Pesquisar este blog

30/12/2013

Jesus anulou o sábado ao permitir colher e comer o trigo?


http://novotempo.com/namiradaverdade/videos/na-mira-da-verdade-os-discipulos-colheram-espigas-no-sabado-isso-nao-e-um-trabalho/

O fato de Jesus permitir aos discípulos que colhessem naquele dia, não anula o sábado (para ver o que anula o sábado ver Apêndice), mas a explicação da Igreja Adventista está errada, veja:(na cor negra)



1-"o tipo de trabalho para colher o maná exigia muito mais esforço do que colher espigas"... 
Resposta:
1-O maná caia com o orvalho, era apenas preciso ajuntá-lo ao chão. Mas quanto a espiga era preciso colhe-la do pé e depois debulha-la.   VEJA AS IMAGENS:
Nm 11:7  Era o maná como semente de coentro, e a sua aparência, semelhante à de bdélio.
8  Espalhava-se o povo, e o colhia, e em moinhos o moía ou num gral o pisava, e em panelas o cozia, e dele fazia bolos; o seu sabor era como o de bolos amassados com azeite.
9  Quando, de noite, descia o orvalho sobre o arraial, sobre este também caía o maná.





trigo a ser debulhado

semente de coentro





.

2-Não se podia colher no sábado, mas em outros dias


Deuteronômio 23:25  Quando entrares na seara do teu próximo, com as mãos arrancarás as espigas; porém na seara não meterás a foice
Ex16:26  Seis dias o colhereis, mas o sétimo dia é o sábado; nele, não haverá.
Ex 34:21  Seis dias trabalharás, mas, ao sétimo dia, descansarás, quer na aradura, quer na sega.
Neemias 10:31  de que, trazendo os povos da terra no dia de sábado qualquer mercadoria e qualquer cereal para venderem, nada comprariam deles no sábado, nem no dia santificado; e de que, no ano sétimo, abririam mão da colheita e de toda e qualquer cobrança.
Neemias 13:15  Naqueles dias, vi em Judá os que pisavam lagares ao sábado e traziam trigo que carregavam sobre jumentos; como também vinho, uvas e figos e toda sorte de cargas, que traziam a Jerusalém no dia de sábado

3- Jesus permitiu que os discípulos apanhassem espigas porque a lei da subsistencia (lei da miseridocordia) está acima da lei do sábado. POR ISSO citou a TRANSGRESSÃO DE DOIS MANDAMENTOS, em função leis mais importantes (lei da misericordia, lei da justiça por meio de sacrifícios)
Mt 23:23  Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e tendes negligenciado os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fé; devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas!

Mt12:1 ¶ Por aquele tempo, em dia de  sábado, passou Jesus pelas searas. Ora, estando os seus discípulos com fome, entraram a colher espigas e a comer.
2  Os fariseus, porém, vendo isso, disseram-lhe: Eis que os teus discípulos fazem o que não é lícito fazer em dia de sábado.
3  Mas Jesus lhes disse: Não lestes o que fez Davi quando ele e seus companheiros tiveram fome?
4  Como entrou na Casa de Deus, e comeram os pães da proposição, os quais não lhes era lícito comer, nem a ele nem aos que com ele estavam, mas exclusivamente aos sacerdotes?
5  Ou não lestes na Lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado e ficam sem culpa? Pois eu vos digo: aqui está quem é maior que o templo.
7  Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero e não holocaustos, não teríeis condenado inocentes.
Assim como Davi transgrediu o mandamento por causa de uma necessidade (lei superior da misericórdia), assim os discípulos violaram a lei por causa de uma necessidade (lei superior da misericordia), e os sacerdotes violavam o sábado por causa da lei superior da justiça (justificação) e no sábado se trabalhava dobrado
Êxodo 29:33  e comerão das coisas com que for feita a expiação, para consagrá-los e para santificá-los; o estranho não comerá delas, porque são santas.
Números 28:9  No dia de sábado, oferecerás dois cordeiros de um ano, sem defeito, e duas décimas de um efa de flor de farinha, amassada com azeite, em oferta de manjares, e a sua libação;

Cristo nunca disse que é o Senhor do Domingo, nunca disse e nem vai dizer"

2- Se Jesus tivesse abolido o Antigo Testamento os apóstolos estariam sem lei...
Resposta:
a-Isso é fazer um espantalho (Falácia do Espantalho)da doutrina da abolição do Antigo Pacto!!!!
b-Quanto se diz que o Antigo pacto foi abolido isto não significa que O Novo Pacto não contém muitas das leis do Antigo Pacto, na verdade os PRINCIPIOS MORAIS do Antigo Pacto estão no Novo Pacto!!!
c-Os Princípios Morais do Antigo pacto NÃO se reduzem a DEz mandamentos!!! Por exemplo: Não ter relações homossexuais, não cometer incesto, nãofazer sexo antes do casamento etc. não se encontra nos 10 mandamentos (ver Apêndice)
d- Além disso o 4º mandamento é um mandamento cerimonial e não moral!! (ver Apêndice)
Fazendo uma analogia: Ao fazer uma Nova Constituição em 1988 vários dos princípios morais da Antiga permaneceram, assim o Novo Pacto incorpora TODAS os PRINCÍPIOS morais do Antigo Pacto

