Pesquisar este blog

18/03/2013

Erros grotescos da história do sábado (inclusive de Ellen White)

1-o livro "Momentos de Alegria-Um dia sem estresse" p. 24

O sábado através dos séculos 4ª EDIÇÃO:
sec. 1

"quase todas as igrejas no mundo celebram os sagrados mistérios [da ceia do Senhor] no sábado de cada semana" (Sócrates Scholasticus, História Eclesiástica)
Resposta:
1-mentira!! O PRÓPRIO LIVRO "QUESTÕES SOBRE DOUTRINA- CPB -edição anotada"  p. 148, diz: 
"Sócrates, escritor Eclesiástico... escrevendo por volta do ano 430, deixou o seguinte registro:..."
"quase todas as igrejas no mundo celebram os sagrados mistérios [da ceia do Senhor] no sábado de cada semana"


2- é uma mentira deslavada!!! COMO PODE ISSO? ISSO NÃO É ERRO DE DIGITAÇAÕ!! é falta de vergonha! ALÍAS É A 4ª EDIÇÃO - 935000 EXEMPLARES:

3-desonestidade intelectual do cpb (casa pulbicadora brasileira)!!!  O LIVRO QUESTÕES SOBRE DOUTRINA FOI MENOS DESONESTO! ´pelo menos deu a data próxima 5º ´seculo!


4- Celebrar a ceia no sábado é bem diferente de guardar o sábado! Na minha igreja celebramos a ceia no sábado! mas não guardamos o sábado!

5- Sócrates escrevendo no secç 5 não se refere ao séc. 1, mas ao seu tempo.
"Como, porém, ninguém pode produzir uma ordem escrita de autoridade, é evidente que os apóstolos deixaram cada um a sua própria vontade no assunto, a fim de que cada um possa realizar o que não é bom por constrangimento ou uma necessidade. Essa é a diferença entre as igrejas sobre o assunto do jejum. Também não há menor variação em relação ao assembléias religiosas. Pois, embora quase todas as igrejas em todo o mundo celebram os sagrados mistérios no sábado de cada semana, mas os cristãos de Alexandria e em Roma, por conta de algumas tradições antigas, tenham deixado de fazer isso. Os egípcios, no bairro de Alexandria, e os habitantes de Thebais, mantenha suas assembléias religiosas no sábado, mas não participar dos mistérios da maneira usual entre os cristãos em geral: para, depois de ter comido e refeitos com a comida de todos os tipos , à noite, fazendo as suas ofertas eles participam dos mistérios. Em Alexandria, novamente, na quarta-feira na semana da Paixão e na Sexta-feira, as escrituras são lidos, e os médicos esclarecê-los, e todos os serviços habituais são realizados em suas assembléias, exceto a celebração dos mistérios" http://www.newadvent.org/fathers/index.html

2-o livro "Momentos de Alegria, p. 24, 4ª edição" mente de novo:
"sec 1- então a semente espiritual de Abraão [os cristãos] fugiram para Pela, do outro lado do rio Jordão, onde se encontraram um lugar de refúgio seguro, e assim puderam servir a seu mestre e guardar o Seu sábado"(Eusebius's Eclesiastical History)
Resposta:
Eusebio de Cesaréia no seu livro :"História Eclesiástica" livro 3, cap. 5) diz:
"mas todo corpo da igreja de Jerusalém, diriido por uma revelação divina dada a homens de piedade aprovada antes da guerra, saíram da cidade e foram habitar em certa cidade além do jordão, chamada Pela"

Isso é o que se pode chamar de MENTIRA descabida!! é uma vergonha! inventar PALAVRAS!ISTO É DESONESTIDADE INTELECTUAL!


Aliás, o livro 1 cap. 4 "História eclesiástica" CPAD p. 27)

"Caso algúem, a começar em Abrãao retrocedendo até o primeiro homem..Eles , portanto, não consideravam a circuncisão, nem observavam o sábado, como também nós; nem nos abstemos de certos alimentos, nem consideramos outras imposições que Moises subsequentemente entregou para serem observadas em tipos e símbolos, porque tais coisas não dizem respeito aos cristãos"

3- o livro "Momentos de Alegria diz:

"sec. 2: Os cristãos primitivos tinham grande devoção pelo sábado, e dedicavam o dia para devoção e sermões... Eles receberam essa prática dos apóstolos, conforme vários escritos para esse fim" DTH Morer (Church of England), Dialogues on the Lord´s Day, Londres, 1701)
Resposta:
1- Fazer sermões e reuniões no sábado não provam que se guarda o dia de sábado! Aliás a igreja primitiva se reunia todos os dias,  At 3:46-47, não adianta fazer citaçõe isoladas do autor.
MESMO QUE UM AUTOR DIGA QUE OS PRIMEIROS CRISTÃOS GUARDAVAM O SÁBADO DEVERIA CITAR A FONTE!!!  "PAPEL ACEITA TUDO"




4- -Ellen white, desconhecendo a história da igreja disse:
"Nos primeiros séculos o verdadeiro sabado foi guardado por todos os cristãos" (O grande conflito, p. 50, 1980)
Resposta:
Ellen não chega a citar NENHUMA FONTE!!!  alías nenhum escrito  antigo mostra que nos primeiros séc. os cristãos guardavam o sábado!! e quem diria "todos"!!

Veja abaixo as provas.


