Pesquisar este blog

18/03/2013

Erros de Ellen white sobre a masturbação

Masturbação

 Ellen G. White publicou em 1864 conselhos relacionado à masturbação num folheto sob o título An Appeal to Mothers: The Great Cause of the Physical, Mental, and Moral Ruin of Children of Our Time (Um Apelo às Mães: A Grande Causa da Ruína Física, Mental e Moral de Nossa Época).
"Sinto-me alarmada com aquelas crianças… que pelo vício solitário estão se arruinando… ouvi numerosas queixas de dor de cabeça, catarro, tontura, nervosismo, dor nos ombros e do lado, perda de apetite, dor nas costa e membros… e não percebestes ter havido uma deficiência na saúde mental de vossos filhos?… A indulgência secreta [masturbação] é, em muitos casos, a única causa real das numerosas queixas da juventude" (págs. 11, 13).
"A condição do mundo é alarmante. Por toda parte que olhemos vemos imbecilidade, nanismo, membros aleijados, cabeças mal formadas e deformidade de toda descrição… Hábitos corrompidos estão dissipando sua energia, e trazendo-lhes enfermidades repugnantes e complicadas… As crianças que praticam a auto-indulgência [masturbação]… devem pagar a penalidade" (pág. 14).
"Prosseguindo a prática desde os 15 anos ou mais, a natureza protestará… e fa-los-á pagar elevado preço… por numerosas dores no organismo, e várias doenças, tais como indisposição de fígado e pulmões, nevralgias, reumatismo, problemas da espinha, doenças renais e tumores cancerosos… Com freqüência ocorre uma súbita avaria da constituição, e a morte vem como resultado" (págs. 14 e 15).
"As mulheres possuem menos força vital do que o sexo oposto… O resultado do auto-abuso nelas é visto em várias doenças, tais como catarro, tontura, dor de cabeça, perda de memória e visão, grande fraqueza nas costas e cadeiras, dores na espinha e, com freqüência, queda da cabeça para trás… A mente é amiúde inteiramente arruinada e uma condição doentia prevalece… Estas são práticas tão suicidas quanto apontar uma pistola para o próprio peito… Entre os jovens o capital vital e o cérebro são tão severamente sobrecarregados em tenra idade que há deficiência e grande esgotamento, o que deixa o organismo exposto a doenças de vários tipos. Mas a mais comum dessas é a tuberculose" (pág. 17).
"Após a indulgência desse hábito por um tempo, a criança perde o brilho e alegria do olhar; torna-se pálida com uma coloração esverdeada. . . . Muitas crianças nascem com essa propensão e o hábito tem início na infância. . . . Nenezinhos [!] adquirem o hábito. . . [Nesses casos as vítimas] vivem apenas para durar pouco tempo" (págs. 22 e 97).

"Mulheres que morrem "aos milhares de tuberculose, afecções espinhais, debilidade generalizada e . . . insanidade causadas somente por tal prática" (págs. 191-192) 
Resposta:
1- Todos sabem que isso eram mitos do sec. IX, essas doenças não são causadas por  masturbação!

2- Quanto ao bebês GRAÇAS A DEUS OS ADVENTISTAS NÃO DÃO OUVIDOS A ELLEN WHITE:  VEJA O VÍDEO, que por sinal mostra a seperinteligente Neurocientista adventista, Rosana Alves: http://www.youtube.com/watch?v=APvHDavQmzo  e especialemente o 2 http://www.youtube.com/watch?v=APvHDavQmzo

3- A revista Superinteressante  (fev. 2004)ridiculariza esses conceitos pré-científicos : "Até o século 19, a lenda da mão cabeluda tinha o aval da comunidade médica. E esse era um dos “efeito colaterais” mais brandos que se atribuíam ao sexo solitário. A lista de doenças masturbatórias era imensa: tuberculose, loucura, cegueira, anemia, envelhecimento precoce, calvície e epilepsia são apenas algumas delas. A invalidez e a morte eram o destino de quem ousasse tocar a si próprio."
"Atualmente, nenhum cientista sério acredita que a masturbação possa causar doenças. O monstro de antigamente agora é tratado como uma coisa natural, algo indispensável para o desenvolvimento da personalidade. Virtualmente toda a humanidade já se masturbou em algum momento da vida, mesmo que alguns nem se lembrem disso (exames de ultra-som mostraram fetos estimulando os genitais dentro do útero materno). Se todo mundo faz, por que a masturbação ainda é motivo de angústia, culpa e censura social?"
Obs: Antes de falar idiotices veja os vídeos acima onde a neurocientista adventista (Rosana Alves) explica

Veja uma tentativa de defesa dela: http://www.centrowhite.org.br/interna.asp?id=046#4_perigos (acessado em 16/10/2012

Perigos físicos e espirituais da masturbação ou "abuso próprio"
Poucos tópicos têm gerado mais ridicularização por parte dos críticos do que as declarações de Ellen White a respeito do "abuso próprio", "vício solitário", "auto-satisfação", "vício secreto", "poluição moral", etc. Ellen White nunca empregou o termo "masturbação".

A primeira referência que ela fez a este assunto apareceu num livreto de 64 páginas intitulado An Appeal to Mothers , em abril de 1864, nove meses depois de sua primeira visão abrangente sobre saúde. Dedicadas em grande parte à masturbação, as páginas 5 a 34 foram de sua própria pena; o restante consistiu de citações de autoridades médicas. [1]

Ellen White não disse que todas as conseqüências potencialmente sérias da masturbação, nem mesmo que a maior parte delas, aconteceriam a cada indivíduo que tivesse este hábito. Nem disse que o maior grau possível de uma grave conseqüência aconteceria à maioria daqueles que o praticavam.

Pesquisas modernas indicam que as veementes declarações de Ellen White podem ser confirmadas quando o que ela disse é devidamente compreendido. O ponto de vista geral hoje em dia, contudo, é que a masturbação é normal e saudável.
Resposta: 
1-Você leu o que está em negrito no texto dela??? Veja quantas doenças físicas!!
2- Os adventistas tiveram muita dificuldade de achar algum apoio para este escrito de White, então apelaram para psicólogos adventistas e um médico controvertido
3- Se você fizer uma pesquisa científica verá que a literatura científica rechaça massissamente essses conceitos ultrapassados da Ellen White

Dois médicos especialistas sugeriram uma ligação entre a masturbação e anormalidades físicas devido à deficiência de zinco. O Dr. David Horrobin, M.D. e Ph.D. pela Universidade de Oxford, declarou:

"A quantidade de zinco no sêmen é tanta que é possível uma ejaculação eliminar todo o zinco que pode ser absorvido pelos intestinos em um dia. Isto tem diversas conseqüências. A menos que a quantidade perdida seja substituída com uma dieta reforçada, as repetidas ejaculações podem levar a uma deficiência real de zinco e vários problemas podem ocorrer, incluisive a impotência".
Resposta: 
1- Ele diz que apenas uma ejaculação pode gerar o problema, oun seja, também o ato sexual poderia levar a isso se não tiver uma dieta adequada. 
2- Sua afirmação sobre impotência é seriamente contextada, ele se envolveu em outras polêmicas http://en.wikipedia.org/wiki/David_Horrobin
3- De qualquer forma fisicamente masturbar todo dia, ou ter realçao sexual todo ia eleimina a mesma quantidade de esperma!
4- Nada disso dito acima equivale a: dor de cabeça, catarro, tontura, nervosismo, dor nos ombros e do lado, perda de apetite, dor nas costa e membros...indisposição de fígado e pulmões, nevralgias, reumatismo, problemas da espinha, doenças renais e tumores cancerososcatarro, tontura, dor de cabeça, perda de memória e visão, grande fraqueza nas costas e cadeiras, dores na espinha e, com freqüência, queda da cabeça para trás… ...tuberculose, afecções espinhais, debilidade generalizada

"É até possível, dada a importância do zinco para o cérebro, que os moralistas do século dezenove estivessem corretos quando diziam que a masturbação repetida poderia deixar alguém louco!" [2]

Uma pesquisa mais recente confirmou o papel fundamental do zinco como principal protetor do sistema imunológico, com inúmeras doenças físicas atribuídas à sua deficiência.

Dois profissionais na área de psicologia clínica e terapia familiar compararam as declarações de Ellen White sobre masturbação com o conhecimento médico atual. [3] O Dr. Richard Nies defendeu o conselho geral de Ellen White sobre masturbação, realçando quatro pontos principais:

01. A masturbação leva a "deterioração mental, moral e física. ... Não é a estimulação em si que é errada. É o que acontece com ... [as pessoas] quando elas se concentram em si mesmas e se tornam egocêntricas." 
Resposta: é significativo como os adventistas não encontraram nenhum médico que afirmasse a deterioração física, e sim psicólogo!! cuja área não é o corpo!  Sim  psicólogos adventistas!!
02. A masturbação "avaria as mais finas sensibilidades de nosso sistema nervoso. ... Não é difícil ver, em termos da mediação elétrica de nosso sistema nervoso, como a doença se torna um resultado natural para indivíduos que colocaram a satisfação própria no centro de seu ser. ... A doença é o resultado natural disto."
Resposta: Gostaria de ver isso em livros de medicina e psicologia, e não de psicólogos adventistas,
 
03. A masturbação é uma predisposição que pode ser "herdada, passada e transmitida de uma geração a outra, podendo levar mesmo à degeneração da raça".
Resposta: Gostaria de ver isso em livros de medicina e psicologia, e não de psicólogos adventistas,
04. Ao tratar com outros, especialmente com crianças, o conselho de Ellen White vai na direção de lidar com as conseqüências, de mostrar-lhes que devemos estar preparados para o amor e para a eternidade, e não para a gratificação própria com suas terríveis conseqüências. O Dr. Nies concluiu seu ensaio afirmando que "satisfação própria é sinônimo de destruição."
Resposta: Achar uma opinião isolada de 2 psicólogos não significa nada, especialmente porque são adventistas, defendendo a sua causa!!
Alberta Mazat observou que a preocupação de Ellen White a respeito de masturbação se concentrava mais nas conseqüências mentais do que no "ato puramente físico. Ela estava mais preocupada com processos de pensamento, atitudes, fantasias etc." Mazat citou as referências de Ellen White para o fato de que "os efeitos não são os mesmos em todas as mentes", que "pensamentos impuros tomam e controlam a imaginação", e que a mente "adquire prazer em contemplar cenas que despertam paixões baixas".

Mazat observou também que alguns talvez fiquem embaraçados com as declarações chocantes de Ellen White a respeito de masturbação. Contudo, muitas outras declarações da Sra. White também pareciam "irrealistas e exageradas antes de a ciência confirmá-las, como por exemplo o câncer ser causado por vírus, os perigos do fumo, do comer em excesso, do consumo exagerado de gordura, açúcar e sal, para citar somente algumas. ... Parece que vale a pena lembrarmos que o conhecimento médico em qualquer assunto não é perfeito." [4]

Visto sob outra perspectiva, Deus sempre confirma o ideal para o Seu povo através de Seus mensageiros. Não importa como alguém reaja ao conselho específico de Ellen White, claramente a masturbação não era o que Deus tinha em mente quando Ele criou o homem e a mulher, uniu-os em casamento, e então instruiu-os para serem frutíferos e multiplicarem-se. O ideal de Deus no que diz respeito à sexualidade é o relacionamento de amor dentro do casamento entre marido e mulher. Qualquer outra coisa, incluindo a masturbação, fica aquém do ideal de Deus.
Resposta: Mazat é adventista do sétimo dia, por isso tem essa posição isolada sobre o assunto, gostaria de citação de  manuais de psicologia sobre o assunto!!!!
Notas:
[1] An Appeal to Mothers foi reimpresso em 1870 como parte de uma obra maior, A Solemn Appeal Relative to Solitary Vice and Abuses and Excesses of the Marriage Relation. Uma reimpressão fac-similar aparece no Appendix de A Critique of Prophetess of Health (do Ellen G. White Estate).

[2] David F. Horrobin, M.D., Ph.D., Zinc (St. Albans, Vt.: Vitabooks, Inc., 1981), p. 8. Ver também Carl C. Pfeiffer, Ph. D., M.D., Zinc and Other Micro-Nutrients (New Canaan, Conn.: Keats Publishing, Inc., 1978), p. 45.

[3] Richard Nies, Ph.D. em psicologia experimental pela UCLA em 1964 (o equivalente a Ph.D. equivalente em psicologia clínica, incluindo exame oral, mas morreu durante a preparação da dissertação), Palestra "Dai Glória a Deus," Glendale, Calif., n.d.; Alberta Mazat, M.S.W. (professora de Terapia Conjugal e Familiar na Loma Linda University, Loma Linda, Calif.), Monografia, "Masturbação" (43 pp.), Biblical Research Institute.

[4] Mazat, Monografia, "Masturbação".

[Adaptado de Herbert E. Douglass, Mensageira do Senhor: o ministério profético de Ellen White (Tatuí, São Paulo: Casa Publicadora Brasileira, 2001), pp. 493, 494, com comentários adicionais].





8 comentários:

  1. Olha estou impressiona com as respostas no decorrer do texto, é de uma sabedoria de eu acho muito grande!!! me parece que você não entende primeiro nada de psicologia, e somente esta querendo fazer uma difamação em base de uma religião. muito bem você só se ridiculariza com este texto, pois não cita fontes e respostas objetivas verdadeiras. não perca seu tempo escrevendo esse tipo de texto só para atacar uma religião, um texto que não tem nada de proveitoso. e só para lhe falar se não sabe tudo que atinge a mente se reflete no corpo. estude, pesquise e não escreva ignorâncias!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. A prática do onanismo (se não sabe o que é isto vá pesquisar) muito antes de Ellen White escreves (sejam balelas ou não) são VEEMENTE condenadas por Deus na Bíblia. Ou será que você também vai ousar em contradizê-lo?

    ResponderExcluir
  6. acorda!
    1-Onã não se masturbou!!!
    Apenas deixou de cuprrir a lei do LEVIRATO!!

    2- NÃO estou discutindo se é ou não pecado a masturbação e sim OS ERROS E MENTIRAS DE ELLEN WHITE

    ResponderExcluir