Pesquisar este blog

18/03/2013

E. White diz que o grupo herético ALBIGENSE defendiam a verdadeira fé

Vejam com seus próprios olhos como Ellen White realmente não era uma profetiza inspirada como alegam os líderes adventistas: 
"O Evangelho fora implantado na Boêmia já no século IX. A Bíblia achava-se traduzida, e o culto público era celebrado na língua do povo. Mas, à medida que aumentava o poderio do papa, a Palavra de Deus se obscurecia. Gregório VII, que tomara a si o abater o orgulho dos reis, não tinha menos intenções de escravizar o povo, e de acordo com isto expediu uma bula proibindo que o culto público fosse dirigido na língua boêmia. O papa declarava ser "agradável ao Onipotente que Seu culto fosse celebrado em língua desconhecida, e que muitos males e heresias haviam surgido por não se observar esta regra". - Wylie. Assim Roma decretava que a luz da Palavra de Deus se extinguisse e o povo fosse encerrado em trevas. O Céu havia provido outros fatores para a preservação da igreja. Muitos dos valdenses e albigenses, pela perseguição expulsos de seus lares na França, e Itália, foram à Boêmia. Posto que não ousassem ensinar abertamente, zelosos trabalhavam em segredo. Assim se preservou a verdadeira fé de século em século."  (O grande conflito p. 97[95 na 25ª edição] )

"Século após século o sangue dos santos fora derramado. Enquanto os valdenses, "pela palavra de Deus e pelo testemunho de Jesus Cristo", depunham a vida nas montanhas do Piemonte, idêntico testemunho da verdade era dado por seus irmãos, os albigenses da França. Nos dias da Reforma seus discípulos foram mortos com horríveis torturas. Rei e nobres, senhoras de alto nascimento e delicadas moças, o orgulho e a nobreza da nação, haviam recreado os olhos com as agonias dos mártires de Jesus. Os bravos huguenotes, batendo-se pelos direitos que o coração humano preza como os mais sagrados, tinham derramado seu sangue em muitos campos de rudes combates. Os protestantes eram tidos na conta de proscritos, punha-se a preço a sua cabeça e eram perseguidos como animais selvagens." (idem p.271 [268 na 15ª edição] )
http://www.ellenwhitebooks.com/?l=6&p=271

Resposta:
1- Os Albigenses era um grupo herético, que de maneira alguma pode ser classificado como dando testemunho da verdade ou preservando a verdadeira fé como disse Ellen White.
"Também a vida intelectual sofreu impacto das cruzadas. Do Oriente chegaram novas idéias. Algumas delas consistiam em velhas heresias que de alguma maneira sobreviveram no Oriente, contra as quais a igreja ocidental teve de lutar.A mais notável dessas foi a dos albigenses. Durante séculos existira na Bulgária um forte grupo de hereges cujas doutrinas eram semelhantes a dos antigos maniqueus, e que recebiam o nome de bogomilos. Eles eram dualistas, crendo que o espirito era bom, e a matéria má, razão pela qual rejeitavam tanto o Antigo Testamento e a encarnação de Deus em Jesus Cristo....Como na cidade de Albi foi o mais famoso desses centros, os bogomilos foram chamados de 'albigenses', além de 'cátaros', que quer dizer 'puros'...os ´ cátaros por causa da sua aversão a matéria rejeitavam  o matrimônio..." (História Ilustrada do Cristianismo vol 1 2ª edição revisada, p.382)

"A mais poderoso das seitas heréticas foi a que se denominou cátara, nome derivado do grego e que significa 'puro', ´bulgara', oriunda dos Balcãs, e albigense da cidade francesa Albi...A teologia dos cátaros dividia o cosmo maniqueistamente em Bem, Deus, Espírito e Céu, e o universo material em Mal, Satanás e Matéria. . Era Satanás, e não Deus, o criador do mundo visível. Toda a matéria era considerada um mal,...Toda união sexual era pecado...a seita não acreditava em sacramentos  missas, veneração aos santos, trindade e concepção da Virgem, e para a qual Cristo era um anjo e não o próprio Deus...repudiavam a instituição da propriedade particular e quereriam os bens para todos...todas as almas seriam salvas mesmo que fosse após muitas transmigrações purificadoras...".(A história da civilização- A idade da Fé, Record,p. 688-689)

" Os cátaros ou albigenses, assim chamados...as doutrinas heréticas que nutriam se assemelhava mais com as doutrinas dualistas e ascéticas dos movimentos gnósticos e maniqueístas da Igreja Primitiva....Expulso o deus mal formou o mudo visível. Logo a matéria é má... se opunham a reprodução da espécie... e refutavam as doutrinas...de uma ressurreição física. A salvação envolvia...abstenção ascetica do casamento, jurametnos, guerra, leite, carne, queijo e ovos....(O cristianimso através dos séculos, editora Vida Nova, 2ª edição, p. 185)



Assim fica provado mias uma vez a desinfomração dos lideres adventistas:

"NEGAMOS QUE O GRAU DE INSPIRAÇÃO DOS ESCRITOS DE Ellen White sejam DIFERENTES DOS ENCONTRADOS NAS ESCRITURAS SAGRADAS"(Revista adventista de fev. de 1984, p. 37)"foi lhe concedida instrução inspirada da parte de Deus..." ( NISTO CREMOS, P. 301) Tudo quanto disse e escreveu foi puro, elevadocientificamente correto e profeticamente exato.” (Sutilezas do erro, p. 30). 








Um comentário: