http://novotempo.com/namiradaverdade/o-pai-e-o-inferno/
05/07/2013
05/07/2013
Ontem (02/07/2013) vivi um dos momentos mais dolorosos da minha vida. Tive de disciplinar minha filha depois de muita birra da parte dela, conversas e conselhos sem resultado algum.
A dor que senti em ver as lágrimas rolarem pelo rostinho dela foi um “inferno” pra mim. Fiquei “atormentado” até o momento em que chorei para aliviar a emoção, enquanto minha paciente esposa me convencia de que disciplina é necessário e faz parte da vida de pais amorosos que, segundo meu amigo Manassés Queiroz, devem ensinar à criança desde cedo o senso de justiça, além do amor incondicional.
Essa experiência me levou a refletir na dor que Deus sentirá ao ter de punir as criaturas que tanto ama (Ap 20:10; Sl 37:20; Ml 4:1-3), por terem se apegado ao mal e rejeitado o projeto dEle (Jo 3:16; Rm 5:1; 1Ts 4:13-18) para salvá-las da morte eterna (Rm 6:23). Deus é infinitamente melhor que eu, é essencialmente amor (1Jo 4:8, 16) e, com certeza, a punição dos rebeldes será um “inferno” muito pior para Ele do que o foi para mim, por ter de disciplinar minha filha. Não há dúvidas quanto a isso, concorda?
Porém, a cristandade tem aumentado o “tormento” do Criador com o ensino antibíblico da doutrina do “inferno eterno”. Essa doutrina nos leva a imaginar um Pai amoroso que sofre pela eternidade toda de maneira incessante porque vê seus filhinhos que O rejeitaram serem “atormentados para todo sempre”. Uma verdadeira contradição.
Resposta:
Não.
1-Devemos fazer separação entre amor e justiça!!!! Deus ama a todos incondicionalmente. A punição de Deus é manifestação de sua justiça
2-Nenhum texto da bíblia diz que Deus será atormentado por castigar seus filhos. Isso é o mesmo que dizer que Deus literalmente tem acessos de raiva quando a Bíblia diz que ele se ira; será que Deus literalmente se arrepende?
1 Samuel 15:29 Também a Glória de Israel não mente, nem se arrepende, porquanto não é homem, para que se arrependa.
1 Samuel 15:29 Também a Glória de Israel não mente, nem se arrepende, porquanto não é homem, para que se arrependa.
Joel 2:13 Rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR, vosso Deus, porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal.
Não isso se chama antropopatia (expressão usada para se referir a Deus com se tivesse sentimentos específicos de seres imperfeitos!!!)Na teologia aos estudarmos os atributos de Deus, dentre eles estudamos o da Impassiblidade, MAS PARECE QUE O AUTOR DO ARTIGO se esqueceu deste atributo!!!
3-é claro que Deus tem sentimentos, mas sem as imperfeições humanas!!
3a-"a Bíblia emprega três tipos básicos de declaraçõess matafóricas sobre Deus. Em primeiro lugar, há antropomorfismos que descrevem Deus em forma humana, como tendo olhos (por exemplo Hb 4:13, ouvidos (2 Cr 6:40) e braço (Dt 5:15). Depois há antropopatismo que descrevem Deus tendo sentimentos humanos variáveis, como ira e tristeza (Ef 4:30). Por fim, há antropoieses que atribuem a Deus ações humanas como arrepender-se (Gn 6:6) e esquecer-se (is 43:25). Nenhumas destas descrições tem a intenção de ser literalmente verdadeiras, e considerá-la assim pode conduzir a erro sério" (Teologia Sistemática - Norman Geisler, vol 2, p. 568)
Jó 22:2-3
jó 35:6-7
Is 40:13,14,28
Rm 11:35-36
Norman Geisler dá uma lista enorme de Teólogos de 5 páginas desde os Pais da igreja, passando pelos reformadores e outros posteriores!!!
4-- Aliás nem todos são filhos de Deus!!!Muitos são filhos do diabo!!Nos tornamos filhos ao entrarmos em aliança com Deus!!
Colossenses 1:13 Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor,
1 João 3:10 Nisto são manifestos os filhos de Deus e os filhos do diabo: todo aquele que não pratica justiça não procede de Deus, nem aquele que não ama a seu irmão.
1 João 3:2 Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é.
Romanos 8:14 Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.
João 1:12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome;
Para você ter uma ideia, a evangelista Mary Kathryn Baxter, em sua obra A Divina Revelação do Inferno, narra (entre muitas outras coisas horríveis e que não irei mencionar aqui), a agonia e o sofrimento de “almas” sendo atormentadas em “buracos” ou “compartimentos” do inferno que, segunda ela, é semelhante a um corpo humano, “muito grande e com muitos aposentos de sofrimento”[i].
Ela relata ter ouvido gritos agonizantes por toda parte e visto tais almas com suas “carnes caindo do esqueleto” enquanto eram queimadas cada uma em seu “aposento”. Num dos relatos, uma mulher em chamas e com as mãos esqueléticas tenta sair desse buraco, porém, um demônio – horrível em sua forma (sendo que os anjos, na realidade, foram criados por Deus com simetria e beleza) – a agarra e a lança novamente para dentro do seu eterno aposento (buraco) de castigo. As “pessoas” clamam pessoalmente a “Jesus” por misericórdia e a única coisa que ele faz é “chorar” e dizer a elas que “o julgamento já foi feito”.
É impossível ler uma obra dessas e não se chegar à conclusão de que Deus é pior que o Diabo (uma grande blasfêmia). Esse material tem convertido muitas pessoas, porém, da maneira errada – pelo medo – tornando assim a vida cristã delas um fracasso em potencial. Afinal, o medo tem muito pouca força em comparação com o amor para ajudar uma pessoa a perseverar, com paz de espírito, nos caminhos de Deus, diante das dificuldades.
Além de contraditório e sádico, tal ensinamento faz com que Deus nunca tenha as lágrimas secadas dos Seus olhos ao mesmo tempo em que Ele seca as lágrimas dos nossos (Ap 21:4). Ou seja: a doutrina do inferno eterno é uma incoerência, uma aberração teológica, mas, que infelizmente faz parte da crença de muita gente sincera que ama a Jesus. Tais pessoas precisam abandonar tal ensino se quiserem ter um relacionamento mais significativo com o Criador, compreendendo corretamente Seu caráter santo, justo e amoroso.
resposta:
Será que Deus pode ser descrito como figura humana? Deus tem literalmente olhos e lágrimas, Deus tem braço, mão?
Isso se chama antropomorfismo: "Linguagem figurada para falar de Deus como se ele tivesse forma, membros, órgãos e sentimentos humanos. Exemplos: face {#Êx 33.20}, boca {#Mq 4.4}, olhos {#Jó 34.21}, ouvidos {#Sl 17.6}, braço {#Is 52.10}, mão {#1Pe 5.6}, arrependimento {#Gn 6.6}." (Dicionário da Bíblia Almeida)
Deus é espírito eterno perfeitíssimo:
João 4:24 Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.
Lucas 24:39 Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e verificai, porque um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho.
Romanos 1:23 e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, bem como de aves, quadrúpedes e répteis.
TEXTOS SOBRE O “INFERNO”
Mesmo que a palavra “inferno” não seja bíblica e sim latim, concordo com qualquer irmão evangélico e católico de que as Escrituras apresentam um lugar de castigo dos ímpios, como lemos, por exemplo, em Mateus 5:22, 29, 30, 18:8, 9; Mc 9:44, 46-48; 23:15, 23; 25:46; Ap 14:11; 20:10, etc[ii].
Entretanto, o que quero que meus irmãos católicos e protestantes entendam é que a Bíblia localiza o lago de fogo (ou “inferno”, como outros proferem) noutro período da história: depois dos mil anos mencionados em Apocalipse 20:1, 2. Hoje, ninguém está sendo “castigado” porque o lago de fogoainda não existe e o castigo final – tanto dos anjos maus quanto dos seres humanos rebeldes – será um evento futuro, que ocorrerá após a Segunda Vinda e Cristo. Não há como ter dúvidas quanto a isso: “Pois Deus não poupou os anjos que pecaram, mas os lançou no inferno, prendendo-os em abismos tenebrosos a fim de serem reservados para o juízo” (2Pe 2:4). “Pois estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio do homem que designou. E deu provas disso a todos, ressuscitando-o dentre os mortos” (At 17:31).
