Pesquisar este blog

18/03/2013

Seres extra terrestres e Ellen white



1 Co 4:6  Estas coisas, irmãos, apliquei-as figuradamente a mim mesmo e a Apolo, por vossa causa, para que por nosso exemplo aprendais isto: não ultrapasseis o que está escrito; a fim de que ninguém se ensoberbeça a favor de um em detrimento de outro.


Vocês verão agora como Ellen White acrescenta coisas á Bíblia, violando o texto supracitado, e influencia sua interpretação; ao contrário do que dizem os livros adventistas:


o livro "NISTO CREMOS, CPB" P. 304 diz:
"sua influencia [Ellen White] MOLDOU A IGREJA ADVENTISTA do setimo dia, MAS DO QUE QUALQUER OUTRO FATOR, exceto a BÍBLIA" 
NA Pg.306 diZ que os escritos dela são: 
UM GUIA PARA A BÍBLIA", "UM GUIA NA COMPREENSÃO DA BÍBLIA", "UM GUIA´PARA APLICAÇÃO DE PRINCIPIOS BIbLICOS"!!na p. 305 "SEU PRINICiPAL PAPEL durante o desenvolvimento das doutrinas da igreja foi orientar a compreensão da bíblia e confirmar as conclusões ás quais se chegava através do estudo da bíblia" 

Livro "Verdades para o tempo do fim" CPB, 2011, p. diz:
"Ao contrário do que muitos pensam, os ensinos doutrinários não foram formulados pro Ellen White. Eles são resultado de muitas horas gastas em estudo da Bíblia e oração por parte dos primeiros adventistas. Ela participou das cdiscussóes, mas não ocmo teóloga. Para ele era difícil compreender as questões discutidas e emitir opiniões. Entretanto, quando eles haviam chegado a um impasse, ela recebia uma visão confirmando as conclusões ou apontando uma nova direção. Deus conduziu as participações de Ellen White nos momentos de decisão e não no estabelecimento de doutrinas, ..."
 Em suma, nos casos de impasse o caso era decidido pelas visões de Ellen White, confirmando ou apontando uma nova direção!!!

"Não há nada em seus escritos que anule, diminua ou contradiga a revelação bíblica. Um telescópio não pode acrescentar uma única estrela ao céu. Mas ele nos possibilita ver muito mais do que vemos ao olho nu. A relação entre os escritos de Ellen White e a bíblia é assim. Não há pretensão de estabelecer verdades, nem de estabelecer verdades, nem de comunicar aquilo que a bíblia tem comunicado. Seu papel é ser um guia que nos possibilita ver com mais clareza as verdades bíblicas. Uma luz menor conduzindo a uma luz maior, como ela mesma definiu." (Verdades para o tempo do fim p.42, 2011, Escola Bíblica, REde Novo Tempo de Comunicação) 

Em suma, o adventista compara os escritos de Ellen White como um telescópio que mostra com mais clareza


"NEGAMOS QUE O GRAU DE INSPIRAÇÃO DOS ESCRITOS DE Ellen White sejam DIFERENTES DOS ENCONTRADOS NAS ESCRITURAS SAGRADAS"(Revista adventista de fev. de 1984, p. 37)
"foi lhe concedida instrução inspirada da parte de Deus..." ( NISTO CREMOS, P. 301) 
 Tudo quanto disse e escreveu foi puro, elevadocientificamente correto e profeticamente exato.” (Sutilezas do erro, p. 30). 



O apologista adventista Leandro Quadros afirmou que 1 Co 4:9 prova que existem vidas em outros mundos, obviamente tentado defender os escritos de E. White:
"A bíblia dá a entender claramente que existem vida em outros mundos... a palavra mundo aqui em 1 Co 4:9 é kosmos que significa unvierso..."
http://www.youtube.com/watch?v=WGFdmAOyG2Q



