Pesquisar este blog

14/12/2015

A origem do sábado como dia sagrado

Por que Deus  abençoou e santificou o Sábado?

  • Veja em preto o que ensina a igreja adventista
  •  em vermelho e outras cores uma resposta bíblica:
http://sabado.org/blog/2010/01/11/1-a-origem-do-sabado-como-dia-sagrado/

1.Quando e como foi criado o sétimo dia?

Gênesis 2:1-2
“Assim, pois, foram acabados os céus e a terra e todo o seu exército. E, havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito.”
Comentário – Ao concluir Deus a Criação, o sétimo dia foi santificado para ser eterno. A palavra hebraica para ‘’dia’’na expressão ‘’tarde e manhã’’ (v.5) é yom e significa um período de 24 horas. Sendo assim, a semana da criação (Gênesis 1-2) é literal.
Resposta:
  • O termo Yom nem sempre singinifica 24 horas, e em Gn1 e 2 não tem esse significado
  • Deus ainda está descansando, está no sétimo dia. Além disso o texto não diz que houve tarde e manhã do sétimo dia 
"È significativo que o sétimo dia não termina com a oração repetida "houve tarde e manhã, o sétimo dia". (Do Shabbath para o Dia do Senhor, p. 40 Ed. Cultura Cristã)
 HB 4:1 Temamos, portanto, que, sendo-nos deixada a promessa de entrar no descanso de Deus, suceda parecer que algum de vós tenha falhado.
2  Porque também a nós foram anunciadas as boas-novas, como se deu com eles; mas a palavra que ouviram não lhes aproveitou, visto não ter sido acompanhada pela fé naqueles que a ouviram.
3  Nós, porém, que cremos, entramos no descanso, conforme Deus tem dito: Assim, jurei na minha ira: Não entrarão no meu descanso. Embora, certamente, as obras estivessem concluídas desde a fundação do mundo.
4  Porque, em certo lugar, assim disse, no tocante ao sétimo dia: E descansou Deus, no sétimo dia, de todas as obras que fizera.
5  E novamente, no mesmo lugar: Não entrarão no meu descanso 
10  Porque aquele que entrou no descanso de Deus, também ele mesmo descansou de suas obras, como Deus das suas.



2.Quais foram os três atos distintos de Deus ao instituir o sábado?

Gênesis 2:1-2
“… havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera.”
Comentário – Deus descansou, abençoou e santificou. Estas ações divinas tornam esse dia um período de descanso, bênçãos especiais e santificação.
Resposta:
1- Deus abençoou os animais, o homem e o sábado


  • Ou seja, o fato de Deus ter abençoado o sábado (na criação), não o torna um dia de bênçãos, desde o Èden,  para quem o guarda, até porque ele se tornou um mandamento bem depois, em Gn 16:22-30, 430 anos depois de Abrãao!!
  • Assim Gênesis não diz nada sobre um dever ou mandamento obrigatório de descanso
Gênesis 1:22  E Deus os abençoou, dizendo: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares; e as aves se multipliquem na terra.
Gênesis 1:28  E Deus os abençoou e Deus lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.
Gênesis 2:3  E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra, que Deus criara e fizera.
Gálatas 3:17  E digo isto: uma aliança já anteriormente confirmada por Deus, a lei, que veio quatrocentos e trinta anos depois, não a pode ab-rogar, de forma que venha a desfazer a promessa.
-Antes do período de  Ex 16:22-30 nenhum povo tinha a Lei do Sábado como código, estatuto, dado por Deus. Os próprios Judeus confirmam isso!!:

" na verdade, a tradição assume que a lei do sábado havia sido proclamada em

Mara, antes da revelação do Sinai"(Ex Rashi em xv;.. Maimonides, "Moré" iii 32;.. Sanh 56b).


2-Não existem bençãos isoladas para o dia de sábado!!  O sábado, como muitos outros mandamentos, foram ordenados na lei de Moisés e a benção advinha da obediência a estes mandamentos.
Is 58:6  Porventura, não é este o jejum que escolhi: que soltes as ligaduras da impiedade, desfaças as ataduras da servidão, deixes livres os oprimidos e despedaces todo jugo?
7  Porventura, não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres desabrigados, e, se vires o nu, o cubras, e não te escondas do teu semelhante?
8 ¶ Então, romperá a tua luz como a alva, a tua cura brotará sem detença, a tua justiça irá adiante de ti, e a glória do SENHOR será a tua retaguarda;
9  então, clamarás, e o SENHOR te responderá; gritarás por socorro, e ele dirá: Eis-me aqui. Se tirares do meio de ti o jugo, o dedo que ameaça, o falar injurioso;
10  se abrires a tua alma ao faminto e fartares a alma aflita, então, a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio-dia.
11  O SENHOR te guiará continuamente, fartará a tua alma até em lugares áridos e fortificará os teus ossos; serás como um jardim regado e como um manancial cujas águas jamais faltam.
12  Os teus filhos edificarão as antigas ruínas; levantarás os fundamentos de muitas gerações e serás chamado reparador de brechas e restaurador de veredas para que o país se torne habitável.
13 ¶ Se desviares o pé de profanar o sábado e de cuidar dos teus próprios interesses no meu santo dia; se chamares ao sábado deleitoso e santo dia do SENHOR, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, não pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falando palavras vãs,
14  então, te deleitarás no SENHOR. Eu te farei cavalgar sobre os altos da terra e te sustentarei com a herança de Jacó, teu pai, porque a boca do SENHOR o disse.

Dt 11:8 ¶ Guardai, pois, todos os mandamentos que hoje vos ordeno, para que sejais fortes, e entreis, e possuais a terra para onde vos dirigis;

9  para que prolongueis os dias na terra que o SENHOR, sob juramento, prometeu dar a vossos pais e à sua descendência, terra que mana leite e mel.
10  Porque a terra que passais a possuir não é como a terra do Egito, donde saístes, em que semeáveis a vossa semente e, com o pé, a regáveis como a uma horta;
11  mas a terra que passais a possuir é terra de montes e de vales; da chuva dos céus beberá as águas;
12  terra de que cuida o SENHOR, vosso Deus; os olhos do SENHOR, vosso Deus, estão sobre ela continuamente, desde o princípio até ao fim do ano.
13  Se diligentemente obedecerdes a meus mandamentos que hoje vos ordeno, de amar o SENHOR, vosso Deus, e de o servir de todo o vosso coração e de toda a vossa alma,
14  darei as chuvas da vossa terra a seu tempo, as primeiras e as últimas, para que recolhais o vosso cereal, e o vosso vinho, e o vosso azeite.
15  Darei erva no vosso campo aos vossos gados, e comereis e vos fartareis.


3- A bênção referente ao versículo se refere a bênção do sétimo dia, o que remete ao texto de Hb4 que fala da benção da salvação em Cristo, como visto acima,ou seja, ela é proléptica (que antecipa)


4-- Deus santificou este dia por ele ser tipológico (tipo, sombra, símbolo), representar algo futuro, o descanso advindo da crença em Cristo. (ver abaixo)

certas argumentações convincentes propõem que, nessa passagem, os termos são sinônimos e, portanto, que a bênção do sétimo dia deve ser compreendida “no sentido de ‘santificação’i.e., separação e eleição”. De acordo com essa interpretação, a bênção do sétimo dia é explicada em termos de “santificação”, ou seja, separação e eleição. Deus separou o sétimo dia; interpretamos esse fato em termos de um sinal escatológice proléptico que indica um descanso futuro. Assim, a declaração de Gênesis 2.3 deve ser vista, não em termos de bênção do Shabbath (de acordo com nossa compreensão de Ex 20.11, essa bênção acompanhou a instituição do Shabbath no Sinai), mas em termos de descanso final para o povo de Deus. (Do Shabbath para o Dia do Senhor, p. 29 Ed. Cultura Cristã)
  • Como foi o caso de tudo que havia no tabernaculo e pessoas nele envolvidos (Sumo sacerdote, sacerdote, objetos dos santuário) eram  ungidos, abençoados e santificados. 
  • Logo o relato de Gênesis Não nos leva a concluir que o dia de sábado é um dia de santificação.
Êxodo 40:9  E tomarás o óleo da unção, e ungirás o tabernáculo e tudo o que nele está, e o consagrarás com todos os seus pertences; e será santo.
Êxodo 28:41  E, com isso, vestirás Arão, teu irmão, bem como seus filhos; e os ungirás, e consagrarás, e santificarás, para que me oficiem como sacerdotes.
Levítico 8:12  Depois, derramou do óleo da unção sobre a cabeça de Arão e ungiu-o, para consagrá-lo.
 Levítico 8:30  Tomou Moisés também do óleo da unção e do sangue que estava sobre o altar e o aspergiu sobre Arão e as suas vestes, bem como sobre os filhos de Arão e as suas vestes; e consagrou a Arão, e as suas vestes, e a seus filhos, e as vestes de seus filhos
EX 35:25  Disto farás o óleo sagrado para a unção, o perfume composto segundo a arte do perfumista; este será o óleo sagrado da unção.
26  Com ele ungirás a tenda da congregação, e a arca do Testemunho,
27  e a mesa com todos os seus utensílios, e o candelabro com os seus utensílios, e o altar do incenso,
28  e o altar do holocausto com todos os utensílios, e a bacia com o seu suporte.
29  Assim consagrarás estas coisas, para que sejam santíssimas; tudo o que tocar nelas será santo.
30  Também ungirás Arão e seus filhos e os consagrarás para que me oficiem como sacerdotes
HB 10:1 ¶ Ora, visto que a lei tem sombra dos bens vindouros, não a imagem real das coisas, nunca jamais pode tornar perfeitos os ofertantes, com os mesmos sacrifícios que, ano após ano, perpetuamente, eles oferecem.
Cl 2:16 ¶ Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados,
17  porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir; porém o corpo [ou a realidade] é Cristo.