Veja outro texto muito importante para nosso estudo:
“Quando o Filho do homem vier em sua glória, com todos os anjos, assentar-se-á em seu trono na glória celestial. Todas as nações serão reunidas diante dele, e ele separará umas das outras como o pastor separa as ovelhas dos bodes. E colocará as ovelhas à sua direita e os bodes à sua esquerda… E estes [os “bodes” ou ímpios] irão para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna” (Mt 25:31-33, 46).
Uma leitura simples da Bíblia é suficiente para nos ensinar que apenas depois da volta de Cristoé que Ele fará a separação definitiva entre justos e injustos, salvos e perdidos, para só então dar o “castigo eterno”. Portanto, segundo Apocalipse 20:1-10, o “castigo eterno” será após o milênio de Apocalipse 20.
Resposta:
o termo hades parece na bíblia (novo testamento) nas seguintes passagens:
Mateus 11:23 Tu, Cafarnaum, elevar-te-ás, porventura, até o céu? descerás até o Hades; porque se em Sodoma se tivessem operado os milagres que em ti se fizeram, ela teria permanecido até o dia de hoje.
Mateus 16:18 Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja; e as portas do Hades não prevalecerão contra ela.
Lucas 10:15 Tu, Cafarnaum, elevar-te-ás, porventura, até o céu? descerás até o Hades.
Lucas 16:23 No Hades, estando em tormentos, levantou os olhos e viu ao longe a Abraão e a Lázaro no seu seio.
Atos 2:27 Porque não deixarás a minha alma no Hades, Nem permitirás que o teu Santo veja a corrupção.
Atos 2:31 prevendo isto, Davi falou da ressurreição de Cristo, que nem foi deixado no Hades, nem o seu corpo viu a corrupção.
Apocalipse 1:18 e o que vivo; fui morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos, e tenho as chaves da morte e do Hades.
Apocalipse 6:8 Olhei, e eis um cavalo amarelo, e o que estava montado sobre ele, chamava-se a Morte; o Hades seguia com ele, e foi-lhes dado poder sobre a quarta parte da terra, para matar com a espada, com a fome, com a peste, e pelas feras da terra.
Apocalipse 20:13 O mar entregou os mortos que nele havia; a morte e o Hades entregaram os mortos que neles havia; e cada um foi julgado segundo as suas obras.
Apocalipse 20:14 A morte e o Hades foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo.
Como pôde ser visto acima em Atos 2:27 fala da alma indo ao hades!!! e Lucas 16 fala da alma, em contraposição ao corpo indo ao hades e estando em tormentos
o que é o hades?
1- o termo Hades na mitologia grega (Plutãopara os romanos), é o deus do mundo inferior e dos mortos.oriundo que fora de Cronos(Saturno, na teogonia romana) e de Reia
2-seu nome era usado também para designar o mundo dos mortos
"em escritores gregos posteriores atribuído ao domínio de Plutão, as regiões infernais, Hades, Orco, o domicílio dos mortos, Luc. D. Moort. 13. 3. de Luctu 2. Diod. Sic. 1. 92, Xenofonte OEc. 21. 12. (léxico grego do Novo Testamento- Cpad Edward Robinson, p. 15)-Obra de renome internacional produzida no séc. XIX
"O vocábulo clássico Hades envolvia os homens bons e os maus, embora este lugar fosse dividido em Elísio, a morada dos virtuosos e o Tártaro, a morada dos perversos. Nestas particularidades, este termo corresponde substancialmetne à idéia do Sheol; onde os justos e ímpios também são reunidos"(Vincent- Estudo no Vocabulário grego do N.T, p. 78)
"os pagãos antigos dividiam o Hades em Elísio e Tártaro. Os judeus antigos identificaram as partes do Sheol em o seio de Abraão e a geena (cf. Lc 16:25), Jesus esteve no hades (At 2:27,31), não na geena." (Comentário de A.T. Robertson de mateus,p. 188, Cpad) Este autor foi em seus dias o maior especialista em grego do N.T veja o uso em Platão e Sócrates:
http://igrejaadventistanamiradaverdade.blogspot.com.br/search/label/hades%20em%20plat%C3%A3o%20e%20s%C3%B3crates
para maiores detalhes ver apêndice no final:
"em escritores gregos posteriores atribuído ao domínio de Plutão, as regiões infernais, Hades, Orco, o domicílio dos mortos, Luc. D. Moort. 13. 3. de Luctu 2. Diod. Sic. 1. 92, Xenofonte OEc. 21. 12. (léxico grego do Novo Testamento- Cpad Edward Robinson, p. 15)-Obra de renome internacional produzida no séc. XIX
"O vocábulo clássico Hades envolvia os homens bons e os maus, embora este lugar fosse dividido em Elísio, a morada dos virtuosos e o Tártaro, a morada dos perversos. Nestas particularidades, este termo corresponde substancialmetne à idéia do Sheol; onde os justos e ímpios também são reunidos"(Vincent- Estudo no Vocabulário grego do N.T, p. 78)
"os pagãos antigos dividiam o Hades em Elísio e Tártaro. Os judeus antigos identificaram as partes do Sheol em o seio de Abraão e a geena (cf. Lc 16:25), Jesus esteve no hades (At 2:27,31), não na geena." (Comentário de A.T. Robertson de mateus,p. 188, Cpad) Este autor foi em seus dias o maior especialista em grego do N.T veja o uso em Platão e Sócrates:
http://igrejaadventistanamiradaverdade.blogspot.com.br/search/label/hades%20em%20plat%C3%A3o%20e%20s%C3%B3crates
para maiores detalhes ver apêndice no final:
O CASTIGO É ETERNO EM SUAS CONSEQUÊNCIAS
A declaração de Cristo em Mateus 25:46 é considerada o argumento mais forte a favor do sofrimento consciente e eterno daqueles que não aceitaram o projeto divino para salvá-los. Porém, cada vez mais os eruditos têm abandonado essa ideia que apresenta uma visão dualística grega da natureza humana, contrária ao pensamento bíblico hebraico.
Por exemplo, o respeitadíssimo teólogo britânico John R. W. Stott acertadamente afirma sobre esse texto:
Não, isso [o tormento consciente e eterno] é ler no texto o que não se encontra necessariamente ali. O que Jesus disse é que tanto a vida quanto a punição seriam eternas, mas nessa passagem Ele não define a natureza de nenhuma delas. Em razão de que noutros lugares Ele falou da vida eterna como desfrute consciente de Deus (Jo 17:3), não se segue que a punição eterna deva ser uma experiência consciente de dor nas mãos de Deus. Ao contrário, embora declarando que ambos são eternos, Jesus está contrastando os dois destinos: quanto mais dessemelhantes forem, melhor será.[iii]
Explicando o significado da expressão “castigo eterno”, erradamente interpretada por teólogos tradicionalistas como significando um “eterno castigar”, outro respeitado teólogo não adventista, Basil Atkinson, comenta:
Quando o adjetivo aionios [essa é a palavra grega para “eterno”] como o sentido de “eterno” é empregado no grego com substantivos de ação faz referência ao resultado da ação, não ao processo. Assim, a expressão “castigo eterno” é comparável a “eterna redenção” e “salvação eterna”, ambas sentenças bíblicas. Ninguém supõe que estamos sendo redimidos ou salvos para sempre [como um processo]. Fomos redimidos e salvos de uma vez por todas por Cristo, com resultados eternos. Do mesmo modo, os perdidos não estarão passando por um processo de punição para sempre, mas serão punidos de uma vez por todas com resultados eternos. Por outro lado, o substantivo “vida” não é um substantivo de ação, mas um que expressa uma condição. Assim, a própria vida é eterna.[iv]
Um dos textos bíblicos que apoiam essa conclusão de Atkinson é 2 Tessalonicenses 1:9: “Estes sofrerão penalidade de eterna destruição, banidos da face do Senhor e da glória do seu poder”. Como destacou Bacchiocchi:
É evidente que a destruição dos ímpios não pode ser eterna em sua duração, porque é difícil imaginar um processo eterno e inconcluso de destruição. A destruição pressupõe aniquilamento. A destruição dos ímpios é eterna-aionios, não porque o processo de destruição continua para sempre, mas porque os resultados são permanentes. De igual modo [assim como nesse texto de 2 Tessalonicenses 1:9], a “eterna destruição” de Mateus 25:46 é eterna porque seus resultados são permanentes. É um castigo que resulta em sua eterna destruição ou aniquilamento.[v]
Resposta:
Jeremias 31:3 De longe se me deixou ver o SENHOR, dizendo: Com amor eterno eu te amei; por isso, com benignidade te atraí.
Amor é um substantivo de ação, e a expressão amor eterno não significa que Deus nos amou somente pontualmente no tempo e isso produziu resultados eternos!! Não!!!
2 Ts 2:16 Ora, nosso Senhor Jesus Cristo mesmo e Deus, o nosso Pai, que nos amou e nos deu eterna consolação e boa esperança, pela graça,
Deus sempre nos amou e amará, Deus nos consola e sempre nos consolará. A consolação dura por dura a eternidade
Daniel 7:14 Foi-lhe dado domínio, e glória, e o reino, para que os povos, nações e homens de todas as línguas o servissem; o seu domínio é domínio eterno, que não passará, e o seu reino jamais será destruído.
O domínio de Deus dura por toda a eternidade
O domínio de Deus dura por toda a eternidade
Daniel 12:2 Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e horror eterno.
Eles sentirão envergonhados por toda eternidade
2- Além disso a bíblia é clara em ralação ao sofrimento sem fim longe de Deus e em remorso
Judas 1:13 ondas bravias do mar, que espumam as suas próprias sujidades; estrelas errantes, para as quais tem sido guardada a negridão das trevas, para sempre
Apocalipse 20:10 O diabo, o sedutor deles, foi lançado para dentro do lago de fogo e enxofre, onde já se encontram não só a besta como também o falso profeta; e serão atormentados de dia e de noite, pelos séculos dos séculos.
para uma pessoa ser atormentada ela precisa estar viva e consciente! Aniquilação não é tormento e sim fim de tormento
Ap 14:10 também esse beberá do vinho da cólera de Deus, preparado, sem mistura, do cálice da sua ira, e será atormentado com fogo e enxofre, diante dos santos anjos e na presença do Cordeiro.
11 A fumaça do seu tormento sobe pelos séculos dos séculos, e não têm descanso algum, nem de dia nem de noite, os adoradores da besta e da sua imagem e quem quer que receba a marca do seu nome.
Mc 9:48 onde não lhes morre o verme, nem o fogo se apaga.
Mc 9:48 onde não lhes morre o verme, nem o fogo se apaga.
A expressão “para todo o sempre” e “pelos séculos dos séculos”(tous aionas ton aionon), aparece 13 vezes no Apocalipse:
- Nove vezes se refere a Deus (Ap 1:6,18; 4:9; 5:13; 7:12; 10:6; 11:15; 15:7)
- .Uma vez é utilizada para descrever a existência dos santos na Nova Jerusalém (Ap 22:14).
- Uma vez é utilizada para descrever a duração do tormento e castigo eterno do Diabo no inferno (Ap 20:10).
- Duas vezes é utilizada com relação ao sofrimento dos perdidos (Ap 14:11; Ap 20:10). portanto o sofrimento no lago de fogo é eterno, sem fim.
- Ap 14:10,11 “nem de dia nem de noite”, isto é, o tormento é durante todo o tempo da eternidade
Conclusão:
o termo 'castigo eterno' em Mateus 14:10-11 não se refere a um castigo de resultado eterno, pois a bíblía diz em outros textos que esse castigo dura por toda eternidade!!!!
3- O termo 'eterna redenção" significa que para sempre teremos o perdão dos nossos pecados.
Colossenses 1:14 no qual temos a redenção, a remissão dos pecados.
21 Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles.
4- O texto de 2 Tessalonicenses 1:9: “Estes sofrerão penalidade de eterna destruição, banidos da face do Senhor e da glória do seu poder” não prova o aniquilacionismo.
a-A palavra grega é a mesma usada em 1 Co 5:5 entregue a Satanás para a destruição (olethros) da carne, a fim de que o espírito seja salvo no Dia do Senhor Jesus.Será que a carne dele deixou de existir?
b- Se o texto falasse de fim de existência não precisaria usar o termo "banidos da face", exclusão da presença manifesta de Deus, o que caracteriza o inferno
5-O termo perecer: texto de Sl 37:20; 68:2; 112:10; 2 Pe 3:9 não significa fim de existência e sim morte.
a- a mesma palavra hebraica‘ abad é usada em Is 57:1 e Mq 7:2 dizendo que os justos perecem
1 ¶ Perece o justo, e não há quem se impressione com isso; e os homens piedosos são arrebatados sem que alguém considere nesse fato; pois o justo é levado antes que venha o mal
Mq 7:2 Pereceu da terra o piedoso, e não há entre os homens um que seja reto; todos espreitam para derramarem sangue; cada um caça a seu irmão com rede.
b- Se o texto falasse de fim de existência não precisaria usar o termo "banidos da face", exclusão da presença manifesta de Deus, o que caracteriza o inferno
5-O termo perecer: texto de Sl 37:20; 68:2; 112:10; 2 Pe 3:9 não significa fim de existência e sim morte.
a- a mesma palavra hebraica‘ abad é usada em Is 57:1 e Mq 7:2 dizendo que os justos perecem
1 ¶ Perece o justo, e não há quem se impressione com isso; e os homens piedosos são arrebatados sem que alguém considere nesse fato; pois o justo é levado antes que venha o mal
Mq 7:2 Pereceu da terra o piedoso, e não há entre os homens um que seja reto; todos espreitam para derramarem sangue; cada um caça a seu irmão com rede.
‘abad
uma raiz primitiva; DITAT-2; v
1) perecer, desvanecer, extraviar-se, ser destruído
1a) (Qal)
1a1) perecer, morrer, ser exterminado
1a2) perecer, desaparecer (fig.)
1a3) ser perdido, extraviado
1b) (Piel)
1b1) destruir, matar, causar perecer, entregar (como perdido), exterminar
1b2) exterminar, eliminar, causar desaparecer, (fig.)
1b3) causar extraviar-se, perder
1c) (Hifil)
1c1) destruir, matar, exterminar
1c1a) referente ao juízo divino
1c2) nome de reis (fig.)
exemplos da mesma palavra hebraica;
Salmos 68:2 Como se dissipa a fumaça, assim tu os dispersas; como se derrete a cera ante o fogo, assim à presença de Deus perecem <06> os iníquos
Êxodo 10:7 Então, os oficiais de Faraó lhe disseram: Até quando nos será por cilada este homem? Deixa ir os homens, para que sirvam ao SENHOR, seu Deus. Acaso, não sabes ainda que o Egito está arruinado <06>?
Deuteronômio 7:20 Além disso, o SENHOR, teu Deus, mandará entre eles vespões, até que pereçam <06> os que ficarem e se esconderem de diante de ti.
Deuteronômio 7:20 Além disso, o SENHOR, teu Deus, mandará entre eles vespões, até que pereçam <06> os que ficarem e se esconderem de diante de ti.
Ester 3:13 Enviaram-se as cartas, por intermédio dos correios, a todas as províncias do rei, para que se destruíssem, matassem e aniquilassem <06> de vez a todos os judeus, moços e velhos, crianças e mulheres,
b- a palavra grega apollumi
João 3:16 Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
2 Pedro 3:9 Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento.
perecer é sofrer dano, destruição, morrer,etc, e não 'findar a existencia, aniquilar':
Mateus 9:17 Nem se põe vinho novo em odres velhos; do contrário, rompem-se os odres, derrama-se o vinho, e os odres se perdem <622>. Mas põe-se vinho novo em odres novos, e ambos se conservam.
Será que o odre e o vinho sofrem dano ou perdem sua existência?
Marcos 9:22 e muitas vezes o tem lançado no fogo e na água, para o matar <622>; mas, se tu podes alguma coisa, tem compaixão de nós e ajuda-nos.
Lucas 8:24 Chegando-se a ele, despertaram-no dizendo: Mestre, Mestre, estamos perecendo <622>! Despertando-se Jesus, repreendeu o vento e a fúria da água. Tudo cessou, e veio a bonança.
Lucas 15:8 Ou qual é a mulher que, tendo dez dracmas, se perder <622> uma, não acende a candeia, varre a casa e a procura diligentemente até encontrá-la?
Lucas 17:27 comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio e destruiu <622> a todos
VIDA ETERNA: UM DOM APENAS PARA OS QUE ACEITAM A JESUS
Se o castigo fosse eterno na duração e não apenas nas consequências (segunda morte – Ap 21:8), uma contradição horrorosa haveria na Bíblia, pois ela ensina que a imortalidade é um dom de Deus apenas para os justos, que aceitaram a Jesus como Senhor e Salvador pessoal, bem como seu projeto para livrá-las da morte eterna. Leia os versículos a seguir:
“Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crernão pereça, mas tenha a vida eterna. Quem crê no Filho tem a vida eterna; já quem rejeita o Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele” (Jo 3:16, 36).
Em 1 João 3:15 temos outra prova de que quem for “pecadeiro” (que faz do pecado um estilo de vida) e persistir na inimizade contra Deus, deixará de existir: “Quem odeia seu irmão é assassino, e vocês sabem que nenhum assassino tem a vida eterna em si mesmo”. Esse texto ensina que pecador impenitente deixará de existir (Sl 37:20; Ml 4:1-3) após ser castigado no lago de fogo (Ap 20:10) proporcionalmente às suas obras (Mt 11:20-24; Lc 12:47, 48), de modo que alguns queimarão por mais tempo. Outros, menos[vi].
E isso tem que ser assim porque o plano divino é que apenas os justos que comerem da árvore da vida sejam imortais. Queiramos ou não, esse é o ensinamento bíblico e a forma de Deus lidar com o pecado e com o destino final dos seres humanos.
A vida eterna é para quem aceita a Jesus e come da árvore da vida (Gn 3:22-24). Quem não aceitar a Cristo e não comer da árvore da vida não poderá “viver eternamente” dentro de um lago de fogo. Do contrário, seria possível ter vida eterna sem aceitar a Jesus e sem comer da árvore da vida (cf. Ap 22:2). Isso é tão claro e lógico nas Escrituras que creio de coração que muitos outros leitores refletirão sobre o assunto com a Bíblia em mãos, e deixarão de lado uma doutrina tão irracional e antibíblica como a do “tormento eterno”.
Resposta:
1- Vida eterna NÃO SIGNIFICA simplesmente existência sem fim, mas existência na intimidade com Deus, sair da morte espiritual e entrar na vida!!! E consequentemente imortalidade do corpo
1 João 5:20 Também sabemos que o Filho de Deus é vindo e nos tem dado entendimento para reconhecermos o verdadeiro; e estamos no verdadeiro, em seu Filho, Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.
João 5:24 Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida.
1 João 3:14 Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos; aquele que não ama permanece na morte.
Colossenses 2:13 E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos;
Efésios 2:1 Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados,
Efésios 2:5 e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, —pela graça sois salvos
2- Reconhecer a mortalidade do homem não é contrário a reconhecer a imortalidade de sua alma!!!
A imortalidade é intrínseca a Deus e uma dádiva na ressurreição
Reconhecemos que o homem é mortal, ma sus alma é imortal
1 Coríntios 15:53 Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade.
1 Coríntios 15:54 E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória.
1 Timóteo 6:16 o único que possui imortalidade, que habita em luz inacessível, a quem homem algum jamais viu, nem é capaz de ver. A ele honra e poder eterno. Amém!
2 Timóteo 1:10 e manifestada, agora, pelo aparecimento de nosso Salvador Cristo Jesus, o qual não só destruiu a morte, como trouxe à luz a vida e a imortalidade, mediante o evangelho,
A imortalidade é intrínseca a Deus e uma dádiva na ressurreição
Reconhecemos que o homem é mortal, ma sus alma é imortal
1 Coríntios 15:53 Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade.
1 Coríntios 15:54 E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória.
1 Timóteo 6:16 o único que possui imortalidade, que habita em luz inacessível, a quem homem algum jamais viu, nem é capaz de ver. A ele honra e poder eterno. Amém!
2 Timóteo 1:10 e manifestada, agora, pelo aparecimento de nosso Salvador Cristo Jesus, o qual não só destruiu a morte, como trouxe à luz a vida e a imortalidade, mediante o evangelho,
3- De acordo com os aniquilacionsitas quando um assassino mata uma pessoa sua alma morre! mas isto não é o que a bíblia diz:
Mt 10:288 Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo.
Vimos acima que o termo perecer não significa 'ser tirado da existência' e sim sofrer dano
4- Não adianta citar textos que mostram que a alma morre, pois naqueles contextos a alma não significa sua parte imaterial:Veja o texto fala da alma como pessoa:
Ez 18:4 “A alma que pecar essa morrerá”
17 desviar do pobre a mão, não receber usura e juros, fizer os meus juízos e andar nos meus estatutos, o tal não morrerá pela iniqüidade de seu pai; certamente, viverá.
18 Quanto a seu pai, porque praticou extorsão, roubou os bens do próximo e fez o que não era bom no meio de seu povo, eis que ele morrerá por causa de sua iniqüidade.
19 Mas dizeis: Por que não leva o filho a iniqüidade do pai? Porque o filho fez o que era reto e justo, e guardou todos os meus estatutos, e os praticou, por isso, certamente, viverá.
20 A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniqüidade do pai, nem o pai, a iniqüidade do filho; a justiça do justo ficará sobre ele, e a perversidade do perverso cairá sobre este.
A palavra Alma
( no grego psyche e no hebraico nephesh ) apresenta vários significados:
·
Ser vivente ( homem ou animal ) - Gn 2:7;
1:20,24; 9:10 - ARC e ACR.
·
Vida ( pois como o homem sem sangue está
morto, pois também sem a alma está morto. I Rs 17:21; Gn 35:18 ) - Lv 17:14, Gn 9:4-5 - ARC e ACR.
·
Pessoa em si mesma - Gn 12:5; 46:26; At
7:14; Lv 22:3 - ARC e ACR.
- Constituição humana que se distingue do espírito e sobrevivem após a morte carnal, juntamente com o espírito em estado consciente-- A alma por ocasião da morte, sai do corpo (I Rs 17:21; Gn 35:18), sobrevive sem o corpo, mas ligada ao espírito (Hb 4:12; Mt10:28; Lc 12:4,5; Fl 1:23; II Co 5:6,8; Mt 22:31,32; Lc 23:43,46) e permanece consciente (Ap 6:9-11; Lc 16:22-31). A expressão “reunido ao seu povo” se refere à vida pós túmulo (Gn 35:29;49:33; Dt 32:50; 34:5,6; Nm 20:24) e eqüivale a “seio de Abraão”(Lc 16:22).
5-)- Ec 9:5-6 não prova a mortalidade da alma
- retrata a morte do ponto de vista humano, “debaixo do sol”9:3,
- ensina que após a morte todos os pensamentos, projetos e obras com relação a este mundo acabam, não podem expressar ódio, amor ou inveja, pois “não tem parte alguma do que se faz debaixo do sol”
- Ec 9:6.“sua memória jaz no esquecimento” é a lembrança que os vivos tem dos mortos, não significa inconsciência após a morte (Ec 1:11; 2:16; Jó 18:17; Jr 11:19; Ex 17:14; Dt 32:26).
Ec2:16 Pois, tanto do sábio como do estulto, a memória não durará para sempre; pois, passados alguns dias, tudo cai no esquecimento. Ah! Morre o sábio, e da mesma sorte, o estulto!
Jó 18:17 A sua memória desaparecerá da terra, e pelas praças não terá nome.
- Por isso estimula a gozarmos as boas coisas desta vida (Ec 8:15; 9:7-9).
- Se Salomão estivesse falando da morte do ponto de vista celestial entraria em contradição pois disse: “nem tampouco terão recompensa”(Ec 9:5), enquanto que o N.T. ensina que terão recompensa!!! (Ap 22:12; I Co 3:14). Assim não terão recompensa debaixo do sol, ou seja nesta vida
1 Co 3:14 Se permanecer a obra de alguém que sobre o fundamento edificou, esse receberá galardão;
Mateus 5:12 Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão <3408> nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós.
- A Bíblia ensina a consciência após a morte (Lc 16:22-31e Ap 6:9-11). [Ver Apêndice].
6) Adventistas e TJ afirmam que Ap 6:9 é o sangue que clama, como em Gn 4:10.
Mas almas (pessoas),diziam:
9 ¶ Quando ele abriu o quinto selo, vi, debaixo do altar, as almas daqueles que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho que sustentavam.
10 Clamaram em grande voz, dizendo: Até quando, ó Soberano Senhor, santo e verdadeiro, não julgas, nem vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?
11 Então, a cada um deles foi dada uma vestidura branca, e lhes disseram que repousassem ainda por pouco tempo, até que também se completasse o número dos seus conservos e seus irmãos que iam ser mortos como igualmente eles foram.
Portanto as almas
pediam vingança do sangue derramado e essas pessoas receberam vestes
brancas. Ap 6:ll diz que elas receberam vestes brancas. Em Gn 4:10 Deus usa o
sangue derramado como testemunha do assassinato através de uma figura de
linguagem.
7)- A Bíblia fala que a
morte física não nos separa de Cristo mas nos leva imediatamente a Ele, não na ressurreição;(At 7:59; Fl 1:23; Ap 6:9-11; II Co
5:6-8; Rm 8:38)
a-Jesus traz consigo as almas dos salvos na sua vinda:
1 Ts 4:14 Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que dormem.
15 Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem.
16 Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro;
17 depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor.
1Co 15:51 ¶ Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos,
52 num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.
53 Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade.
Analisemos 2 Co 5:2-9 que fala da expectativa de morte ou arrebatamento
2Co 5:2 E, por isso, neste tabernáculo, gememos, aspirando por sermos revestidos da nossa habitação celestial;
3 se, todavia, formos encontrados vestidos e não nus.(isto é se não morrermos)
4 Pois, na verdade, os que estamos neste tabernáculo gememos angustiados, não por querermos ser despidos,[morrer] mas revestidos,[na vinda de Cristo] para que o mortal seja absorvido pela vida.
5 Ora, foi o próprio Deus quem nos preparou para isto, outorgando-nos o penhor do Espírito.
6 Temos, portanto, sempre bom ânimo, sabendo que, enquanto no corpo, estamos ausentes do Senhor;
7 visto que andamos por fé e não pelo que vemos.
8 Entretanto, estamos em plena confiança, preferindo deixar o corpo[morrer] e habitar com o Senhor.
9 É por isso que também nos esforçamos, quer presentes, quer ausentes, para lhe sermos agradáveis.
At 7:59 Enquanto eles atiravam as pedras, Estêvão chamava Jesus, dizendo: —Senhor Jesus, recebe o meu espírito!(ver apêndice)
Fl 1:20 O meu grande desejo e a minha esperança são de nunca falhar no meu dever, para que, sempre e agora ainda mais, eu tenha muita coragem. E assim, em tudo o que eu disser e fizer, tanto na vida como na morte, eu poderei levar outros a reconhecerem a grandeza de Cristo.
21 ¶ Pois para mim viver é Cristo, e morrer é lucro.
22 Mas, se eu continuar vivendo, poderei ainda fazer algum trabalho útil. Então não sei o que devo escolher.
23 Estou cercado pelos dois lados, pois quero muito deixar esta vida e estar com Cristo, o que é bem melhor.
Fl 1:20 O meu grande desejo e a minha esperança são de nunca falhar no meu dever, para que, sempre e agora ainda mais, eu tenha muita coragem. E assim, em tudo o que eu disser e fizer, tanto na vida como na morte, eu poderei levar outros a reconhecerem a grandeza de Cristo.
21 ¶ Pois para mim viver é Cristo, e morrer é lucro.
22 Mas, se eu continuar vivendo, poderei ainda fazer algum trabalho útil. Então não sei o que devo escolher.
23 Estou cercado pelos dois lados, pois quero muito deixar esta vida e estar com Cristo, o que é bem melhor.
8- Na verdade já vimos mais acima que a alma é imortal
CONCLUSÃO
A Bíblia ensina o holismo (que consiste na unidade indivisível de todos os aspectos do ser: físico, mental e espiritual) ao invés do dualismo grego, (que consiste na divisão entre “corpo e alma”). O holismo ensina que a redenção final envolverá tanto o corpo como a alma, o ser integral, por ocasião da volta de Jesus (1Ts 4:13-18; 1Co 15:51-55). Isso também é evidente no ensino bíblico de que o corpo não é a “prisão da alma”, como ensinavam especialmente os gregos, mas sim o “templo do Espírito Santo” (1Co 3:16, 17; 6:19, 20), ou seja, sagrado.
resposta:
De forma alguma os cristãos que defendem a imortalidade da alma são dualistas!!!
Se chama Hilomorfismo Antropológico
"Os seres humanos são descritos como uma unidade alma/corpo desde os primórdios da criação...Além disso a palavra alma significa pessoa... a palavra alma ás vezes se refere a um corpo já morto
Lv 21:11 ¶ Disse o SENHOR a Moisés: Fala aos sacerdotes, filhos de Arão, e dize-lhes: O sacerdote não se contaminará por causa de um morto (nephesh) entre o seu povo,
lv 22:4 Ninguém da descendência de Arão que for leproso ou tiver fluxo comerá das coisas sagradas, até que seja limpo; como também o que tocar alguma coisa imunda por causa de um morto (nephesh) ou aquele com quem se der a emissão do sêmen;... a alma sem corpo é nua e incompleta. isto não seria possivel caso não houvesse uma poderosa unidade entre os dois...
alam e corpo são uma unidade e não uma identidade... a alma é incompleta sem o corpo e aguarda a ressurreição do corpo , para novamente estar completa 2 Co 5:1, mas a sobrevivencia da alma sem o corpo não é impossivel nem contraditória..." (Teologia Sistemática Norman Geisler p. 52-54)
Do mesmo modo que a salvação em Cristo envolve a redenção de todo o ser, impossibilitando assim a existência de “espíritos desencarnados” no Céu, a perdição não envolve apenas a perdição ou aniquilação do corpo, mas, também da alma. Isso é claramente ensinado por Jesus Cristo em Mateus 10:28, quando nos adverte: “Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo”. Já omomento histórico em que existirá o lago de fogo para castigar (Ap 14:11) e depois destruir o corpo e a alma dos ímpios (Sl 37:20; Fp 3:19) é localizado no futuro, após o milênio, de modo que hoje ninguém está sofrendo castigo no “inferno” (ver 2Pe 2:4; At 17:31).
Resposta: ver acima
Sendo a natureza humana holística, a “consciência do espírito”, separadamente do corpo, é umaimpossibilidade. A morte é um estado de inconsciência (Sl 6:5; 88:10-12; 115:17; Ec 9:5, 6, 10; Jo 11:11-14) até o dia em que Jesus voltar e ressuscitar aqueles que hoje descansam (cf. Is 26:19; Dn 12:2; Jr 51:57; 1Ts 4:13; 1Co 15:18, etc). Enquanto a pessoa não voltar a comer da árvore da vida, não será eterna (ver Gn 3:22-24; Ap 22:2).
