Pesquisar este blog

19/03/2013

o dom de línguas é apenas idiomas humanos?

 Veja o vídeo do programa  a partir de 16 minutos e meio:
http://www.youtube.com/watch?v=f9kg9W7Rzpo
Resumo:
1- "Mc 16:17  No grego  existem duas palavras para novo, ...
kainos= novo,  já existente
neos= algo inédito.
"Em Marcos 16  esta palavra grega é kainos="línguas já existentes"

Resposta: 
1- Grande mentira!!! qual dicionário diz isso?, veja o Léxico de Strong:

2537 kainov kainos
de afinidade incerta; TDNT-3:447,388; adj
1) novo
1a) com respeito \a forma
1a1) recentemente feito, fresco, recente, não usado, não surrado
1b) com respeito \a substância
1b1) de um novo tipo, sem precedente, novo, recente, incomum, desconhecido



3501 neov neos incluindo o comparativo  newterov neoteros 

palavra primária; TDNT-4:896,628; adj 

1) nascido recentemente, jovem, juvenil 
2) novo 
 O Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento diz p.1402-1403:
kainos=no uso secular kainos denota aquilo que é novo quanto a qualidade, com comparação com aquilo que existia até agora..."A Septuaginta [tradução judaica para o grego] indicando no uso comum, algo novo, que anteriormente não havia.. Ex 1:8; rei, casa nova Dt20:5; odres novos Js 9:13; capa nova 1 Rs 11:29 O novo Testamento também segue o uso secular de Kainos, não usado, infamiliar, interessante e novel...
O Dicionário Vine diz:
"kainos ..denota 'novo', no que concerneàquilo que está desacostumado ou desabituado, não novo no tempo, o que é recente [neos], mas novo quanto a forma ou qualidade, a natureza diferente daquilo que é posto em contraste com o velho"

Assim o termo kainos se refere a algo novo a pessoa que fala, sem precedentes, incomum, de novo tipo. Não somente línguas desocnhedidas dos homens mas também conhecidas como foi o caso de At 2:
"As novas l´pinguas (kainos), citadas em Mc 16:17 são as outrras linguas (heteros0, de At 2:4. Estas línguas [At 2:4], porém eram 'novas e diferentes, não no sentido de que nunca tinham sido ouvidas, ou que eram novas aos ouvintes, pois está claro em At 2:8 que este não é o caso"  Ma em 1 Co 14 o caso é diferente e se encaixa perfeitamente na deffinição dos dicionários:

2- At 2 refere-se sim, a idiomas humanos, pois o texto assim o exige. Mas 1Co 14 não fala de idiomas humanos, mas idiomas desconhecidos dos homens:
a- O que fala em língua não entende a língua que fala, nem ele nem os outros. a não ser se receber o dom de interpretação recebido por oração.

13 Pelo que, o que fala em outra língua deve orar para que a possa interpretar.
14  Porque, se eu orar em outra língua, o meu espírito ora de fato, mas a minha mente fica infrutífera.
15 ¶ Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com a mente; cantarei com o espírito, mas também cantarei com a mente.
16  E, se tu bendisseres apenas em espírito, como dirá o indouto o amém depois da tua ação de graças? Visto que não entende o que dizes;
2 Pois quem fala em outra língua não fala a homens, senão a Deus, visto que ninguém o entende, e em espírito fala mistérios . ( veja apêndice)

b- Ele mesmo assim recebe edificação, mesmo sem entender 
4  O que fala em outra língua a si mesmo se edifica, mas o que profetiza edifica a igreja.
14 Porque, se eu orar em outra língua, o meu espírito ora de fato, mas a minha mente fica infrutífera.

c- Quando não tem o dom de interpretação o que fala em língua deve falar consigo mesmo e com Deus, o que soa estranho se fosse uma idioma humano. Será que ele estaria pregando para si mesmo? Auto-pregação?
28  Mas, não havendo intérprete, fique calado na igreja, falando consigo mesmo e com Deus.

3-Portanto o termo kainos se refere a algo sem precedentes, novo desconhecido por quem fala podendo ser idiomas conhecidas dos homens ou não,  para maiores detalhes veja abaixo.


2- "At 2: aqui fala de idiomas, pois tinham pessoas de várias nacionalidades...
todo dom de Deus tem um propósito, qual era o propósito de At 2? era a pregação do evangelho precisava chegar a todo o mundo.a todas as nações."
em (39:00)  diz "o dom da pregação do evangelho, o dom de línguas"
definição do dom de línguas do dicionário Vine- CPAD palavra línguas: Dom sobrenatural de falar outro idioma sem te-lo aprendido"
Resposta: 
1-O texto de At 2 ou qualquer parte do Novo Testamento diz que o dom era para pregação.Eles simplesmente falavam das grandezas de Deus, isto chamou a atenção dos que ouviam a língua de sua nacionalidade
11  tanto judeus como prosélitos, cretenses e arábios. Como os ouvimos falar em nossas próprias línguas as grandezas de Deus?

2- Quem pregou foi Pedro, no idioma comum a eles
14 ¶ Então, se levantou Pedro, com os onze; e, erguendo a voz, advertiu-os nestes termos: 

3- Como vimos acima não tem sentido dizer que se trata de pregação pois:
a-O que fala em lingua não entende a lingua que fala, nem ele nem os outros. a não ser se receber o dom de interpretação recebido por oração.
b- Ele mesmo assim recebe edificação, mesmo sem entender 
c- Quando não tem o dom de interpretação o que fala em língua deve falar consigo mesmo e com Deus, o que soa estranho se fosse uma idioma humano. Será que ele estaria pregando para si mesmo? Auto-pregação?

4- Quanto ao dicionário Vine CPAD p.754-755: "Dom sobrenatural de falar outro idioma sem te-lo aprendido" Na p.  755 faz referência que o artigo sobre 'Linguas' é tirado da Bíblia de Estudo Pentecostal que diz na p.1631"Estas línguas podem ser humanas, i.e, atualmente faladas (At 2.6), ou desconhecidas na terra (cf. 1 Co 13:1)


3- "será que existe algum texto na bíblia que alguém fala e ninguém entende? Eu quero dizer que não (31:20)"
Resposta:

13 Pelo que, o que fala em outra língua deve orar para que a possa interpretar.
14  Porque, se eu orar em outra língua, o meu espírito ora de fato, mas a minha mente fica infrutífera.
15 ¶ Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com a mente; cantarei com o espírito, mas também cantarei com a mente.
16  E, se tu bendisseres apenas em espírito, como dirá o indouto o amém depois da tua ação de graças? Visto que não entende o que dizes;
2 Pois quem fala em outra língua não fala a homens, senão a Deus, visto que ninguém o entende, e em espírito fala mistérios.




4-" Você que é pentecostal. /toda a sua doutrina é baseada em um único verso, que é 1 Co 14:2.
devemos entender 1 Co 14 á luz de At 2"
Resposta:
1- Não são só os pentecostais que acreditam que 1 Co 14 se refere a idioma não humanos:

"Alguns comentadores (Hodge, por exemplo) acham que este é o dom de falar em outras línguas que se fala aqui [At 2]. Esta é uma solução atraente, mas ninguém, ao ler 1 Co, pensaria que é isso que Paulo tinha em mente. O dom não faz parte de um programa evangelístico da igreja, mas é exercido ente os crentes. Não é compreendido por gente que fala outras línguas, mas requer um dom especial de interpretação. Sem o dom de interpretação, o seu possuidor deve falar 'consigo mesmo e com Deus' (14:28), que é um modo estranho de tratar uma das línguas reconhecidas do mundo. O dom de que Paulo fala não era um pelo qual os homens poderiam com a maior facilidade ser entendidos pelos outros, mas era um dom com o qual eles não se entendiam nem a si mesmos. Linguajar extático em língua não conhecida, e sob a influência do Espírito, parece que é o que paulo quer dizer. Depois de dom de línguas, Paulo fala da capacidade para interpretá-las. Este era o dom pelo qual Deus tornava inteligível o que estava oculto a todos nos pronunciamento extáticos recém mencionados.  (1 Coríntios editora Vida Nova, p. 138-139)
Mais exemplos de que eram linguas desconhecidas na Terra::Dicionário Internacional de Teologia do NT p.1510;  Notas de Rodapé Bílbia de Jerusalém; B´bilia Shed Nota 1 Co12:10; 14:23-25); Novo Testamento King James  1 Co 14:2;  Bíblia de Estudo NTLH 1 Co 12:10; NVI 1 Co 12:10; etc.)

2- Como visto acima os pentecostais e outros cristãos não se baseiam num único verso!!! Vamos parar de mentir!!



5- "14:9-10 As pessoas comessam a falar nesse dom de línguas moderno.e Paulo diz que todas as línguas tem significação e a pessoa entrou em êxtase espiritual emocional e perguntam o que você disse?e a pessoa dizem não sei!!!.Todas as línguas tem significado, portanto não existe língua sem significado.
Resposta:
O texto na verdade mostra que:
1- As línguas humanas tem todas elas significado, assim o que fala em línguas deve orar para as interpretar, para que a igreja receba a edificação (não tem nada a ver com pregar o evangelho como afirma a igreja adventista)
2- O texto diz que o  que ora em línguas, ele mesmo não entende o que está dizendo!!!! (a minha mente fica infrutífera.)
3- Se fosse  a capacidade de aprender um dioma para pregar a pessoa entenderia automaticamente o idioma, não necessitando de orar para interpretar!!

9  Assim, vós, se, com a língua, não disserdes palavra compreensível, como se entenderá o que dizeis? Porque estareis como se falásseis ao ar.
10  Há, sem dúvida, muitos tipos de vozes no mundo; nenhum deles, contudo, sem sentido.
11  Se eu, pois, ignorar a significação da voz, serei estrangeiro para aquele que fala; e ele, estrangeiro para mim.
12  Assim, também vós, visto que desejais dons espirituais, procurai progredir, para a edificação da igreja.
13  Pelo que, o que fala em outra língua deve orar para que a possa interpretar.
14  Porque, se eu orar em outra língua, o meu espírito ora de fato, mas a minha mente fica infrutífera.
15 ¶ Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com a mente; cantarei com o espírito, mas também cantarei com a mente.
16  E, se tu bendisseres apenas em espírito, como dirá o indouto o amém depois da tua ação de graças? Visto que não entende o que dizes;
17  porque tu, de fato, dás bem as graças, mas o outro não é edificado.



6- "o último dom é o dom de línguas. é o último dom"
Resposta:
Será que isso significa que devemos desprezá-lo? 1 Co 12:28 

1-O dom de línguas traz edificação quando é interpretado trazendo edificação.
5  Eu quisera que vós todos falásseis em outras línguas; muito mais, porém, que profetizásseis; pois quem profetiza é superior ao que fala em outras línguas, salvo se as interpretar, para que a igreja receba edificação.
2- Paulo disse que: 
18  Dou graças a Deus, porque falo em outras línguas mais do que todos vós.
Ora a luz de 1Co 12 a 14 (que trata de dons do Espírito) isso não se trata de idiomas que Paulo falava naturalmente como Grego, Hebraico, Aramaico, Latin  e talvez outros



7- "Jesus não falava em línguas?nem João Batista......? "
Resposta:
Onde está escrito?
O fato é que não sabemos se eles falavam ou não!!! Esse é chamado argumento do silêncio, 'afirmar a partir do silêncio a inexistência ou existência de algo'. isto é uma falácia muito conhecida.


8-" o dom de línguas tem que ter significado, propósito, sentido. Segundo ele é entendível, ele é sinal para os descrentes, não é algo para a igreja é para fora, para a pregação do evangelho"
1- Nunca lestes o v.5?
  Eu quisera que vós todos falásseis em outras línguas; muito mais, porém, que profetizásseis; pois quem profetiza é superior ao que fala em outras línguassalvo se as interpretar, para que a igreja receba edificação.
2-Nem os v.12 e 13?
12  Assim, também vós, visto que desejais dons espirituais, procurai progredir, para a edificação da igreja.
13  Pelo que, o que fala em outra língua deve orar para que a possa interpretar.
3- As línguas também podem ser usadas para oração, num idioma não humano é falado :

14  Porque, se eu orar em outra língua, o meu espírito ora de fato, mas a minha mente fica infrutífera.
15 ¶ Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com a mente; cantarei com o espírito, mas também cantarei com a mente.
16  E, se tu bendisseres apenas em espírito, como dirá o indouto o amém depois da tua ação de graças? Visto que não entende o que dizes;
17  porque tu, de fato, dás bem as graças, mas o outro não é edificado.


4- Quanto ao v. 22 ele não tem nada a ver com a pregação adventista já que contraria os versos anteriores que mostra que  fala em língua serve para oração, edificação da igreja e cântico na assembléia da igreja.