HB 4:1 Temamos, portanto, que, sendo-nos deixada a promessa de entrar no descanso de Deus, suceda parecer que algum de vós tenha falhado.
2  Porque também a nós foram anunciadas as boas-novas, como se deu com eles; mas a palavra que ouviram não lhes aproveitou, visto não ter sido acompanhada pela fé naqueles que a ouviram.
3  Nós, porém, que cremos, entramos no descanso, conforme Deus tem dito: Assim, jurei na minha ira: Não entrarão no meu descanso. Embora, certamente, as obras estivessem concluídas desde a fundação do mundo.
4  Porque, em certo lugar, assim disse, no tocante ao sétimo dia: E descansou Deus, no sétimo dia, de todas as obras que fizera.
5  E novamente, no mesmo lugar: Não entrarão no meu descanso 
10  Porque aquele que entrou no descanso de Deus, também ele mesmo descansou de suas obras, como Deus das suas.
4- Na verdade foram 4 quatro atos no sábado: descansou, abençoou, santificou e este dia não teve fim, visto que ele dura até hoje, tanto que ao crermos EM JESUS entramos no Sábado de Deus (VER ITEM 3)


Em resumo, a expressão "E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou" é uma prolepse (uma menção antecipada de algo futuro, de algo que iria se cumprir) 



3. Quem criou o sábado?

Gênesis 1:1
“No princípio, criou Deus os céus e a terra.”
Comentário – neste texto, a palavra hebraica para Deus é Elohim (representa plural acima de dois). Podemos identificar na criação, a presença de Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.
Resposta:
  • O termo Elohim por si não identifica a trindade, pois ele pode se referir a deus no plural, ou seja, vários deuses.
  • Só se deduz de Gn 1 a Trindade por causa de Gn 1:26 "façamos" que é plural. Não se trata de anjos, pois estes não possuem poder criativos e nem do chamado plural de majestade, visto que ele não era  usado na bíblía ou na região do oriente próximo
Gn 1:26  Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.
  • O plural de majestade foi usado bem depois no Alcorão: 
“Um Livro que Nós te temos revelado para que retires os humanos das trevas (e os transportes) para a luz...” (Alcorão 14:1)
Nós enobrecemos os filhos de Adão e os conduzimos pela terra e pelo mar; agraciamo-los com todo o bem, e preferimos enormemente sobre a maior parte de tudo quanto Nós criamos.” (Alcorão 17:70)
“Se quiséssemos, poderíamos anular tudo quanto Nós te temos inspirado, e não encontrarias, então, defensor algum, ante Nós.” (Alcorão 17:86)

4. Qual a definição e o significado da palavra sábado?

Em Hebraico, as palavras para sábado são:
a. SHABBATH, que significa (dia) de ‘descanso’, ‘cessação’, ‘interrupção’ (Ex. 20:8).
b. SHABBATHON, tempo sagrado para repouso (Ex 31:15).
Em Levítico 23:32 encontramos os dois termos usados juntos: SHABBATH
SHABBATHON – O SÁBADO DE DESCANSO.
Em Grego as palavras são:
a. SÁBBATON – uma transliteração da palavra hebraica Shabbath = ‘descanso’, ‘cessação’, ‘interrupção’.
b. SÁBBATA – pode ser o plural de SÁBBATON ou a transliteração do
aramaico SHABBETHA (Ex 16:23; Mt 12:1)”.

5. Por causa de quem o sétimo dia foi separado dos demais dias?

Marcos 2:27
“E acrescentou: O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.”
Comentário – o sábado foi separado para ser um dia especial, distinto dos demais em benefício do homem. Este dia foi estabelecido para garantir uma conexão completa com o Criador, para descanso, bênção e incentivo ao relacionamento.
Resposta:
1- A guarda do sábado como mandamento foi estabelecida para o judeu e para todo o que entrava na Antiga Aliança da Lei, tanto é, que ele era o sinal da lei!
Êxodo 31:13  Tu, pois, falarás aos filhos de Israel e lhes dirás: Certamente, guardareis os meus sábados; pois é sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o SENHOR, que vos santifica.