Resposta: ver acima
Considerando que Deus é infinitamente mais amoroso que qualquer ser humano, Sua disciplina e castigo sempre serão melhores, mais justos e, ao mesmo tempo, mais misericordiosos do que as ações de qualquer pai pecador. Portanto, crer na doutrina do “tormento eterno” é pensar diferente disso, tornando um pai humano menos rigoroso que Deus. A doutrina do inferno apresenta a natureza humana como sendo mais justa e amorosa que a divina. Não estou baseando esse estudo no meu sentimentalismo que nunca deve se sobrepor às Escrituras (Is 8:19, 20; Jo 17:17), mas, na realidade dos fatos.
Se um ser humano pecador sofre em ver um filho sofrer, mesmo que isso seja importante para o crescimento dele, imagine como Deus sofreria em ver seus filhos serem atormentados eternamentesem que isso os levasse ao crescimento. Sem dúvidas, se existisse um inferno eterno, a eternidade seria um “tormento eterno” para Deus, e as lágrimas dos salvos nunca seriam secadas de seus rostos (Ap 21:4) ao saberem que num determinado lugar do universo seus queridos que não foram salvos clamam dia e noite por alívio de uma pena que “nunca terá fim”.
É um absurdo e um atentado contra a Bíblia e a razão imaginar que Deus dará a mesma sentença e punição no lago de fogo ao Diabo – pai do pecado e que levou muitos a pecar – e a um pecador que viveu pecando 80 anos, por exemplo. Isso é uma distorção terrível da justiça divina que, segundo as Escrituras, punirá a cada um proporcionalmente às suas obras, de modo que alguns receberão “muitos açoites” e, outros, “poucos açoites” (Lc 12:47, 48).
Por essas e outras razões, concordo plenamente com Ellen G. White quando ela afirma:
Satanás tem atribuído a Deus todos os males herdados pela carne. Tem-No representado como um Deus que Se deleita nos sofrimentos de Suas criaturas, vingativo e implacável. Foi Satanás que deu origem à doutrina do tormento eterno como castigo pelo pecado, pois assim podia levar os homens à incredulidade e à rebelião, perturbar as almas e destronar a razão humana[vii].
Resposta: ver acima
Além disso, concluo – com base no presente artigo – que a obra A Divina Revelação do Inferno, da evangelista Mary Baxter, onde ela narra sua “visão” do inferno enquanto “lá esteve com Jesus” por 30 dias[viii], no ano de 1976, não é o resultado da revelação divina.
Sem questionar a sinceridade, cristianismo e dedicação da autora, podemos garantir que o referido livro pode perfeitamente ser chamado de “A diabólica revelação do inferno”, originada na mente daquele que quer manchar o caráter amoroso e justo de Deus, e afastar pessoas sinceras da verdade bíblica sobre a natureza holística do ser humano (cf. 1Ts 5:23, 24). Obras como essa são responsáveis por conversões baseadas mais no medo de ir para o inferno do que no desejo (gerado pelo Espírito) de viver para sempre com Deus.
Com isso, o Diabo consegue fazer com que o cristianismo e o espiritismo deem as mãos na crença da imortalidade natural da alma (sem comer da árvore da vida), despreparando assim as pessoas para a volta de Jesus Cristo.
Resposta: tanto este referido livro quanto a doutrina grega*,( E TAMBÉM DOS dos SADUCEUS que inclusive não acreditavam em espíritos ou anjos) do ANIQUILACIONISmo SÃO SATÂNICAS "A opinião dos saduceus é que as almas morrem com os corpos e que a única coisa que somos obrigados a fazer é observar a lei," (Flávio Josefo, livro 18} cap. 2, CPAD)
*VÁRIAS ESCOLAS DE PENSAMENTO GREGAS ERAM ANIQUILACIONISTAS!!!
Epicuro "A morte, para nós, é um nada; porque quando o corpo se dissolver nos seus elementos, não haverá mais sensações, e o que é destituído de sensações nada é, para os seres humanos»
Lucrécio "Tudo o que as fábulas contam sobre a vida pós morte está aqui, nas nossas vidas. (…) É aqui nas nossas vidas que o medo irracional aos deuses ameaça os mortais"
Demócrito diz Aécio: "Demócrito e Epicuro - a alma é perecível e desaparece com o corpo" (Aécio IV, 7,4)
Epicuro "A morte, para nós, é um nada; porque quando o corpo se dissolver nos seus elementos, não haverá mais sensações, e o que é destituído de sensações nada é, para os seres humanos»
Lucrécio "Tudo o que as fábulas contam sobre a vida pós morte está aqui, nas nossas vidas. (…) É aqui nas nossas vidas que o medo irracional aos deuses ameaça os mortais"
Demócrito diz Aécio: "Demócrito e Epicuro - a alma é perecível e desaparece com o corpo" (Aécio IV, 7,4)
Apêndice:
O INFERNO E O LAGO DE FOGO
As
Testemunhas de Jeová ensinam que o inferno é a sepultura comum da
humanidade, não é lugar de tormento, pois seria contrário ao amor de Deus.
Inferno
(infernus em latim) significa lugar inferior (de tormento) e
aparece em nossas Bíblias
como tradução de três termos (SHEOL; HADES; GEENA E TARTAROO).
8.1- Sheol (Bíblia de
Jerusalém [alguns versículos estão numerados diferentes], AR e Alfalit)
Palavra hebraica que expressa “o lugar invisível
dos mortos”. Corresponde exatamente à palavra grega hades, logo não
significa sepultura.
A) Sheol
só aparece no singular (65 vezes), ao contrário da palavra Qever, que é
sepultura no hebraico.
B) A
Septuaginta (tradução grega do A.T. feita pelos judeus), não traduziu Qever
por Hades em nenhuma das 67 vezes
que ocorre no A.T.
C) Não
há relação de Sheol com o corpo e sim com a alma (Sl 16:10; 30:3; 86:13;
89:48; Pv 23:14).
D) Os
homens tinham sepulcros, mas não Sheol (Gn 50:5; I Rs 13:30).
E) Jonas
quando estava no ventre do grande peixe gritou, representando ser o Sheol
um lugar de vida consciente (Jn 2:3).
F) Às
vezes num mesmo versículo aparece Sheol e Qever pois ambos falam
da morte, porém Sheol fala da alma e Qever do corpo.
G) Os
justos iam na morte para o Sheol (Sl 49:15; 88:3; 89:48; Ec 9:10; Jó
14:13; Gn 37:35). Mas, Sheol é usado como lugar de punição para
os ímpios (Sl 9:17; 49:14; 55:15).
H) Devido
a isto os judeus acreditaram que Sheol possuía dois compartimentos, um
para os justos e outro para os ímpios, esta crença é também encontrada no livro
apócrifo de Enoque 22;1-4 e no N.T.
I)
Os justos iam ser congregados ao seu povo (Gn 25:8;
49:29, 33; Dt 34:5,6 e 32:50; Nm 20:24), isto é , no Sheol, “seio de
Abraão”(Lc 16:22), na parte dos justos onde eram consolados, e os ímpios para
um local de tormento (Lc 16:23,25,28; Sl 9:17; 49;14; 55:15). O Sheol é
local de vida consciente (Ez 32:21; Jn 2:2; Lc 16:19-31; Dt 32:50; Gn 25:8;
49:33).
J) A
tradução de Sheol por sepultura tira o sentido pleno do termo, pois Sheol
descreve a alma após a morte, enquanto sepultura descreve somente a morte e o corpo em decomposição, o ideal é fazer
como a Bíblia de Jerusalém e a versão AR
(Almeida Revisada) fez, não traduzir a palavra Sheol.
K) Textos
como Is 38:18,19 e Sl 6:5 retratam o louvor perante os homens (Is 38:20). Compare o Salmo 6:5 com o Salmo 30:9. O Salmo
115:17 diz: “os mortos não louvam ao Senhor, nem os que descem ao silêncio”
ARC, este é um dos casos de paralelismo sinônimo, onde descer ao silêncio é
morrer, a palavra “região” ARA não aparece no original. O salmista diz
que os mortos não podem louvar ao Senhor perante os vivos, pois no versículo 18
ele mesmo diz que louvaria o Senhor para sempre, e não só nesta vida.