5-o LIVRO ADVENTISTA "Questões sobre doutrina"- edição anotada" p.147 diz:

"Nos escritos da Igreja nos primeiros tempos, mais antigo e atutèntico exemplo de ser o primeiro dia chamado "dia do Senhor" encontra-se em Clemente de Alexandria, perto do fim do 2º século"

Resposta:
Isso é totalmente FALSO, veja o que escreveu Inácio (que morreu no ano 110 d.C) na sua Epístola aos Magnésios cap. 9: 
"Aqueles que viviam na antiga ordem das coisas chegaram a nova esperança, E NÃO MAIS OBSERVAVAM O SÁBADO, mas o [dia] do Senhor, em que a nossa vida se levantou por meio dele e de sua morte"


1- Ele diz que os convertidos não guardavam o sábado.

2-Ele identifica o dia do Senhor como sendo o domingo, o dia da ressurreição.Assim a igreja adventista MENTE ao dizer que o primeiro registro histórico foi de Clemente. Isso é mentir!!!

3- O term dia está subentendido pois faz contraste com o sábado e faz alusão a ressurreição como alusão a Romanos 6:8 
  Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos,


4- O CAP. 8 DIZ: 'Não vos deixei enganar pro doutrinas heterodoxas nem por velhas fábulas que são inúteis se vivemos segundo a lei, admitimos que não recebemos a graça" 



HISTÓRIA DO SÁBADO CITANDO FONTES PRIMITIVAS:

a) Inácio (67 - 110 d.C.) em 100dc.
“Aqueles que estavam presos às velhas coisas vieram a uma novidade de confiança, não mais guardando o Sábado, más vivendo de acordo com o [dia]* do Senhor em que a nossa vida se levantou por meio dele e da sua morte" . (Padres Apostólicos- Inácio aos Magnésios, cap.9, p. 94) obs* ver o numero 5 acima


b) Barnabé em 100 d.C. (Não o do livro de Atos)
"suporto vossas noemênias e vossos sabados." Vede como ele diz: Não são os sábados atuais que me agradam, mas aquele que eu fiz e no qual, depois de ter levado todas as coisas ao repouso, farei o início do oitavo dia, isto é, o começo de outro mundo. Eis por que celebramos com festa alegre o oitavo dia,no qual Jesus ressurgiu dos mortos, e depois de se manifestar subiu aos céus.'

(Padres apostólicos- Epístola de Barnabé, cap.15, p. 310, Editora Paulus)

c) Justino Mártir (100 - 167 d.C.) em 155 d.C.
“No dia chamado Dia do sol há uma reunião, nem certo lugar, de todos os que habitam nas cidades ou nos campos, e as memórias dos Apóstolos e as Escritas dos Profetas são lidos, enquanto o tempo permite...

Celebramos essa reunião geral no dia do sol, por que foi o primeiro dia em que Deus, transformando as trevas e a matéria fez o mundo, e também o dia em que JESUS Cristo, nosso salvador ressuscitou dos mortos. Com efeito, sabe-se que o crucificaram um dia antes do dia de saturno, e no ida seguinte ao de saturno, que é o ida do sol, ele apareceu aos seus apóstolos e discipulos... 
(Justino de Roma - 1ª Apologia, Editora paulus, p. 83-84).

d) Bardesanis de Edessa (154-22 d.C) em 180 d.C.
“Num dia, o primeiro da semana, nós nos reunimos...”.

e) Tertuliano (160 - 220 d.C.) em 200 d.C.
“Nós solenizamos o dia após o Sábado em contradição aos que chamam este dia de seu sábado”. (Revista Vinde, p.39, ano I, Agosto de 1996 )

"nós nada temos a ver com sábados ou outras festas judaicas, muito menos com a dos pagãos. Nós temos nossas próprias solenidades, o dia do Senhor" (On Idolatry, cap. 14) citado em "Enciclópedia da Bíblia Cultura Cristã" vol.5 p. 551

f) O Didaquê ou “Os ensinos dos Doze Apóstolos” (manuscrito e pergaminho que foi descoberto em 1873 d.C., em Constantinopla, o qual contém os principais ensinos sobre os apóstolos, datado como sendo anterior ao século III) :

"Reunam-se no dia do Senhor para partir o pão, e agradecer, depois de ter confessado os pecados, para que o sacrifício de vocês seja puro" (Padres Apostólicos, Ed. Paulus, cap.14,p. 357)



g) Irineu de Lião (ano 180 d.C)
(CONTRA AS HERESIAS, LIVRO 4- EDITORA PAULUS)
"assim ele aboliu, pela nova aliança da liberdade, os preceitos que lhes havia dado como SINAIS, mas os preceito naturais, que convém homens livres e são comuns a todos ele completou e aperfeiçoou.." p.413


"E no êxodo Deus diz a Moisés;"Vós observareis os meus sábados, como SINAL entre mim e vós nas vossas gerações. Essas coisas foram dadas como SINAL'.. "
´P.410


" Irineu...escreveu uma epístola em que defende a obrigação de celebrar o ministério da ressurreição do Senhor apenas no dia do Senhor" Citado ´por Eusébio de Casaréia no livro: História Eclesiástica, livro 5 cap. 24, CPAD, p. 194)

H) Eusebio de Cesaréia (263-340 d.C)escreveu;
"Caso algúem, acomeçar em Abrãao retrocedendo até o primeiro homem. Eles , portanto, não consideravam a circuncisão, nem observavam o sábado, como também nós; nem nos abstemos de certos alimentos, nem consideramos outras imposições que Moises subsequentemetne entregou para serem observadas em tipos e símbolos, porque tais coisas não dizem respeito aos cristãos"
 (História eclesiástica,
 livro 1 cap. 4 CPAD p. 27)








 

Um comentário:

  1. QUERO VER QUEM VAI ME CITAR ALGUMA FONTE HISTÓRICA PRIMITIVA QUE CONTESTE ISSO!

    ResponderExcluir