Pesquisar este blog

18/03/2013

espírito de profecia são os e livros de Ellen White?

SEGUNDO OS ADVENTISTAS:

  • “O espírito de profecia é o que, segundo as escrituras, a par com a guarda dos mandamentos de Deus, seria o característico da Igreja remanescente (Compare com Ap 12:17 e 19:10b). Este dom consiste principalmente em dar ao povo de Deus mensagens diretas e específicas...”

  • Os testemunhos orais ou escritos da Sra. White preenchem plenamente este requisito, no fundo e na forma. “Tudo quanto disse e escreveu foi puro, elevado, cientificamente correto e profeticamente exato.” (Sutilezas do erro, p. 30).
  •  “Negamos que a qualidade ou grau de inspiração dos escritos de Ellen White sejam diferentes dos encontrados nas Escrituras Sagradas”. (Revista Adventista fev./1984, p. 84).
  •  "foi lhe concedida instrução inspirada da parte de Deus..." ( NISTO CREMOS, P. 301) 
  • “Nos tempos antigos, Deus falou aos homens pela boca de seus servos e apóstolos. Nestes dias Ele lhes fala por meio dos TESTEMUNHOS DO SEU ESPÍRITO. Não houve ainda um tempo em que mais seriamente falasse ao seu povo a respeito de sua vontade e da conduta que este deve ter” (Testemunhos Seletos. vol. II. pág. 276, 2ª edição, 1956).
  • "Os Testemunhos [escritos dela] não estão destinados a comunicar nova luz, e sim imprimir na mente  as verdades da inspiração que já foram reveladas....Não se trata de escavar verdades adicionais..."  (citado no livro "Na mira da verdade" 2ª edição, p.107, nota de rodapé):
  • "portanto a expressão espirito de profecia pode se referir :
1- ao Espirito Santo2- a operação do dom de profecia3- instrumento da profecia "


  • "o livro do apocalipse identifica a posse das duas características da igreja verdadeira dos ultimos dias, ela guarda os mandamentos de Deus e tem o testemunho de Jesus- o dom profético"   (NISTO CREMOS, P. 297)

No vídeo 14:30 diz que só Ellen White tem o dom de profecia http://novotempo.com/estaescrito/2011/12/28/cremos-no-dom-de-profecia/#




Resposta:

1-o testemunho de Jesus, o espirito das profecias dos profetas, não tem nada a ver com Ellen White. Ser testemunha de JESUS É O ESPÍRITO DAS PROFECIAS:
Atos 10:43 Dele todos os profetas dão testemunho de que, por meio de seu nome, todo aquele que nele crê recebe remissão de pecados.

Lucas 24:27  E, começando por Moisés, discorrendo por todos os Profetas, expunha-lhes o que a seu respeito constava em todas as Escrituras.

Atos 3:20  a fim de que, da presença do Senhor, venham tempos de refrigério, e que envie ele o Cristo, que já vos foi designado, Jesus,
21  ao qual é necessário que o céu receba até aos tempos da restauração de todas as coisas, de que Deus falou por boca dos seus santos profetas desde a antiguidade.
22  Disse, na verdade, Moisés: O Senhor Deus vos suscitará dentre vossos irmãos um profeta semelhante a mim; a ele ouvireis em tudo quanto vos disser.
23  Acontecerá que toda alma que não ouvir a esse profeta será exterminada do meio do povo.
24  E todos os profetas, a começar com Samuel, assim como todos quantos depois falaram, também anunciaram estes dias.


2- A bíblia é clara ao identificar o que é o testemunho de Jesus:
Ap 1:9: “Eu, João, irmão vosso e companheiro convosco na aflição, no reino, e na perseverança em Jesus, estava na ilha chamada Patmos por causa da palavra de Deus e do testemunho [marturia]de Jesus.” 
Note as duas razões que João dá para sua prisão na ilha de Patmos: 
1. A Palavra de Deus; e
2. O Testemunho de Jesus.
Indubitavelmente foi o testemunho de João sobre Jesus que resultou em sua prisão, e não a leitura dos escritos de Ellen White.


 Apocalipse 6:9: 
“Quando abriu o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho [marturia] que deram.” 
Note que os mártires foram mortos por duas razões básicas:
1. A Palavra de Deus.
2. Seu testemunho [marturia], sobre Jesus. 


No contexto do capítulo 12, o testemunho de Jesus claramente refere-se à palavra de testemunho daqueles que "não amaram sua vida em face da morte”. 
“E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até a morte... E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra aos demais filhos dela, os que guardam os mandamentos de Deus, e mantêm o testemunho de Jesus.” Apocalípse 12:11, 17

Apocalipse 19:10: “Então me lancei a seus pés para adorá-lo, mas ele me disse: Olha, não faças tal: sou conservo teu e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus; adora a Deus; pois o testemunho de Jesus é o espírito da profecia.”
Ap 19:10 (Nova Tradução na Linguagem de Hoje) Aí eu me ajoelhei aos pés do anjo para adorá-lo, mas ele me disse: —Não faça isso! Pois eu sou servo de Deus, assim como são você e os seus irmãos que continuam fiéis à verdade revelada por Jesus. Adore a Deus! Pois a verdade revelada por Jesus é a mensagem que o Espírito entrega aos profetas.


Este verso nos mostra que João também teve o marturia, ou testemunho de Jesus. O marturia é aqui descrito como o testemunhar sobre Jesus Cristo. 
Apocalípse 20:4: 
“Então vi uns tronos; e aos que se assentaram sobre eles foi dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus, e que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam o sinal na fronte nem nas mãos; e reviveram, e reinaram com Cristo durante mil anos.”
Outra vez, como em 6:9, as duas razões para o martírio são dadas: 
1. A Palavra de Deus e 
2. O testemunho [marturia] de Jesus. 

Conclusão
1-A evidência Bíblica nos mostra sem sombra de dúvida que o "testemunho de Jesus" é o testemunho pessoal do crente ,e sobre tudo o testemunho “sobre Cristo Jesus”.

2- Além Disso, João acrescenta que o testemunho de Jesus é encontrado no coração de todo aquele que aceita e crê em Jesus como o Filho de Deus:
 “Quem crê no Filho de Deus, em si mesmo tem o testemunho; quem a Deus não crê, mentiroso o faz, porque não crê no testemunho que Deus de seu Filho dá.” I João 5:10

Vejam erros de Ellen White :
http://igrejaadventistanamiradaverdade.blogspot.com.br/2012/11/o-cristianismo-e-sempre-impopular.html

3- Ellen White teve muitos erros, eis alguns:











4- Sobre a inspiração de Ellen White, pois ela só tinha o 3 ano primário: (veja que ela plagiou outros escrtos e seus conselhos sobre saúde era fundamentado na primitiva medicina da época: 

Comprovação de plágio

Ellen White freqüentemente fazia uso de fontes literárias para comunicar suas mensagens. O uso de outros autores por Ellen White não era limitado a material histórico ou geográfico, mas incluía outras áreas de conhecimento.
Muitos críticos de Ellen White usam o Relatório Veltman - Um documento publicado pela própria Igreja Adventista do Sétimo Dia, refletindo uma pesquisa científica sobre as bases literárias de Ellen G. White - de modo a confirmar seu plágio. Antes de qualquer leitura sumária das críticas, deve-se deixar clara a conclusão final de Fred Veltman (1990), o próprio autor do relatório, sobre o tema:
"Como eu ressaltei em meu relatório, a investigação se trata da questão de plágio. Enquanto nós não podemos liquidar esta questão aqui, nem desejo eu minimizar sua importância, a minha opinião pessoal é que ela é culpada de tal prática (VELTMAN, 1990, p.14 - tradução livre)
Em 1982, exatamente cem anos após a publicação de Primeiros Escritos, que não trazem propriamente os primeiríssimos escritos da Sra. Ellen G. White,[22] a Igreja Adventista do Sétimo Dia solicitou a um de seus eruditos, o Dr. Fred Veltman, então chefe do departamento de religião do Pacific Union College [Colégio União do Pacífico], que analisasse as acusações de plágio atribuídas a Ellen White por Walter Rea, autor do livro The White Lie [A mentira White], e outros. Após dedicar oito anos ao estudo da matéria, a revista oficial da denominação para seus ministros, Ministry Magazine, publicou um relatório oficial contendo um resumo do resultado da investigação do Dr. Veltman, especialmente no que se refere ao O Desejado de Todas as Nações, sempre considerada a "obra prima", ou o mais primoroso dentre os escritos da Sra. Ellen G. White.[23]
Embora, indubitavelmente, o tema seja do maior interesse de toda a comunidade ASD, o resultado da investigação de Veltman restringiu-se a essa publicação, nunca tendo alcançado a membresia adventista norte-americana e, muito menos, mundial. Atualmente, o relatório completo de 2.561 páginas está disponível no website dos Arquivos da Associação Geral no item "Life of Christ Research Project" dentro de "Categories"[24]
Eis alguns trechos dessa importan:te pesquisa, tal como apareceram no número de Ministry de novembro de 1990
"É de suma importância notar que foi Ellen White mesma, não seus assistentes literários, quem compôs o conteúdo básico do texto do livro O Desejado de Todas as Nações. Ao fazer isto foi ela quem tomou expressões literárias das obras de outros autores sem lhes dar crédito como suas fontes. Segundo, deve-se reconhecer que Ellen White utilizou os escritos de outras pessoas consciente e intencionalmente. . . . Implícita ou explicitamente, Ellen White, e outros que falaram em nome dela, não admitiram, e até negaram, a dependência literária da parte dela". (Pág. 11).
"A maior parte do conteúdo do comentário de Ellen White sobre a vida e o ministério de Cristo, O Desejado de Todas as Nações, é derivado, antes que original. . . . Em termos práticos, esta conclusão declara que não se pode reconhecer nos escritos de Ellen White sobre a vida de Cristo nenhuma categoria geral de conteúdo ou catálogo de idéias que sejam somente dela". (Pág. 12).
"Devo admitir desde o começo que, na minha opinião, este é o problema mais sério a ser deparado com relação à dependência literária de Ellen White. Isto assesta um golpe ao coração de sua honradez, sua integridade, e, portanto, sua confiabilidade". (Pág. 14)
A "conclusão" de nº 4 no estudo de Veltman é que Ellen White empregou um mínimo de 23 fontes de vários tipos de literatura, inclusive ficção, em seus escritos [25] sobre a vida e natureza de Cristo]. Mas acrescenta: "Na verdade, não há meios de saber quantas fontes [exatamente] estão representadas na obra de Ellen White sobre a vida de Cristo". (Op. Cit., pág. 13).
Ministry indagou a Robert Olson, na ocasião secretário do Patrimônio White, se estava satisfeito com a investigação de levada a cabo por Veltman: "Estou totalmente satisfeito com esse estudo. Ninguém poderia ter feito um melhor trabalho. Ninguém. Ele [Veltman] o fez como o faria uma pessoa neutra, não como um apologista". (Op. Cit., p. 16).

http://pt.wikipedia.org/wiki/Controv%C3%A9rsias_sobre_Ellen_G._White

Um comentário:

  1. Reginaldo, li novamente o conteúdo, agora está tudo claro, como sempre, valeu!!

    ResponderExcluir