Pesquisar este blog

18/03/2013

Imundo significa "nocivo a saúde"?

Muitos dos artigos de alimentação livremente comidos pelos pagãos que os rodeavam, eram proibidos aos israelitas. Não era que fosse feita nenhuma distinção arbitrária. As coisas proibidas eram nocivas. E o fato de serem declaradas imundas ensinava a lição de que as comidas prejudiciais são contaminadoras.Aquilo que corrompe o corpo tende a corromper a alma. Incapacita o que o usa para a comunhão com Deus, torna-o inapto para serviço elevado e santo.” (A ciência do bom viver pg 28 ed. 1959)


Resposta:
1- O texto de Lv 11 usa o termo "imundo" Lv 11:4-8 como sinônimo de "abominação"  Lv 11:10-23,43. Veja Dt 14:1-20
o Lexico de Strong diz:

1) impuro

1a) eticamente e religiosamente

1b) ritualmente

1c) referindo-se a lugares
2- Quem tocasse no cadáver também ficava "imundo" até a tarde. se isso significasse contaminado por germe, por que seria só até a tarde? Será que o germe só sobrevive até a tarde?
24  E por estes vos tornareis imundos; qualquer que tocar o seu cadáver, imundo será até à tarde.
3- Um animal morto por si não podia ser comido por Israelitas, mas poderia ser vendido para estrangeiros e consumido por eles!! Isso prova que as regras dietéticas nem sempre estavam relacionadas a ser nocivo a saúde!!
Dt 14:21  Não comereis nenhum animal que morreu por si. Podereis dá-lo ao estrangeiro que está dentro da tua cidade, para que o coma, ou vendê-lo ao estranho, porquanto sois povo santo ao SENHOR, vosso Deus. 
4- Até os objetos tocados por esses animais mortos seriam "imundos" até a tarde.
32 E tudo aquilo sobre que cair qualquer deles, estando eles mortos, será imundo, seja vaso de madeira, ou veste, ou pele, ou pano de saco, ou qualquer instrumento com que se faz alguma obra, será metido em água e será imundo até à tarde; então, será limpo.
5- Os animais "limpos" mesmo quando mortos causavam "imundície" nas pessoas até a tarde, ou seja, qualquer animal morto, quando tocado por alguém, tornava a pessoa "imunda" até a tarde.
39  Se morrer algum dos animais de que vos é lícito comer, quem tocar no seu cadáver será imundo até à tarde;
6- Outras coisas que deixava a pessoa "imunda": 
  • parto de menino Lv 12:2 (uma semana)
  • parto de menina Lv 12:5 (duas semanas)
  • menstruação Lv 12:2
7- Se a preocupação é com ser nocivo a saúde, por que Dt 14 permitia o uso de bebidas alcoólicas?
26  Esse dinheiro, dá-lo-ás por tudo o que deseja a tua alma, por vacas, ou ovelhas, ou vinho, ou bebida forte, ou qualquer coisa que te pedir a tua alma; come-o ali perante o SENHOR, teu Deus, e te alegrarás, tu e a tua casa;


8- O argumento de que animais “imundos” serem portadores de enfermidades, sabemos muito bem que qualquer animal (puro ou impuro), pode ser transmissor de doenças se estiver contaminado. O cozimento da carne torna ela livre de doenças causadas por germes. 

9- Deve-se lembrar que os judeus não comiam carne mal passada.


Doenças: Existe um mito de que a carne de porco transmitiria a cisticercose. Porém, a doença pode ser provocada por qualquer tipo de carne (suína ou bovina) ou verduras e frutas mal lavadas. Atualmente, com as técnicas utilizadas nas suinoculturas, é praticamente impossível a contaminação. Os animais criados soltos têm maior probabilidade de transmitir o problema. A contaminação por carne bovina ainda é alta, pois os animais necessitam de pastagens.

Colesterol: Desde 1980, a carne de porco perdeu 31% do seu nível de gordura, 14% de calorias e 10% de colesterol. Essas mudanças se devem aos avanços da genética, através do cruzamento e seleção de animais. O percentual de carne magra era de 50% antes da década de 80. Atualmente, a carne magra representa de 58% a 62%.
 Além disso, a carne suína possui mais gorduras "desejáveis", chamadas de insaturadas (65%), do que gorduras "indesejáveis", conhecidas como saturadas (35%). O que é muito apreciado por nutricionistas. O alimento também é rico em ácido linoleico, que neutraliza de forma eficaz os efeitos negativos do ácido palmítico, que é uma gordura saturada.
 Atualmente, o nível de colesterol contido na carne de um suíno é semelhante às outras carnes (bovinos e aves) e está perfeitamente adequado às exigências do consumidor. É importante saber que a quantidade de colesterol não está diretamente relacionada à quantidade de gordura.
 Um exemplo claro disso é o camarão, que apesar de ter menos gordura do que o suíno, apresenta taxas maiores de colesterol - de 97 a 164 mg/100g, enquanto a carne suína tem entre 56 e 97 mg/100g de colesterol.
 Outro exemplo: O nível de gordura em 100g lombo cozido é de aproximadamente 6,7g, enquanto em 100g de filé mignon cozido chega a 10g

leia também: Os animais ruminam para eliminar as toxinas?









2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Eu sou adventista a poucos meses e fiquei admirada com quanto tempo o irmão perde julgando, estou começando a estudar a bíblia e ainda estou "tomando" o leite espiritual mas na minha Bíblia em Mateus 7:1-2 Jesus diz q não devemos julgar para não sermos julgados e com a mesma medida q medirmos nós seremos medido. isso foi dito por Jesus nem por mim nem por Ellen G. White então respeite irmão o direito d acertar ou errar não podemos estar vigiando os pecados dos outros isso é trabalho d satanás q é nosso acusador d dia e de noite Deus q nós julgue e o homem tem seu libre arbÍtrio. e Deus me perdoe se estou te julgando tbm pois vc escolheu isso pra sua vida.FICA NA PAZ D DEUS.

    ResponderExcluir