Êxodo 31:17  Entre mim e os filhos de Israel é sinal para sempre; porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, e, ao sétimo dia, descansou, e tomou alento.
Is 56:6  Aos estrangeiros que se chegam ao SENHOR, para o servirem e para amarem o nome do SENHOR, sendo deste modo servos seus, sim, todos os que guardam o sábado, não o profanando, e abraçam a minha aliança,

2- o que o texto de Mc 2:27 ,mostra é que o homem sujeito a aliança mosaica não vive em função do sábado, mas que o sábado foi feito para proveito dele, tanto que o sábado foi ordenado em Mara e ratificado no sinai, como diz a bíblia e a tradição judaica
Marcos 2:27“E acrescentou: O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.”
" na verdade, a tradição assume que a lei do sábado havia sido proclamada em
Mara, antes da revelação do Sinai"(Ex Rashi em xv;.. Maimonides, "Moré" iii 32;.. Sanh 56b).


6. Que razão é apresentada para que o ser humano, mesmo contrariando a cultura, guarde o sábado como sagrado?

Êxodo 20:11
“porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou.”
Comentário – o quarto mandamento da Lei de Deus apresenta o porquê do sábado e ordena a sua observância.
Resposta:
  • A razão é que os Israelitas foram escravos no Egito


Dt 5:14  Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu boi, nem o teu jumento, nem animal algum teu, nem o estrangeiro das tuas portas para dentro, para que o teu servo e a tua serva descansem como tu;
15  porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito e que o SENHOR, teu Deus, te tirou dali com mão poderosa e braço estendido; pelo que o SENHOR, teu Deus, te ordenou que guardasses o dia de sábado.
  • Por isso se tornou um sinal da aliança mosaica
Êxodo 31:13  Tu, pois, falarás aos filhos de Israel e lhes dirás: Certamente, guardareis os meus sábados; pois é sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o SENHOR, que vos santifica.

Êxodo 31:17  Entre mim e os filhos de Israel é sinal para sempre; porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, e, ao sétimo dia, descansou, e tomou alento.

Is 56:6  Aos estrangeiros que se chegam ao SENHOR, para o servirem e para amarem o nome do SENHOR, sendo deste modo servos seus, sim, todos os que guardam o sábado, não o profanando, e abraçam a minha aliança,

7. Como foram escritos os Dez Mandamentos?

Êxodo 31:18
“E, tendo acabado de falar com ele no monte Sinai, deu a Moisés as duas tábuas do Testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus.”
Comentário – Para garantir a autenticidade dos Dez Mandamentos, Deus os escreveu em tábuas de pedras com o Seu próprio dedo.

Resposta:
  • A lei mosaica tem 613 mandamentos, representados por 10 , será que seria viável Deus fazer tábuas de pedra de 613 mandamentos naquela ocasião?
  • Os 10 mandamentos foram colocados dentro da arca, assim como o Maná e a vara de Arão. A vara de Arão simbolizava o sacerdócio da aliança mosaica e o Maná a provisão de Deus 
Hebreus 9:4  ao qual pertencia um altar de ouro para o incenso e a arca da aliança totalmente coberta de ouro, na qual estava uma urna de ouro contendo o maná, o bordão de Arão, que floresceu, e as tábuas da aliança;
Nm 17:8 ¶ No dia seguinte, Moisés entrou na tenda do Testemunho, e eis que o bordão de Arão, pela casa de Levi, brotara, e, tendo inchado os gomos, produzira flores, e dava amêndoas.9  Então, Moisés trouxe todos os bordões de diante do SENHOR a todos os filhos de Israel; e eles o viram, e tomou cada um o seu bordão.10  Disse o SENHOR a Moisés: Torna a pôr o bordão de Arão perante o Testemunho [tabuas da lei], para que se guarde por sinal para filhos rebeldes; assim farás acabar as suas murmurações contra mim, para que não morram.

Êxodo 40:20  Tomou o Testemunho [tábuas da lei], e o pôs na arca, e meteu os varais na arca, e pôs o propiciatório em cima da arca.

Êxodo 25:16  E porás na arca o Testemunho, que eu te darei.
Êxodo 25:21  Porás o propiciatório em cima da arca; e dentro dela porás o Testemunho, que eu te darei.


  • Todos os 10 mandamentos se encontram registrados no livro posto fora da arca Dt 31:24-36. 
Dt 31:24  Tendo Moisés acabado de escrever, integralmente, as palavras desta lei num livro, 25  deu ordem aos levitas que levavam a arca da Aliança do SENHOR, dizendo:26  Tomai este Livro da Lei e ponde-o ao lado da arca da Aliança do SENHOR, vosso Deus, para que ali esteja por testemunha contra ti.
  • A lei de Moisés foi escrita posteriormente em pedras .  obs: Os adventistas DIZEM QUE A LEI DE MOISES É DIFERENTE DA LEI DE DEUS, QUE SERIA PRA ELES OS 10 MANDAMENTOS!
Dt 27:1 ¶ Moisés e os anciãos de Israel deram ordem ao povo, dizendo: Guarda todos estes mandamentos que, hoje, te ordeno.
2  No dia em que passares o Jordão à terra que te der o SENHOR, teu Deus, levantar-te-ás pedras grandes e as caiarás.
3  Havendo-o passado, escreverás, nelas, todas as palavras desta lei, para entrares na terra que te dá o SENHOR, teu Deus, terra que mana leite e mel, como te prometeu o SENHOR, Deus de teus pais.
4  Quando houveres passado o Jordão, levantarás estas pedras, que hoje te ordeno, no monte Ebal, e as caiarás.
5  Ali, edificarás um altar ao SENHOR, teu Deus, altar de pedras, sobre as quais não manejarás instrumento de ferro.
6  De pedras toscas edificarás o altar do SENHOR, teu Deus; e sobre ele lhe oferecerás holocaustos.
7  Também sacrificarás ofertas pacíficas; ali, comerás e te alegrarás perante o SENHOR, teu Deus.
8  Nestas pedras, escreverás, mui distintamente, as palavras todas desta lei.

Pedras grandes (2). Tais pedras encontram-se no Egito e noutros países do Oriente com inscrições gravadas na própria pedra, ou então numa superfície de argamassa ou cal (cfr. #Am 2.1).
Escreverás (3). As antigas inscrições podiam ou não ser extensas. Sabe-se duma, gravada nas rochas de Beistum, três vezes mais extensa que o livro de Deuteronômio.
Todas as palavras desta lei (3). A redação deste preceito faz supor que existiu um documento, ou pelo menos esteve em preparação, do que se tirou uma cópia para ser gravada nestas pedras. "Esta lei" pode abranger, como vimos em 4.44 nota, o conteúdo dos caps. 5-26, mas tanto pode ser mais extenso como apenas um resumo desses capítulos. ... Escreverás (8). Cfr. vers. 3. Bem (8). A palavra aparece novamente em #Hc 2.2 e pode significar uma caligrafia nítida ou então referir-se (cfr. #Is 8.1) à escrita alfabética contemporânea, de que recentemente se descobriram muitos exemplares." (Novo comentário da Bílblia. Editora Vida Nova.)
Js 8:30 ¶ Então, Josué edificou um altar ao SENHOR, Deus de Israel, no monte Ebal,
31 como Moisés, servo do SENHOR, ordenara aos filhos de Israel, segundo o que está escrito no Livro da Lei de Moisés, a saber, um altar de pedras toscas, sobre o qual se não manejara instrumento de ferro; sobre ele ofereceram holocaustos ao SENHOR e apresentaram ofertas pacíficas.
32 Escreveu, ali, em pedras, uma cópia da lei de Moisés, que já este havia escrito diante dos filhos de Israel.
A razão do sábado estar entre os 10 é porque ele era sinal da aliança mosaica 


Êxodo 31:13  Tu, pois, falarás aos filhos de Israel e lhes dirás: Certamente, guardareis os meus sábados; pois é sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o SENHOR, que vos santifica.
Êxodo 31:17  Entre mim e os filhos de Israel é sinal para sempre; porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, e, ao sétimo dia, descansou, e tomou alento.
Is 56:6  Aos estrangeiros que se chegam ao SENHOR, para o servirem e para amarem o nome do SENHOR, sendo deste modo servos seus, sim, todos os que guardam o sábado, não o profanando, e abraçam a minha aliança,
  • Jesus disse que os sacrifícios de animais (leis cerimoniais) eram mais importantes que o sábado e que por isso no sábado os sacerdotes violavam o sábado oferecendo o dobro de sacrificios
Mt12:1 ¶ Por aquele tempo, em dia de  sábado, passou Jesus pelas searas. Ora, estando os seus discípulos com fome, entraram a colher espigas e a comer.2  Os fariseus, porém, vendo isso, disseram-lhe: Eis que os teus discípulos fazem o que não é lícito fazer em dia de sábado.3  Mas Jesus lhes disse: Não lestes o que fez Davi quando ele e seus companheiros tiveram fome?4  Como entrou na Casa de Deus, e comeram os pães da proposição, os quais não lhes era lícito comer, nem a ele nem aos que com ele estavam, mas exclusivamente aos sacerdotes?5  Ou não lestes na Lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado e ficam sem culpa? Pois eu vos digo: aqui está quem é maior que o templo.7  Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero e não holocaustos, não teríeis condenado inocentes.

Números 28:9  No dia de sábado, oferecerás dois cordeiros de um ano, sem defeito, e duas décimas de um efa de flor de farinha, amassada com azeite, em oferta de manjares, e a sua libação;
10  é holocausto de cada sábado, além do holocausto contínuo e a sua libação.


8. O criador do sábado pode mudá-lo, se assim o desejar?

Salmos 89:34
“Não violarei a minha aliança, nem modificarei o que meus lábios proferirem”.
Malaquias 3:6
“Porque Eu o Senhor não mudo…”
Comentário – a Lei de Deus é Imutável. Está claro, pois, que tudo o que está escrito na Palavra de Deus está feito de uma forma definitiva e eterna. Isto inclui, é óbvio, o Decálogo, que não pode sofrer qualquer espécie de alteração por parte de homens, pois os mandamentos são na realidade tão divinos quanto as demais passagens bíblicas.


Resposta:
8.1-Jesus disse que nada cairia da Lei até que se cumprisse ( Mt 5:17,18; Gl 4:4-5Rm 10:4 ). 

O sentido do texto  de Mt 5 não é completar a lei, mas cumprir.
Mt 5:17 ¶ Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir [pleroo]
.18  Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra[ginomai]


a- pleroo é usado por Mateus 18 vezes, quando se refere às Escrituras 16 vezes, significa EM TODAS , CUMPRIR
Mateus 1:22  Ora, tudo isto aconteceu para que se cumprisse <4137> o que fora dito pelo Senhor por intermédio do profeta:
Mateus 2:15  e lá ficou até à morte de Herodes, para que se cumprisse <4137> o que fora dito pelo Senhor, por intermédio do profeta: Do Egito chamei o meu Filho.
Mateus 2:17  Então, se cumpriu <4137> o que fora dito por intermédio do profeta Jeremias:
Mateus 2:23  E foi habitar numa cidade chamada Nazaré, para que se cumprisse <4137> o que fora dito por intermédio dos profetas: Ele será chamado Nazareno.
Mateus 3:15  Mas Jesus lhe respondeu: Deixa por enquanto, porque, assim, nos convém cumprir <4137> toda a justiça. Então, ele o admitiu.
Mateus 4:14  para que se cumprisse <4137> o que fora dito por intermédio do profeta Isaías:



Mateus 5:17  Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir <4137>.


Mateus 8:17  para que se cumprisse <4137> o que fora dito por intermédio do profeta Isaías: Ele mesmo tomou as nossas enfermidades e carregou com as nossas doenças.
Mateus 12:17  para se cumprir <4137> o que foi dito por intermédio do profeta Isaías:
Mateus 13:35  para que se cumprisse <4137> o que foi dito por intermédio do profeta: Abrirei em parábolas a minha boca; publicarei coisas ocultas desde a criação do mundo 
Mateus 13:48  E, quando já está cheia <4137>, os pescadores arrastam-na para a praia e, assentados, escolhem os bons para os cestos e os ruins deitam fora.
Mateus 21:4  Ora, isto aconteceu para se cumprir <4137> o que foi dito por intermédio do profeta:
Mateus 23:32  Enchei <4137> vós, pois, a medida de vossos pais.
Mateus 26:54  Como, pois, se cumpririam <4137> as Escrituras, segundo as quais assim deve suceder?
Mateus 26:56  Tudo isto, porém, aconteceu para que se cumprissem <4137> as Escrituras dos profetas. Então, os discípulos todos, deixando-o, fugiram.
Mateus 27:9  Então, se cumpriu <4137> o que foi dito por intermédio do profeta Jeremias: Tomaram as trinta moedas de prata, preço em que foi estimado aquele a quem alguns dos filhos de Israel avaliaram;

O verbo cumprir ginomai significa cumprir, acontecer, atingir, suceder,etc.
Mateus 1:22  Ora, tudo isto aconteceu <1096> para que se cumprisse o que fora dito pelo Senhor por intermédio do profeta:

Lucas 2:42  Quando ele atingiu <1096> os doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume da festa.
Lucas 21:9  Quando ouvirdes falar de guerras e revoluções, não vos assusteis; pois é necessário que primeiro aconteçam <1096> estas coisas, mas o fim não será logo.
Lucas 21:28  Ora, ao começarem estas coisas a suceder <1096>, exultai e erguei a vossa cabeça; porque a vossa redenção se aproxima.
2 Timóteo 2:18  Estes se desviaram da verdade, asseverando que a ressurreição já se realizou <1096>, e estão pervertendo a fé a alguns.

3-Se a lei não foi anulada eu pergunto: por que estes judeus não matam os homossexuais, feiticeiros, filhos blasfemos? por que não fazem os sacrificios da lei? por que não guardam o ano da remissão??A resposta é. Estas leis ja se cumpriram e foram anuladas!!
  •  Jesus cumpriu a lei Fl 2:8; Rm 5:19; Hb 5:15. 

Agora já não estamos mais debaixo da Lei, mas da Graça (Rm 6:15; 7:4-6; 10:4; Gl 2:19; 5:18) Ef 2:15; Cl 2:14; Gl 3:21-25


17 ¶ Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir.


18  Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra.



  •  A lei mudou Hb 7:11-12!
11 ¶ Se, portanto, a perfeição houvera sido mediante o sacerdócio levítico (pois nele baseado o povo recebeu a lei), que necessidade haveria ainda de que se levantasse outro sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque, e que não fosse contado segundo a ordem de Arão?
12  Pois, quando se muda o sacerdócio, necessariamente há também mudança de lei.


  •  não estamos subordinados a lei Gl 3:19,21-25 ela durou até que Jesus a cumprisse!!

19 ¶ Qual, pois, a razão de ser da lei? Foi adicionada por causa das transgressões, até que viesse o descendente a quem se fez a promessa, e foi promulgada por meio de anjos, pela mão de um mediador. 
21  É, porventura, a lei contrária às promessas de Deus? De modo nenhum! Porque, se fosse promulgada uma lei que pudesse dar vida, a justiça, na verdade, seria procedente de lei.
22  Mas a Escritura encerrou tudo sob o pecado, para que, mediante a fé em Jesus Cristo, fosse a promessa concedida aos que crêem.
23  Mas, antes que viesse a fé, estávamos sob a tutela da lei e nela encerrados, para essa fé que, de futuro, haveria de revelar-se.
24  De maneira que a lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo, a fim de que fôssemos justificados por fé.
25  Mas, tendo vindo a fé, já não permanecemos subordinados ao aio.

Gl 2:19  Porque eu, mediante a própria lei, morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo;




  • não estamos debaixo da lei:
 Rm 6:15  E daí? Havemos de pecar porque não estamos debaixo da lei, e sim da graça? De modo nenhum!

Gl 4:21.. fala sobre a antiga aliança (gera escravidão) e nova aliança liberdade¶ Dizei-me vós, os que quereis estar sob a lei: acaso, não ouvis a lei?
22  Pois está escrito que Abraão teve dois filhos, um da mulher escrava e outro da livre.
23  Mas o da escrava nasceu segundo a carne; o da livre, mediante a promessa.
24  Estas coisas são alegóricas; porque estas mulheres são duas alianças; uma, na verdade, se refere ao monte Sinai, que gera paraescravidão; esta é Agar.
25  Ora, Agar é o monte Sinai, na Arábia, e corresponde à Jerusalém atual, que está em escravidão com seus filhos.
26  Mas a Jerusalém lá de cima é livre, a qual é nossa mãe;
27  porque está escrito: Alegra-te, ó estéril, que não dás à luz, exulta e clama, tu que não estás de parto; porque são mais numerosos os filhos da abandonada que os da que tem marido.
28  Vós, porém, irmãos, sois filhos da promessa, como Isaque.
29  Como, porém, outrora, o que nascera segundo a carne perseguia ao que nasceu segundo o Espírito, assim também agora.
30  Contudo, que diz a Escritura? Lança fora a escrava e seu filho, porque de modo algum o filho da escrava será herdeiro com o filho da livre.
31  E, assim, irmãos, somos filhos não da escrava, e sim da livre.
1 ¶ Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão.
2  Eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará.
3  De novo, testifico a todo homem que se deixa circuncidar que está obrigado a guardar toda a lei.

  • não estamos ligados á lei, subordinados a ela Rm 7:2-6

2  Ora, a mulher casada está ligada pela lei ao marido, enquanto ele vive; mas, se o mesmo morrerdesobrigada ficará da lei conjugal.

3  De sorte que será considerada adúltera se, vivendo ainda o marido, unir-se com outro homem; porém, se morrer o marido, estará livre da lei e não será adúltera se contrair novas núpcias.
4  Assim, meus irmãos, também vós morrestes relativamente à lei, por meio do corpo de Cristo, para pertencerdes a outro, a saber, aquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que frutifiquemos para Deus.
5  Porque, quando vivíamos segundo a carne, as paixões pecaminosas postas em realce pela lei operavam em nossos membros, a fim de frutificarem para a morte.
6  Agora, porém, libertados da lei, estamos mortos para aquilo a que estávamos sujeitos, de modo que servimos em novidade de espírito não na caducidade da letra.

  • o Sábado era sombra, preceito cerimonial, tipo de Cristo Cl 2:16
16 ¶ Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados,
17  porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir; porém a realidade é  Cristo.

                A expressão “dias de festas, lua nova e sábados” aparece no Antigo Testamento em clara distinção entre os três termos (I Cr 23:31; II Cr 2:4; Nm 28:9-17). Portanto os Sábados ce-rimoniais, ou seja, os Sábados das festas de Israel já estão incluídos na expressão “dias de festas”. Dizer que a expressão “Sábados” se refere aos Sábados Cerimoniais é cometer um engano. A palavra Sábado aparece na forma plural ou singular 60 vezes. Em 59 casos, os Adventistas reconhecem como por se tratar do Sábado semanal, negam apenas Cl 2:16.



  • O sábado era cerimonial: 

Jesus afirmou que as leis cerimoniais de sacrifício eram superiores a lei do sábado!! 