L) Eclesiastes
9:10 diz que no Sheol não há projetos nem sabedoria quanto a esta vida,
não significa que no Sheol é lugar de inconsciência.[ Ver O conjunto
espírito-alma e a morte.]
M) O
versículo “(...) com choro hei de descer para meu filho até o Sheol”
AR de maneira alguma poderia se referir à sepultura pois ele supunha que
José tinha sido devorado por uma fera
Gn 37:33,35.
8.2- Hades –(AR –Almeida
Revisada)
Esta
palavra tem origem no nome do deus do além, da mitologia grega.
Posteriormente foi usada pelos gregos para descrever o lugar onde os mortos
habitavam conscientemente. A Odisséia trata da visita de Ulysses ao hades
(o mundo dos mortos), não era usada na literatura grega para descrever a
sepultura.
A) Hades
significa “não ver” ou “invisível”.
B) Corresponde
a palavra Sheol (At 2:27,31; Sl 49:15).
C) A
Septuaginta (versão grega do A.T. feita pelos judeus), traduziu Sheol
por Hades.
D) Aparece
dez vezes no N.T.(Mt 11:23; 16:18; Lc 10:15; 16:23; At 2:27,31; Ap 1:18; 6:8 e
20:13,14).
E) Hades
e sheol aparecem ligados à palavra morte, pois a morte leva ao Hades
(II Sm 22:6; Os 13:14 e I Co 15:55; Ap 6:8; 20:13,15), por causa disso
algumas vezes pode se traduzir Hades por morte (At 2:27,31; ARA).
F) O
Hades tinha dois compartimentos (ver Sheol), um para os justos e
outro para os ímpios (lugar de tormento), Lc 16:22-25.
G) Atos
2:7,31 não ensina que Jesus foi atormentado no Hades, mas antes, que a
morte não pode detê-lo (At 2:24,27,31), isto é, não ficaria com seu corpo
separado de seu espírito. No dia em que Jesus
morreu não foi para o local de tormento e sim para o paraíso Lc 23:43; que hoje
está no terceiro céu II Co 12: 2,4.
H) Mateus
16:18 usa a palavra Hades com seu significado literal “não ver” ou “o
invisível”, isto é, o mundo espiritual (demônios). “porta” refere-se a
organização dos demônios, pois nas portas das cidades antigas ficavam as
autoridades locais, e “prevalecer” (significa ser mais forte ou
dominar).Portanto o mundo organizado dos demônios não prevaleceu contra a
Igreja. Outra hipótese é que o Hades (lugar das almas dos falecidos),
não deteria os justos, pois Cristo os levariam até o 3° céu após sua morte (II
Co 12:2,4; Ef 4;8-10; Ez 31:17,18); pois após a morte de Cristo a Bíblia não
descreve mais os justos “descendo” ao Sheol /Hades, mas indo até
o paraíso (II Co 12:2,4; Ap 6:9-11; Fl 1:23; At 7:59; II Co 5:6,8). Ver: 8.6
Para onde vão os mortos?
I)
Lucas 16;19-31 mostra a realidade do sofrimento no Hades
e o gozo e consolo dos justos na parte do Hades correspondente ao seio
de Abraão. Seria estranho Jesus utilizar esta palavra (Sheol / Hades), o
mundo dos falecidos, para não descrever a vida além do túmulo, como querem as
Testemunhas de Jeová e os Adventistas do 7° dia. Este trecho parece ser mais uma parábola de uma seqüência iniciada
no capítulo 15.
Parábola
é um recurso de linguagem que utiliza aspectos do cotidiano para expressar uma
Verdade Maior.
Este
trecho fala de um rico, símbolo dos fariseus (Lc 16:14), e de um pobre que foi
“ajudado por Deus”(este é o significado do nome Lázaro que no hebraico é
“Eleazar”), símbolo dos pobres de espírito e que tem fome e sede de justiça (Mt
5:3,6; Lc 4:18; 7:22). Jesus descreve o destino após a morte no Hades / Sheol mostrando ter dois
compartimentos (exatamente como a literatura grega fazia referência), um local
de tormento e outro de consolo (chamado pelos gregos de Elísio).
A
palavra tormento aparece três vezes (v. 23-25), mostrando remorso do
rico, mas Jesus também utiliza do sofrimento físico para simbolizar a punição
espiritual naquele lugar (pois no Hades as pessoas estão sem o corpo,
diferentemente do que ocorrerá na Geena) Lc 16;22-24, exatamente como se
referia a vida após a morte dos ímpios (Sl 9:17; 49:14; 55:15). A palavra consolo
aparece no v. 25 descrevendo um comportamento no Hades / Sheol
onde estava Abraão, exatamente como no A.T. “ser congregado ao seu povo” (Gn
25:8; 49:29,33; Dt 32:50). Jesus mostra ser o Hades local de vida
consciente e a impossibilidade de sair de lá (Lc 16:26-29).
8.3-Geena.
Palavra
grega correspondente à Hinon (V.T.). Descreve o vale de Hinon (Js 18:16;
II Cr 33:6; Jr 32:35); depois foi usado como local de queimar lixo (II
Rs 23:10), para que ninguém queimar filhos à Moloque.
A) Desde
o período inter-testamentário esta palavra tornou-se símbolo do local de
castigo dos ímpios. Isso pode ser verificado no Talmude (livro de tradições
judaicas); manuscritos de Qunran; historiadores Filo e Flávio Josefo; e livros
apócrifos: Enoque 90:26; IV Esdras 7:36; Oráculos Sibilinos 1:103; 2:291;
4:186.
B) Jesus
utilizou da geena como símbolo de punição dos ímpios, o lago de fogo,
um local de punição eterna segundo a literatura acima citada e a Bíblia.
C) Esta
palavra aparece 12 vezes no N.T: Mc 9:42-47; Mt 5:22 ; 5:29,30; 10:28; 18:9;
23:15; 23:33; Lc 12:4,5; Tg 3:6. Somente em Tg 3:6 inferno se refere não ao
local, mas aos demônios, no mesmo sentido que às vezes é usado atualmente.
D) A
palavra “perecer na geena” Mt 10:28, não significa destruir e é a mesma
utilizada em Mt 9:17, não significa fim de existência ou destruição, mas causar
estrago, ruína. Pois o odre não é destruído, mas sofre estrago quando se rompe.
E) Na
geena tanto o corpo quanto a alma sofrerão ruína Mt 10:28, serão
atormentados de dia e de noite (Ap 14:10,11; 19:20), sem descanso.
F) O
lago de fogo está sem habitantes, seus primeiros habitantes permaneceram lá mil
anos antes de Satanás, sem serem destruídos (Ap 19:20; 20:2,7,9,10) e lá
permanecerão pelos séculos dos séculos. Assim também será feito com os ímpios
que estão no Hades (Ap 20:14,15).
G) A
geena é descrita como fogo eterno (Mt 18:8,9), um local de punição
eterna feito para o Diabo e seus demônios (Mt 25:41), é um contraste com a vida
eterna.
H) A
expressão “para todo o sempre” e “pelos séculos dos séculos”(tous aionas ton
aionon), aparece 13 vezes no Apocalipse. Nove vezes se refere a Deus
(Ap 1:6,18; 4:9; 5:13; 7:12; 10:6; 11:15; 15:7).Uma vez é utilizada para
descrever a existência dos santos na Nova Jerusalém (Ap 22:14). Uma vez é
utilizada para descrever a duração do tormento e castigo eterno do Diabo no
inferno (Ap 20:10). Duas vezes é utilizada com relação ao sofrimento dos
perdidos (Ap 14:11; Ap 20:10). portanto o sofrimento no lago de fogo é eterno,
sem fim. Olhe o livro de Mateus 25:41 e veja “vida eterna” em contraste
com “castigo eterno” e Ap
14:10,11 “nem de dia nem de noite”, isto é, o tormento é durante todo o
tempo da eternidade.