3-Ef 2 se refere a "Leis do santuário terrestre que apontavam para Cristo, ...parte cerimonial da lei"
Resposta:
DEvemos então seguir as leis criminais e civis do Antigo pacto?
Apedrejar homossexuais, bruxos, mediuns, filhos blasfemos?
Devemos não encostar num morto?
Devemos não encostar em mulher menstruada?
etc. 
Na verdade as leis Civis, Criminiais, Cerimoniais não tem mais validade!!! o que permanece são TODOS OS PRINCÍPIOS MORAIS DO ANTIGO TESTAMENTO!!!

4 comentários:

  1. Este blog é leitura obrigatória para conhecer o adventismo e seus erros.

    ResponderExcluir
  2. Prezado irmão, eu gostaria de contribuir com um comentário a respeito do quarto mandamento. O quarto mandamento foi já instituído no Éden, antes do homem cair, por isso não pode ser considerado um mandamento cerimonial. E quando formos salvos, morando no Céu, adoraremos ao Senhor também aos sábados. O quarto mandamento ele existiu sem a queda do homem, os demais mandamentos vieram após a queda do homem. Ressalvo que também o tão conhecido mandamento "amarás o Senhor teu Deus acima de todas as coisas" também já era válido antes da queda do homem. Repare que o quarto mandamento é o único que diz "lembra-te"
    Que Deus te abençoe. Somos seres humanos falhos procurando a perfeição no caráter de Cristo. Devemos deixar o Espírito Santo guiar nossos olhos, nossa mente e nosso coração. E devemos ficar atentos com as armadilhas do inimigo. Acho que não é de boa intenção ter um blog que venha atacar a Igreja Adventista, a qual tem sido uma grande benção na vida de milhares de pessoas e tem crescido fortemente e realizado um trabalho de evangelização maravilhoso pelo Brasil e pelo mundo.
    O inimigo tenta implantar dúvidas e criar intrigas. E infelizmente o irmão está sendo instrumento de uma obra maldosa.
    Como conheceremos os falsos profetas??? "Pelos seus frutos" e a Igreja Adventista pelos seus frutos pode responder com honra essa pergunta.
    Deus tenha misericórdia dos seus erros.

    ResponderExcluir
  3. todos estes argumentos seus foram detonaados, mas você não leu!!

    Quem propagou mentias foi a Ellen White, AS PROVAS ESTÃO AQUI

    ResponderExcluir
  4. Primeiramente a Bíblia não diz que é trigo, pois seria mais fácil ser espigas de milho, que dá para se comer cruas.

    Segundo que a interpretação não está correta:
    O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado; de sorte que o Filho do homem é, também, o Senhor do sábado”. Jesus Cristo, em Marcos 2:28, respondendo à irritação dos judeus quando permitiu que seus amigos colhessem espigas (Mateus, 12:1), com o objetivo de mostrar que o amor de caridade tem de sobrepor-se a toda e qualquer lei, pois é maior que a fé (1Coríntios 13:13) e, por isso, tem de sobrepor-se até mesmo ao mandamento do Sábado, pois seus amigos estavam com fome pelas longas caminhadas. Da mesma forma, Jesus citou Davi que, com fome, ele e os seus amigos avançaram e comeram dos pães sagrados do templo, coisa proibida até para o rei, pois em ambos os casos não se poderia transferir a solução para o dia seguinte. Essa é a regra do sábado santo.
    Nesse preceito Jesus legitima o sábado mais uma vez: o sábado foi criado pelo Deus Imutável por causa do homem. Portanto, enquanto existir o homem na Terra os sábados terão de ser observados, pelo menos pelos cristãos. E inegavelmente é mais uma Verdade do Senhor Deus que não pode ser contestada por ninguém, e de modo algum!

    Está Escrito nas Cartas de Pedro e em Isaías que Deus nunca muda suas promulgações. Como, então, alguns pretendem fazer Deus mudar?

    “Seca-se a erva, e cai a flor, soprando nela o Espírito do Senhor. Na verdade o povo é erva. Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente”. Isaías 40:7.

    “Porque toda a carne é como a erva, e toda a glória do homem como a flor da erva.Secou-se a erva, e caiu a sua flor, mas a palavra do Senhor permanece para sempre. E esta é a palavra que entre vós foi evangelizada”. I Pedro 1:24.


    “O sábado foi estabelecido por causa do homem...” . A Verdade de Jesus, no Evangelho, em Marcos 2:28.

    “Se o homem recebe a circuncisão no sábado, para que a lei de Moisés não seja quebrantada, indignais-vos contra mim, porque no sábado curei de todo um homem? Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça”. Jesus, em João 7:23 a 24

    Waldecy Antonio Simões
    walasi@uol.com.br

    ResponderExcluir