Tentando responder a uma crítica de um blogueiro calvinista ele disse:
"Se ele estivesse se familiarizado com o autorizado The Analytical Greek Lexicon, saberia que o referido léxico, ao analisar o sentido da palavra kosmos, conclui: “também significa universo material, e em 1 Coríntios 4:9, o agregado da existência sensitiva”.Caso conhecesse o abalizado Analytical Lexicon of the Greek New Testament de Baker, saberia que a palavra pode ser traduzida como “a soma total de todos os seres criados no céu e na terra”Se ele tivesse consultado o léxico especializado de W. C. Taylor, o Dicionário do Novo Testamento Grego, teria informado aos seus leitores que a palavra kosmos, além de poder ser traduzida por “mundo” (entre outros significados), pode perfeitamente se referir a todo o universo. Veja algumas definições que ele apresenta do termo grego: “O universo, o mundo, (a soma das coisas criadas); a terra habitada, os habitantes da terra toda”.Tivesse conhecimento de O Dicionário do Grego do Novo Testamento, de Carlo Rusconi, saberia que kosmos também pode ser traduzido por “universo”.
Também seria importante ter acesso ao Léxico do Novo Testamento Grego/Português, de F. Wilbur Gingrich. Dentre os vários significados que encontramos para o termo, aparece: “o universo, cosmos”.
Mas, digamos que ele não conheça outros léxicos especializados. Esse não seria problema, desde que: (1) não escrevesse sem saber sobre o assunto e (2) tivesse em sua biblioteca pelo menos oDicionário Vine, onde, na p. 809, o autor afirma que, provavelmente, a palavra kosmos, em Romanos 1:20, se refere ao universo, por que o termo “tinha este significado entre os gregos, devido à ordem observável nele”.
Para concluir: se o blogueiro soubesse que a New English Bible traduz 1 Coríntios 4:9 de acordo com a compreensão que tenho do verso (“somos espetáculo a todo o universo”), ele teria evitado expor sua imprecisão acadêmica diante do grande público da internet."
Resposta:
A questão é que o blogueiro em questão postou:
"Uma análise da palavra κοσμω no Novo Testamento revela uma variedade de sentidos, sendo que o sentido específico deve ser dado pelo contexto. De acordo com o léxico grego de Strong, κοσμω pode significar “a terra”“o arranjo das estrelas”“os habitantes da terra”“os incrédulos”,“as coisas terrenas”“os gentios em contraste com os judeus”“os crentes unicamente” e, inclusive, “o universo”. Porém, assumir simplesmente que em 1Co 4:9 mundo significa“universo” e que isso mostra “claramente que há vida em outros planetas” é de uma irresponsabilidade exegética enorme.
Leandro Quadros continuou:
Desse modo, assim como Ellen White, creio que Deus “criou os mundos entre os quais esta terra não é mais que um pequeno cisco” (“Nos Lugares Celestiais” [Meditação Matinal em espanhol], p. 40. Outras referências dela sobre a vida em outros mundos podem ser lidas, por exemplo, em Vida e Ensinos, p. 97-99; Primeiros Escritos, p. p. 39, 40; Santificação, p. 77.)
“Deus outorgou ao mundo o dom maravilhoso de seu Filho unigênito. À luz desse ato, nenhum habitante dos outros mundos poderá dizer que Deus poderia haver feito mais do que fez para demonstrar seu amor aos filhos do homem. Realizou um sacrifício que desafia todo computo” (“A Fé Pela Qual eu Vivo” [Meditação Matinal em espanhol], p. 61).

Sei que muitos de meus amados leitores não creem que Ellen White foi profetisa. Entretanto, mesmo discordando do que ela escreveu sobre o assunto, veem nos textos bíblicos supracitados evidências de que a atividade criativa de Deus continua por toda a eternidade. E, me respeitam por me identificar com os escritos dela (que não são uma “segunda Bíblia”, como afirmam críticos desinformados).
http://novotempo.com/namiradaverdade/2011/11/18/vidas-em-outros-mundos-%E2%80%93-1-corintios-49/
(vida e ensinos p 97-99) (o livro primeiros Escritos tem o mesmo texto nas p.39-40)"O Senhor me proporcionou uma vista de outros mundos. Foram-me dadas asas, e um anjo me acompanhou da cidade a um lugar fulgurante e glorioso. A relva era de um verde vivo, e os pássaros gorjeavam ali cânticos suaves. Os habitantes do lugar eram de todas as estaturas; nobres, majestosos e formosos. Ostentavam a expressa imagem de Jesus, e seu semblante irradiava santa alegria, que era uma expressão da liberdade e felicidade do lugar. Perguntei a um deles por que eram muito mais formosos que os da Terra. A resposta foi:     - Vivemos em estrita obediência aos mandamentos de Deus, e não caímos em desobediência, como os habitantes da Terra.     Vi então duas árvores. Uma se assemelhava muito à árvore da vida, existente na cidade. O fruto de ambas tinha belo aspecto, mas o de uma delas não era permitido comer. Tinham a faculdade de comer de ambas, mas era-lhes vedado comer de uma. Então meu anjo assistente me disse:     - Ninguém aqui provou da árvore proibida; se, porém, comessem, cairiam.     Então fui levada a um mundo que tinha sete luas. Vi ali o bom e velho Enoque que tinha sido trasladado. Em sua destra (98)havia uma palma resplendente, e em cada folha estava escrito: "Vitória." Pendia-lhe da cabeça uma grinalda branca, deslumbrante, com folhas, e no meio de cada folha estava escrito: "Pureza", e em redor da grinalda havia pedras de várias cores que resplandeciam mais do que as estrelas, e lançavam um reflexo sobre as letras, aumentando-lhes o volume. Na parte posterior da cabeça havia um arco em que rematava a grinalda, e nele estava escrito: "Santidade." Sobre a grinalda havia uma linda coroa que brilhava mais do que o Sol. Perguntei-lhe se este era o lugar para onde fora transportado da Terra. Ele disse:
    - Não é; minha morada é na cidade, e eu vim visitar este lugar.     Ele percorria o lugar como se realmente estivesse em sua casa. Pedi ao meu anjo assistente que me deixasse ficar ali. Não podia suportar o pensamento de voltar a este mundo tenebroso. Disse então o anjo:     - Deves voltar e, se fores fiel, juntamente com os 144.000 terás o privilégio de visitar todos os mundos e ver a obra das mãos de Deus. (99)


Portanto, há grande possibilidade de, em 1 Coríntios 4:9, Paulo, na construção da frase, estar afirmando que os apóstolos se tornaram “espetáculo ao universo, tanto a anjos como a homens”. Esse termo engloba melhor ambas as criaturas expectantes do grande conflito: celestiais e terrenas. Como não sou dono da verdade, faço questão de frisar: “há grande possibilidade”.
Apego-me às Escrituras para crer que Deus criou vida inteligente em outros mundos, e que não estamos sozinhos na vastidão de nosso universo. Ao olhar para a grandeza de Deus e a diversidade de Sua criação, não consigo pensar pequeno ao ponto de achar que este planeta é o único lugar onde Ele criou a vida.Textos como Jó 1:6, 7; 2:1; 38:7; Apocalipse 12:12; Efésios 3:15; Neemias 9:6; 1 Coríntios 4:9; João 8:23; 18:36, evidenciam (não têm o objetivo de provar isso, pois, vários deles enfatizam os anjos) a existência de outros mundos que não pecaram, e que torcem pela nossa vitória no conflito entre o bem e o mal.
Resposta:
1- O contexto de 1 Co 4:9 mostra que o termo mundo neste texto se refere aos anjos e aos homens:
  9 Porque a mim me parece que Deus nos pôs a nós, os apóstolos, em último lugar, como se fôssemos condenados à morte; porque nos tornamos espetáculo ao mundo, tanto a anjos, como a homens.
10  Nós somos loucos por causa de Cristo, e vós, sábios em Cristo; nós, fracos, e vós, fortes; vós, nobres, e nós, desprezíveis.
11  Até à presente hora, sofremos fome, e sede, e nudez; e somos esbofeteados, e não temos morada certa,
12  e nos afadigamos, trabalhando com as nossas próprias mãos. Quando somos injuriados, bendizemos; quando perseguidos, suportamos;
13  quando caluniados, procuramos conciliação; até agora, temos chegado a ser considerados lixo do mundo, escória de todos.
2- Nenhum dos texto citados por ele se refere a seres de outros mundos, fazem referencias a anjos, ao céu de onde Jesus veio e não a planetas habitados por seres extra-terrestres


JÓ1:6 ¶ Num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles.
7  Então, perguntou o SENHOR a Satanás: Donde vens? Satanás respondeu ao SENHOR e disse: De rodear a terra e passear por ela.
jÓ 2:1 ¶ Num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles apresentar-se perante o SENHOR.

jÓ 38:7  quando as estrelas da alva, juntas, alegremente cantavam, e rejubilavam todos os filhos de Deus?



Ap 12:4  A sua cauda arrastava a terça parte das estrelas do céu, as quais lançou para a terra; e o dragão se deteve em frente da mulher que estava para dar à luz, a fim de lhe devorar o filho quando nascesse.
7  Houve peleja no céu. Miguel e os seus anjos pelejaram contra o dragão. Também pelejaram o dragão e seus anjos;

12 ¶ Por isso, festejai, ó céus, e vós, os que neles habitais. Ai da terra e do mar, pois o diabo desceu até vós, cheio de grande cólera, sabendo que pouco tempo lhe resta.


Ef 3:15  de quem toma o nome toda família, tanto no céu como sobre a terra,

Nm 9:6  Só tu és SENHOR, tu fizeste o céu, o céu dos céus e todo o seu exército, a terra e tudo quanto nela há, os mares e tudo quanto há neles; e tu os preservas a todos com vida, e o exército dos céus te adora.

JO8:23  E prosseguiu: Vós sois cá de baixo, eu sou lá de cima; vós sois deste mundo, eu deste mundo não sou.

JO 18:36  Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, os meus ministros se empenhariam por mim, para que não fosse eu entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui.

47  O primeiro homem, formado da terra, é terreno; o segundo homem é do céu


3- Concluimos dinate dos fatos que para defender os escritos de Ellen White os lideres adventistas forçam textos além do que está escrito!!!!  violando 1 Co 4:6






Um comentário:

  1. Creio que ela teve essa visão, mas houve falta de discernimento da visão na época. Ela pode ter tido uma visão da futura Nova Jerusalém, isso fica evidente pela Árvore da Vida, a Árvore da Vida está no meio do Jardim da Nova Jerusalém e simboliza, Jesus! E um alerta sobre a importância da obediência e a guarda dos mandamentos! Eu vou pedir a Deus que se revele a mim sobre isso, ninguém melhor do que Ele, aliás, qualquer um poderia ou melhor deveria fazer isso para elucidar e depois tirar alguma conclusão.

    ResponderExcluir