21 ¶ Na lei está escrito: Falarei a este povo por homens de outras línguas e por lábios de outros povos, e nem assim me ouvirão, diz o Senhor.
22  De sorte que as línguas constituem um sinal não para os crentes, mas para os incrédulos; mas a profecia não é para os incrédulos, e sim para os que crêem.
23  Se, pois, toda a igreja se reunir no mesmo lugar, e todos se puserem a falar em outras línguas, no caso de entrarem indoutos ou incrédulos, não dirão, porventura, que estais loucos?
24  Porém, se todos profetizarem, e entrar algum incrédulo ou indouto, é ele por todos convencido e por todos julgado;
25  tornam-se-lhe manifestos os segredos do coração, e, assim, prostrando-se com a face em terra, adorará a Deus, testemunhando que Deus está, de fato, no meio de vós.
 É uma citação de Is 28:11-12 onde o significado é que os incrédulos, os judeus, seriam levados cativos para a Assíria e ouviriam uma língua estranha a eles.Isso era um sinal de julgamento.Assim também se todos se reunirem em um mesmo lugar e todos falarem em línguas , os gentios seriam repelidos e rejeitariam o evangelho. Neta situação as línguas não interpretadas servem de sinal de julgamento para os incrédulos.




9- "Alguém diz: essa é a língua dos anjos, mas a Bíblia diz que quando os anjos falavam as pessoas entendiam ...".
Resposta:
 1- A bíblia contrasta a língua dos homens com  a dos homens:
1 Coríntios 13:1  Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine.

2- Logo os anjos falaram aos homens na própria língua deles (dos homens)

3- Mas isto tambem não significa necessariamente que as línguas sobreanturais são de anjos.


Apêndice:
Mistério significa SEMPRE  algo revelado pela pregação?
O ter o grego para 'mistérios' significa 'algo uma vez oculto e que agora foi revelado por Deus'. O evangelho era um mistério no sentido de não ser conhcido pela pessoa que mantinha contato com ele pela priemeira vez. Porém, isso não significa que o mesmo não existia antes (veja Hb 9:14) (Na Mira da Verdade- 2ª edição revisada, p. 130)
O léxico de Strong diz:
 musthrion musterion 
de um derivado de muo (fechar a boca); TDNT-4:802,615; n n 
1) algo escondido, secreto, mistério 
1a) geralmente mistérios, segredos religiosos, confiado somente ao instruído e não a meros mortais 
1b) algo escondido ou secreto, não óbvio ao entendimento 
1c) propósito ou conselho oculto 
1c1) vontade secreta 
1c1a) dos homens 
1c1b) de Deus: os conselhos secretos com os quais Deus lida com os justos, ocultos aos descrentes e perversos, mas manifestos aos crentes 
 O dicionário Vine p. 795 diz:
"No novo Testametno  denota... aquilo que, estando fora do âmbito da apreensão natural sem auxílio, só pode conhecido pela revelação divina, e é conhecido do modo e no tempo designados por Deus, e só aqueles que são iluminados pelo seu Espírito.
O sentido de 1 Co 14:2 é o uso de mistério novo testamento: "Algo inacessível ao homem a não ser ao ser desvendado por Deus. No caso aqui só pelo dom de interpretação de línguas.
O Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento p.2286, Ed. Vida Nova diz:
"Os mistérios pronunciados com sons extáticos e ininteligíveis necessitam de interpretação (14:13)..."
2  Pois quem fala em outra língua não fala a homens, senão a Deus, visto que ninguém o entende, e em espírito fala mistérios.
1 Coríntios 14:5  Eu quisera que vós todos falásseis em outras línguas; muito mais, porém, que profetizásseis; pois quem profetiza é superior ao que fala em outras línguas, salvo se as interpretar, para que a igreja receba edificação.
1 Coríntios 14:13  Pelo que, o que fala em outra língua deve orar para que a possa interpretar.
1 Coríntios 14:26  Que fazer, pois, irmãos? Quando vos reunis, um tem salmo, outro, doutrina, este traz revelação, aquele, outra língua, e ainda outro, interpretação. Seja tudo feito para edificação.

outros exemplos do termo mistério que não se aplica a pregação das boas novas::
Apocalipse 17:5  Na sua fronte, achava-se escrito um nome, um mistério: BABILÔNIA, A GRANDE, A MÃE DAS MERETRIZES E DAS ABOMINAÇÕES DA TERRA.
Apocalipse 17:7  O anjo, porém, me disse: Por que te admiraste? Dir-te-ei o mistério da mulher e da besta que tem as sete cabeças e os dez chifres e que leva a mulher:

FALSAS LÍNGUAS
a BÍBLIA DE ESTUDO PENTECOSTAL DIZ NA P. 1631::
"O simples fato de algúem falar 'noutras línguas', ou exercitar outra manifestação sobrenatural não é evidência irrefutável da obra e presença do Espírito Santo. As pessoas podem imitar as linguas estranhas como fazem os demônios. A Bíblia nos adverte a não crermos em todo espírito, e averiguarmos se nosssas experiências espirituais procedem realmente de Deus (Ver 1 Jo 4:1 nota)
 Hoje em dia há cetos grupos religiosso que ENSINAM  a falar em línguas por meio de repetições, geralmente repetem e misturam um conjunto de 6 sílabas

6 comentários:

  1. Como é possível falar tanta besteira em rede nacional??

    ResponderExcluir
  2. 1-Falta de leitura!!!
    2- tradição
    3- fanatismo
    4- etc.

    ResponderExcluir
  3. como é incrível o número d sites q acusam a igreja Adventista do Sétimo dia, sabe o q isso mostra?! q nós somos os únicos a nadar contra a maré e q com a nossa verdade estamos encomodando mts...
    acreditem no q a Bíblia diz e ñ no q os seus líderes falam, vc acredita q a IASD é uma seita pq vc pesquisou e leu td em relação a ela ou pq algumas pessoas falam?!
    e se vc quer conhecer a história verdadeira, pq vc ñ vai pelo caminho certo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1-Robson!!! no in´cio do meu blog DIGO QUE IASD não é seita!
      2- Se vc ler verá que cito FONTES ADVENTISTAS
      3-Te desafio a provar que estou errado
      4- Te desafio ou qualquer um a defender Ellen white e provar que ela não errou

      Excluir
    2. sabe, eu posso falar pq fui adventista... pesquisa sobre a tua igreja para ver. Paulo mesmo disse aos gálatas q se alguém ou ele mesmo ou até um anjo de luz pregasse um evangelho diferente do que estava sendo pregado que fosse maldito.. bom, no decorrer da história da igreja vemos grandes contradições e um movimento religioso que já começou se decepcionando desde o inicio é meio suspeito para ser considerado remanescente fiel. Se vc parar para estudar as Escrituras verá que todas as vezes que alguém foi chamado a profetizar ou a comandar o povo de Deus nunca houveram controvérsias doutrinarias que precisassem ser entendidas posteriormente, nunca Deus falou de forma obscura com ninguém na Bíblia. E se você acredita no que a IASD fala então deve saber que eles realmente afirmam que os anjos, quando conversaram com os humanos, segundo os relatos Bíblicos, falaram em línguas nas quais os homens com quem falavam pudessem compreender. Tá bom, então porque, no livro A Work To The little Flock, Ellen White diz que não compreendeu bem as mensagens, bem como a data da volta de Jesus que havia sido revelada a ela (engraçado que nem para Jesus havia sido revelado o dia e a hora, só o pai sabia- mas a Ellen foi revelado) porque foram faladas na língua de Canaã? pois é, o autor do livro A nuvem branca não mentiu, eu baixei os arquivos, os livros, os manuscritos, as cartas, os periódicos que não foram nem traduzidos nem publicados pela igreja, baixei do site dos sites de arquivos da iasd como o centro White. Você já ouviu falar na doutrina da porta da misericórdia fechada? Pois é, foi uma doutrina defendida pelos pioneiros, e até mesmo pela Sra. White. Alguns anos depois ela teve a audácia de dizer que ela tinha se firmado nessa crença pois ainda não havia recebido sua primeira visão mas quando recebeu, tempos depois, percebeu que a doutrina não condizia coma realidade, sabe o que é mais engraçado? é que todas as vezes que ela afirmou que a porta da graça, ou da misericórdia estava para sempre fechada e não restava mais trabalho algum a fazer pela almas, ela teve visões.... estão todas relatadas nos arquivos da igreja... q eles não publicam. e eu tenho juntado todos esses arquivos nos sites da iasd para alertar desavisados como eu e vc que entramos para esse engano! Fique na paz e que a Graça de Cristo seja com você

      Excluir
  4. Não sou da Adventista, e sim de outra denominação, mas tenho recebido ensino Biblico em casa, e fui até o momento 01 vez visitar... enquanto isso, vou pesquisando e analisando com os meus princípios cristãos o que para mim acredito ou não!

    ResponderExcluir