I)
Os moradores do Hades
(Sheol), estão em tormento (Lc 16:23-25), sofrendo na alma e no espírito,
pois foram condenados ainda em vida (Jo 3:18), ressuscitarão no corpo para a
condenação (II Pe 2:9; Jo 5:29) e para vergonha eterna (Dn 12:2), segundo suas
obras (que não salva ninguém, Ef 2:8,9; Rm 4:2-6), Ap 20:12,13 e de acordo com
o conhecimento da palavra de Deus (Lc 12:48; Mt 11:21-29), recebendo diferentes
graus de castigos no lago de fogo (Lc 12:48; II Pe 2:9), sofrendo também no
corpo (Mt 10:28), “de dia e de noite” “pelos séculos dos séculos”(Ap
14:11). Se o lago de fogo fosse aniquilamento, não seria possível estes graus
de castigos e não existiria tormento pelos séculos dos séculos, pois as pessoas
não mais existiriam.
J) Portanto
lago de fogo (geena) é local de: castigo (Mt 25:46; 24:51), trevas
(Mt 22:13), vergonha e desprezo eterno (Dn 12:2), tormento sem
fim (Mt 25:46; Ap 14:11; 20:10), choro e ranger de dentes (Mt
13:42,50), fogo eterno (Mt 25:41; Mt 18:8,9; Lc 3:17), remorso (Lc
13:24-28). Isto é uma eterna destruição, ruína (II Ts 1:9), estrago,
aniquilamento de poderes (olethros), pois sofrerão eternamente banidos
da face do Senhor, logo, não significa fim de existência.
K) O
lago de fogo não é contrário ao amor de Deus, pois Deus não criou este
lugar para o homem, mas para o Diabo e seus anjos (Mt 25:41; 8:29; Tt 2:11; At
17:30; Ez 18:23).
L) Rm
6:7 refere-se a morte para o mundo e não à morte física. Portanto a morte
física não isenta o homem do lago de fogo (Rm 6:3-11).
M) A
pena do fogo eterno não se refere à cidade, mas às pessoas da cidade (Jd 7),
que se entregaram à prostituição, pois estas cidades estão submersas nas águas.
N) Para
tentar anular o tormento do lago de fogo e do Hades, as Testemunhas de
Jeová citam (Ap 11:10) dizendo que a exposição da verdade traz tormento. Isto é
verdade, e até outras coisas neste mundo pode trazer tormento. Mas os textos
falam de tormentos que a geena e o Hades produzem em seus
habitantes, e não em tormentos de pessoas que estão vivendo aqui na terra. Até
os demônios sentiam-se atormentados pela presença de Cristo, porém reconheciam
que no futuro seriam atormentados no lago de fogo (Mt 8:29; 25:41; Lc 8:28), a
mesma raiz grega do termo é encontrada
em Mateus 8:6. Outro texto que citam é Is 34:9-11para dizer que aquela
cidade não teve cumprimento literal, e portanto não existirá tormento eterno.
Porém esse trecho citado refere-se a destruição de Edom, uma cidade que para
sempre ficaria destruída; enquanto que em Ap 14:10:11 o texto fala de um
tormento que não cessa de dia nem de noite, eternamente, e isto não é “no
sentido de que o julgamento deles por Deus servirá de pedra de toque, se a
legítima soberania de Jeová for alguma vez de novo desafiada.” (Revelação-
Seu Grandioso Clímax Está Próximo, p.210, 1989), pois os textos falam de fogo
eterno Mt 25:46; Lc 3:19, e não somente de fumaça de tormento eterna, portanto
não se trata de uma simples lembrança que Deus pode trazer a alguém, mas de
tormento eterno.
8.4- Tartaroo.
Aparece
em II Pe 2:4
e indica o lugar onde alguns anjos estão presos, estes serão jogados no lago de
fogo (Jd 6; Mt 25:41). Satanás e seus demônios não estão no Hades, nem
no Tartaroo, mas nas regiões celestiais.(Ef 2:2; 6:12; II Co 12:2), isto
é, a partir da biosfera.
8.5- Conclusão.
Jesus
falou onze vezes no N.T. sobre a geena de fogo, o local de tormento sem
fim, advertindo as pessoas deste local de maldição, como também ensinou que
o Hades/Sheol tem um compartimento de tormento onde os ímpios aguardam o
julgamento de suas obras para sofrerem no corpo, no lago de fogo, as seitas que
negam a existência do inferno de tormento, torcem as Escrituras para justificar
os seus argumentos humanos da justiça e do amor de Deus.
8.6- Apêndice: Para onde vão
os mortos? (Ler Hades, Sheol e Geena).
A) Antes da morte de Cristo:
Tanto
justos como ímpios iam para o Sheol/
Hades, pois este tinha dois compartimentos, um de consolo, onde o falecido
se reunia ao seu povo (Jó 14:13; Sl 88:3; 49:15; 89:48; Gn 37:34,35; 49:33;
25:8; Dt 32:50; Nm 20:24; Lc 16:22,25).
O
outro compartimento é de punição (Sl 9:17; 31:17; 49:14; 55:15; Pv 5:3-5; 7:27;
Jó 24:19; Lc 16:23-25).
Tanto
os justos como os ímpios desciam ao Sheol (Sl 55:15; Gn 37:34,35;
Pv 5:5; 7:27), descer ao Sheol/ Hades não é ir para o céu (Lc 10:15; Sl
139:8; Pv15:24). No A.T. só Elias e Enoque foram para o céu (Gn 5:24; Hb 11:5;
II Rs 2:11), não morreram, mas foram transformados (I Co 15:50-52), são
símbolos da igreja que estará viva na terra na ocasião da volta de Cristo (I Ts
4:17; I Co 15:52).
B) Após a morte de Cristo:
Após
a morte de Cristo a Bíblia não descreve os homens salvos como descendo ao Hades / Sheol na parte dos
justos, más indo para o Paraíso do 3° Céu.( At 7:59; II Co 12: 2-4; Ap
6: 9-11; estando com Cristo Fl 1:23; II
Co 5:1,6-8).
Cristo
após sua morte desceu ao Hades ( na parte dos Justos ) e os levou para o
3° Céu. Leia Ef 4:8-10 e compare com Ez 31:17-18, onde as
regiões inferiores da Terra se referem ao Sheol.
Contudo
o compartimento de tormento no Hades continua sendo habitado pelos
ímpios ( Ap 20:13-14 ) e apesar dos justos estarem no 3° Céu eles não gozam da
plenitude da presença de Cristo, o que acontecerá somente após a ressurreição.
Obs*
As TJ traduzem Lc 23:43 por “Em
verdade te digo hoje, estarás comigo no paraíso”, argumentam com base em Jo
20:17 que Jesus não subiu ao Pai se não 40 dias após sua ressurreição, contudo
lendo Jo 16:16-22 vê-se que Jesus subiu ao Pai antes dos 40 dias, mais
certamente no Domingo de sua ressurreição pois depois disso as pessoas o
tocaram sem impedimento Mt 28:9, tanto que se alegraram ao vê-lo cumprindo a
profecia em Jo 20:20. Portanto houve duas ascensões após a ressurreição, uma
para apresentar-se ao Pai Hb 9:11-13 e outra após 40 dias At 1:1-3 . Por outro
lado Cristo ao ascender levou consigo
todos os habitantes do paraíso no Hades, para o paraíso no 3o céu. Assim a tradução correta é “Em verdade te
digo que hoje estarás comigo no paraíso”
sobre lc 23:43 http://igrejaadventistanamiradaverdade.blogspot.com.br/2012/10/lc-2343-e-mentira-sobre-traducao-nueva.html
sobre lc 23:43 http://igrejaadventistanamiradaverdade.blogspot.com.br/2012/10/lc-2343-e-mentira-sobre-traducao-nueva.html
para objeções filosóficas sobre o inferno veja: http://igrejaadventistanamiradaverdade.blogspot.com.br/2013/07/inferno-expressao-do-amor-de-deus.html
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