Pesquisar este blog

07/07/2013

Mentir sempre é errado?

Vejam o vídeo e vejam o que diz o apologista adventista:

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=ycgJQqswod4

25:00 Eu recomendo que vc não minta em hipótese alguma...se um dia o fizr..peça perdão a Deus
26:40 Deus tem outras saídas muito melhores


http://www.slideshare.net/antoniocarlosalmeida1/livro-etica-crista-norman-geisler


Leandro defendeu com sua resposta a posição conhecida como Absolutismo não Qualificado que tem as seguintes teses:

O caráter de Deus é a base dos absolutos
•Deus não pode contradizer a si mesmo
•Duas leis absolutas não podem realmente conflitar
•Todos os conflitos morais não são reais
•Deus na sua providência dá sempre uma terceira alternativa, uma forma de evitar o pecado, diante de dilemas.

Resposta:
1- A contradição não diz respeito à natureza de Deus, mas sim em relação a um conflito de mandamentos absolutos, causado pela circunstância.

2-Existe uma qualificação nos mandamentos de Deus, há mandamentos maiores e menores• Mt 23:23; Mt 22:36; Jo 19:11; Mc 3:29 ; Pv 6:16-18; Mt 5:22; 1 Jo 5:16; maiores virtudes 1 Co 13:13, Jo 15:13 
Jo 19:11  Respondeu Jesus: Nenhuma autoridade terias sobre mim, se de cima não te fosse dada; por isso, quem me entregou a ti maior pecado tem.

1 Co 13:13  Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor.
Mt 5:22  Eu, porém, vos digo que todo aquele que  se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento; e quem proferir um insulto a seu irmão estará sujeito a julgamento do tribunal; e quem lhe chamar: Tolo, estará sujeito ao inferno de fogo

"Mt 23:23 tendes negligenciado os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fé; devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas!
Amor a Deus acima de tudo
Mt 22:37-39  Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento.
38  Este é o grande e primeiro mandamento.
39  O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Amor a Deus acima do governo Rm 13:1-2; Tt 3:1; 1 Pe 2:13; ---At 4:18-19; Dn3,6; Ex1 
At 4:18  Chamando-os, ordenaram-lhes que absolutamente não falassem, nem ensinassem em o nome de Jesus.
19  Mas Pedro e João lhes responderam: Julgai se é justo diante de Deus ouvir-vos antes a vós outros do que a Deus;
Ex 1:16  dizendo: Quando servirdes de parteira às hebréias, examinai: se for filho, matai-o; mas, se for filha, que viva.
17  As parteiras, porém, temeram a Deus e não fizeram como lhes ordenara o rei do Egito; antes, deixaram viver os meninos.
18  Então, o rei do Egito chamou as parteiras e lhes disse: Por que fizestes isso e deixastes viver os meninos?
19  Responderam as parteiras a Faraó: É que as mulheres hebréias não são como as egípcias; são vigorosas e, antes que lhes chegue a parteira, já deram à luz os seus filhos.
20  E Deus fez bem às parteiras; e o povo aumentou e se tornou muito forte.
21  E, porque as parteiras temeram a Deus, ele lhes constituiu família.