"a lei do sábado não é aplicável ao serviço no Templo" Diz a tradição rabínica (Pes. 65a) (Enciclopedia Judaica)



Mt 12: 5  Ou não lestes na Lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado e ficam sem culpa? Pois eu vos digo:
---Hb 4 ensina que o sábado representa a obra de Cristo, os que creem entram no descanso, mas os guardadores do sábado, os judeus, não entraram, pois não creram no evangelho, e assim resta a eles um descanso!Assim o texto diz que o descanso do sétimo dia eratipológico da obra de Cristo  e assim cerimonal:


1 ¶ Temamos, portanto, que, sendo-nos deixada a promessa de entrar no descanso de Deus, suceda parecer que algum de vós tenha falhado.


2  Porque também a nós foram anunciadas as boas-novas, como se deu com eles; mas a palavra que ouviram não lhes aproveitou, visto não ter sido acompanhada pela fé naqueles que a ouviram.


3  Nós, porém, que cremos, entramos no descanso, conforme Deus tem dito: Assim, jurei na minha ira: Não entrarão no meu descanso. Embora, certamente, as obras estivessem concluídas desde a fundação do mundo.


4  Porque, em certo lugar, assim disse, no tocante ao sétimo dia: E descansou Deus, no sétimo dia, de todas as obras que fizera.


5  E novamente, no mesmo lugar: Não entrarão no meu descanso.


6  Visto, portanto, que resta entrarem alguns nele e que, por causa da desobediência, não entraram aqueles aos quais anteriormente foram anunciadas as boas-novas,


7  de novo, determina certo dia, Hoje, falando por Davi, muito tempo depois, segundo antes fora declarado: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração.


8  Ora, se Josué lhes houvesse dado descanso, não falaria, posteriormente, a respeito de outro dia.


9  Portanto, resta um repouso {repouso; ou repouso sabático} para o povo de Deus.


10  Porque aquele que entrou no descanso de Deus, também ele mesmo descansou de suas obras, como Deus das suas.


11 ¶ Esforcemo-nos, pois, por entrar naquele descanso, a fim de que ninguém caia, segundo o mesmo exemplo de desobediência.



----Jesus afirmou que o Sábado era inferior ao mandamento da circuncisão Jo 7:21-24, se hoje a circuncisão não tem valor algum, tão menos o Sábado terá.
 21  Replicou-lhes Jesus: Um só feito realizei, e todos vos admirais.
22  Pelo motivo de que Moisés vos deu a circuncisão (se bem que ela não vem dele, mas dos patriarcas), no sábado circuncidais um homem.
23  E, se o homem pode ser circuncidado em dia de sábado, para que a lei de Moisés não seja violada, por que vos indignais contra mim, pelo fato de eu ter curado, num sábado, ao todo, um homem?
24  Não julgueis segundo a aparência, e sim pela reta justiça



--- Ef 2:15
15  aboliu, na sua carne, a lei dos mandamentos na forma de ordenanças, para que dos dois criasse, em si mesmo, um novo homem, fazendo a paz,
As leis civis, criminais, dieteticas, cerimoniais foram abolidas!! Só permanecem os princípios morais da Lei (e estes não se restringem às tabuas da lei)
--- Ef 2:15

Exemplo:
Êxodo 21:17  Quem amaldiçoar seu pai ou sua mãe será morto.
Levítico 20:9  Se um homem amaldiçoar a seu pai ou a sua mãe, será morto; amaldiçoou a seu pai ou a sua mãe; o seu sangue cairá sobre ele.

Resumo:
Deus, no sétimo dia da criação, descansou, abençoou e santificou o sábado como um memorial eterno da criação. A Bíblia declara que Deus não muda e Suas Leis são eternas. A palavra sábado significa descanso, cessação, interrupção, tempo sagrado para repouso. Mais tarde Deus concede ao Seu povo uma cópia da Lei, gravada em tábuas de pedra e escritas pelo Seu próprio dedo. Aquilo que foi criado no Paraíso, foi criado, é claro, para ser eterno.
Resposta:
1- O sábado como mandamento foi dado em Mara antes do Sinai, bem depois da criação
2- O sábado é preceito cerimonial restrito a aliança mosaica e dela sinal
3- O sábado foi dado em função da escravidão do povo hebreu
4- o sábado foi feito em benefício do homem da aliança mosaica.
5- O sábado era inferior as leis de sacrifícios do A.T
6-Jesus disse que algumas coisas cairiam da lei até que se cumprisse
7- A antiga aliança foi abolida, mas seus princípios morais foram absorvidos na Nova Aliança
6-o sábado também é tipo da obra redentora de Cristo, e se cumpriu nele.
Logo não é necessário a guarda do sábado


Nenhum comentário:

Postar um comentário