidade em geral usavam cabelos longos, ENTÃO O TERMO NATUREZA usado em 1 Co 11 se refere a 'cultura', 'costume'

2-NA CULTURA romana (ou greco-romana) na época de Jesus era comum os homens usarem cabelos curtos. Mas essa não era a regra entre os judeus


3- Em Corinto o tamanho do cabelo era indicativo de prostituição, bem como o não uso de véu indicava que a mulher era de honra duvidosa Assim Paulo escreveu aos Coríntios [cidade greco-romana]proibindo o uso de cabelo grande porque assim fazia os garotos de programa de Corinto!!!


"Ao discorrer sobre as cabeças cobertas e o comportamento do cabelo, Paulo se reportou ao fato de que os crentes devem ter uma aparência e um comportamento honrado em sua cultura.. Embora seja desonroso para o homem ter cabelo crescido, há culturas onde o cabelo longo para homens é considerado apropriado e masculino. Em Corinto era um sinal de prostituição os homens de cabelos longos e as mulheres de cabelo curto" 

(Bíblia de Estudo Aplicação pessoal- nota 1 Co 11:14-14, CPAD)





7 comentários:

  1. Muito bom! Mandou bem! Por muito tempo, fui cabeludo, e nem por isso deixei de ser abençoado ou me senti "acusado" pela consciência, ou por Deus, por causa desse fato. Obviamente, fazer visitas em certas denominações mais tradicionais sempre foi um problema, por causa de costumes antigos das mesmas, mas o problema maior realmente sempre foi o ser humano, e não Deus. As pessoas julgam por falta de estudo aprofundado da Palavra, como vc fez agora. Ou seja, por ignorância.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara!! Realmente, fico muito chateado com as pessoas preconceituosas.. Tenho o cabelo no ombro, e ficam me enchendo o saco por causa disso. O mais interessante é que vejo que Deus não se importa com a minha aparência, pois muitas vezes falou comigo através de outros e de outras maneiras que ele não vê como o homem, ele não liga pra aparência, isso tudo era costume antigo, se formos levar em consideração, então sansão estava errado.., poxa vida, olha para os nazireus, fala sério cara, pra melhorar Deus atendeu o meu humilde pedido de me colocar em um emprego que eles me aceitam do jeito que sou, mas não minha igreja não aceitam???? Que isso!! Que contraditório não? E é uma empresa séria, assim como também a igreja,Deus é incrivel, e as pessoas são ignorantes, hipócritas, e essas que ficam se preocupando com a aparência dos outros é porque vive de aparência, que saco...

      Excluir
  2. As imagens acima da arqueologia não sevem com base para o povo Hebreu, pois são povos pagãos, idolatras, com praticas absurdas. Não Existe nenhum material arqueológico que mostre um Hebreu ou Israelita usado um típico cabelo de mulher.

    Nunca vi foto, imagem, filme ou qualquer outro artigo que mostrasse Adão com cabelo igual ao de Eva. Porque será que nunca vimos. Isso chama distinção da natureza ou de gênero conforme fala Paulo em 1 Coríntios 11:14.

    Porque a maioria dos homens não usam cabelo de mulher. Porque a maioria dos homens não usam brinco,

    A bíblia diz em Deuteronômio 22:05 Que o homem não use roupa de mulher e que a mulher não use roupa de homem porque isso será abominação ao senhor.

    E simples, que o homem não use cabelo de mulher e que a mulher não use cabelo de homem.
    Tem que a haver distinção entre o homem e a mulher se não vira bagunça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1-Algumas imagens acima SÃO DE HOMENS hebreus

      2- citei passagens da biblia, inclusive do profeta ezequiel de homens de cabelo grande.

      3-não exitem fotos de Adão.

      4- O texto de Dt 22 condena o TRAVESTISMO.

      Excluir
  3. Gledson
    1- Se vc observar vai ver que postei IMAGENS DE hebreus com cabelo até os ombros!!
    2- Citei versos que provam que o PROFETA EZEQUIEL usava cabelo grande
    3-ninguem sabe como Eva e Adão eram, nem tao pouco sobre seus cabelos
    4-A questão do cabelo curto para homem é por causa da cultura greco-romana!!
    5- o texto de Dt 22:5 fala de travestismo.

    ResponderExcluir