A misericordia está acima da verdade Ex 20:16; Ef 4:25; Pv 12:22; 19:5 ---Js 6; Hb 11:31; Tg 2:25; Tg 2:13; Ex 1:20-21
Js2:1 ¶ De Sitim enviou Josué, filho de Num, dois homens, secretamente, como espias, dizendo: Andai e observai a terra e Jericó. Foram, pois, e entraram na casa de uma mulher prostituta, cujo nome era Raabe, e pousaram ali.
2  Então, se deu notícia ao rei de Jericó, dizendo: Eis que, esta noite, vieram aqui uns homens dos filhos de Israel para espiar a terra.
3  Mandou, pois, o rei de Jericó dizer a Raabe: Faze sair os homens que vieram a ti e entraram na tua casa, porque vieram espiar toda a terra.
4  A mulher, porém, havia tomado e escondido os dois homens; e disse: É verdade que os dois homens vieram a mim, porém eu não sabia donde eram.
5  Havendo-se de fechar a porta, sendo já escuro, eles saíram; não sei para onde foram; ide após eles depressa, porque os alcançareis.
6  Ela, porém, os fizera subir ao eirado e os escondera entre as canas do linho que havia disposto em ordem no eirado.
7  Foram-se aqueles homens após os espias pelo caminho que dá aos vaus do Jordão; e, havendo saído os que iam após eles, fechou-se a porta.
 HB 11:31  Pela fé, Raabe, a meretriz, não foi destruída com os desobedientes, porque acolheu com paz aos espias.
Tg 2:25  De igual modo, não foi também justificada por obras a meretriz Raabe, quando acolheu os emissários e os fez partir por outro caminho?
TG 2:13 Porque o juízo é sem misericórdia para com aquele que não usou de misericórdia. A misericórdia triunfa sobre o juízo.



3--Não existe apenas uma obrigação moral no dilema entre mentir e salvar uma vida, pois existe o pecado de omissão em não salvar uma vida 
Tg 4:17  Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando.

4- Tendência ao legalismo e negligência de atos de misericórdia Tg 4:17; Mt 23:23; Mt 12:3-7 
"Mt 23:23 tendes negligenciado os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fé; devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas!

4-Em nenhum lugar há promessa de que sempre Deus vai dar um livramento de conflitos morais.

5-•HÁ vários exemplos de não livramentos , e em cada um desses as pessoas violaram mandamentos menores em função de mandamentos maiores E FICARAM ISENTAS DE CULPA
Ex 1; Dn3  ;Tt 3:1; 1 Pe 2:13; Hb 11:31; Tg 2:25 (ver acima)
Mt 12: 3-7 
Mt 12:3  Mas Jesus lhes disse: Não lestes o que fez Davi quando ele e seus companheiros tiveram fome?
4  Como entrou na Casa de Deus, e comeram os pães da proposição, os quais não lhes era lícito comer, nem a ele nem aos que com ele estavam, mas exclusivamente aos sacerdotes?
5  Ou não lestes na Lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado e ficam sem culpa


Jesus tocou em leprosos e em mortos Mt 8:3; Lc 7:14 violando a lei:Nm 5:2;3;19:11,14,16,18,22; 31:19; Ag 2:13 , e ficou sem culpa!

Hb 4:15; 2 Co 5:21
Nm 5:2  Ordena aos filhos de Israel que lancem para fora do arraial todo leproso, todo o que padece fluxo e todo imundo por ter tocado em algum morto;
3  tanto homem como mulher os lançareis; para fora do arraial os lançareis, para que não contaminem o arraial, no meio do qual eu habito.
Nm 19:16  Todo aquele que, no campo aberto, tocar em alguém que for morto pela espada, ou em outro morto, ou nos ossos de algum homem, ou numa sepultura será imundo sete dias.
Nm 19:22  Tudo o que o imundo tocar também será imundo; e quem o tocar será imundo até à tarde.

Mt 8:3  E Jesus, estendendo a mão, tocou-lhe, dizendo: Quero, fica limpo! E imediatamente ele ficou limpo da sua lepra.

Lc 7:14  Chegando-se, tocou o esquife e, parando os que o conduziam, disse: Jovem, eu te mando: levanta-te!
15  Sentou-se o que estivera morto e passou a falar; e Jesus o restituiu a sua mãe.




•Por que se pode na prática enganar um ladrão ao deixar luzes ligadas e não se pode mentir para salvar vidas? Isso é negligenciar a misericórdia e pecado de omissão!


Em suma, quando se tem conflitos de mandamentos devemos seguir o mandamento superior, já descrito na bíblia!!!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário