- Obviamente nenhum Teólogo de renome defende este absurdo.
- O inferno não é uma câmara de tortura!!!
- O inferno é descrito na bíblia como lugar de "trevas", "fogo", e onde há fogo há luz!! Trata-se de linguagem figurada
- O inferno é basicamente uma prisão onde as pessoas estarão:longe de Deus, com a consciência pesada, com remorso, sentimento de perda, etc. com a companhia de pessoas más como assassino, bandidos, mentirosos, etc. oU seja tormento de dia e de noite
- Os próprios demônios serão atormentados Mateus 8:29 E eis que gritaram: Que temos nós contigo, ó Filho de Deus! Vieste aqui atormentar-nos antes de tempo?
Lucas 13:28 Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes, no reino de Deus, Abraão, Isaque, Jacó e todos os profetas, mas vós, lançados fora.
Daniel 12:2 Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e horror eterno.
Apocalipse 20:10 O diabo, o sedutor deles, foi lançado para dentro do lago de fogo e enxofre, onde já se encontram não só a besta como também o falso profeta; e serão atormentados de dia e de noite, pelos séculos dos séculos.
Ap 14:10 também esse beberá do vinho da cólera de Deus, preparado, sem mistura, do cálice da sua ira, e será atormentado com fogo e enxofre, diante dos santos anjos e na presença do Cordeiro.
11 A fumaça do seu tormento sobe pelos séculos dos séculos, e não têm descanso algum, nem de dia nem de noite, os adoradores da besta e da sua imagem e quem quer que receba a marca do seu nome.
2 Tessalonicenses 1:9: “Estes sofrerão penalidade de eterna destruição, banidos da face do Senhor e da glória do seu poder”
Lc 16:22 Aconteceu morrer o mendigo e ser levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico e foi sepultado.
23 No inferno, estando em tormentos, levantou os olhos e viu ao longe a Abraão e Lázaro no seu seio.
24 Então, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim! E manda a Lázaro que molhe em água a ponta do dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.
25 Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro igualmente, os males; agora, porém, aqui, ele está consolado; tu, em tormentos.
26 E, além de tudo, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que querem passar daqui para vós outros não podem, nem os de lá passar para nós.
27 Então, replicou: Pai, eu te imploro que o mandes à minha casa paterna,
28 porque tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de não virem também para este lugar de tormento.
29 Respondeu Abraão: Eles têm Moisés e os Profetas; ouçam-nos.
30 Mas ele insistiu: Não, pai Abraão; se alguém dentre os mortos for ter com eles, arrepender-se-ão.
2-No inferno existem graus de sofrimento?
Mateus 11:20 Passou, então, Jesus a increpar as cidades nas quais ele operara numerosos milagres, pelo fato de não se terem arrependido:
21 Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e em Sidom se tivessem operado os milagres que em vós se fizeram, há muito que elas se teriam arrependido com pano de saco e cinza.
22 E, contudo, vos digo: no Dia do Juízo, haverá menos rigor para Tiro e Sidom do que para vós outras.
23 Tu, Cafarnaum, elevar-te-ás, porventura, até ao céu? Descerás até ao inferno; porque, se em Sodoma se tivessem operado os milagres que em ti se fizeram, teria ela permanecido até ao dia de hoje.
24 Digo-vos, porém, que menos rigor haverá, no Dia do Juízo, para com a terra de Sodoma do que para contigo.
Lucas 12:47 Aquele servo, porém, que conheceu a vontade de seu senhor e não se aprontou, nem fez segundo a sua vontade será punido com muitos açoites.
Lucas 12:48 Aquele, porém, que não soube a vontade do seu senhor e fez coisas dignas de reprovação levará poucos açoites. Mas àquele a quem muito foi dado, muito lhe será exigido; e àquele a quem muito se confia, muito mais lhe pedirão.
Haverá diferentes graus de isolamento, vazio e separação no inferno. Além do fato de estarem convencida da sua vida de pecado, que varia de pessoa para pessoa!!!
João 16:8 Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo
3- Não é injusto uma pessoa que por exemplo, viveu uma vida de 20 anos no pecado viver eternamente no inferno?
- A gradação de punição não é proporcional ao tempo para se cometer um crime
- A gradação da punição é proporcional ao ato.
- As pessoas serão punidas não apenas por causa de seus diferentes pecados, mas pelo fato de rejeitarem o sacrifício feito por Deus na cruz.
Jo 318 Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.
19 O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más.
4-Por que Deus simplesmente não tira as pessoas da existência?
- Existe uma diferença entre valor intrínseco e valor instrumental (extrínseco). O primeiro tem valor em si mesmo e o segundo tem valor como um meio para um fim
- Tirar as pessoas da existencia é tratá-las como meio para um fim (destruição do pecado, desobediência,etc., enfim do mal) daí vem a frase "os fins justificam os meios" é o chamado utilitarismo. um Deus assim seria Maquiavélico
- O inferno reconhece que as pessoas têm valor intrínseco, assim Deus prefere que o mal fique confinado a um local (inferno) do que extinguir da existencia criaturas feitas à sua imagem
- Assim o inferno é sinal do reconhecimento do livre arbítrio das pessoas, do valor intrínseco delas e ao mesmo tempo expressão da justiça de Deus, já que o próprio Deus deu a vida por elas.
Atos 20:28 Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue.
2 Pedro 1:1 Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco obtiveram fé igualmente preciosa na justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo,
1 João 5:20 Também sabemos que o Filho de Deus é vindo e nos tem dado entendimento para reconhecermos o verdadeiro; e estamos no verdadeiro, em seu Filho, Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna
Aniquilacionismo - doutrina contrária ao amor de Deus
“Permitirei que sejam livres apenas se fizerem o que eu mandar. Se não fizerem, então eliminarei sua liberdade e existência!”.
Isso seria como se um pai dissesse ao filho que esperava que ele fosse médico, mas, quando o filho decidisse ser um guarda florestal, o pai o matasse.
O sofrimento eterno é o testemunho eterno da liberdade e dignidade dos seres humanos, mesmo dos que não se arrependem.
Seria contrário à natureza dos homens aniquilá- los, já que foram feitos à imagem e semelhança de Deus, que é eterno (Gn 1.27).
Os animais geralmente são mortos para que aliviemos sua dor. Mas (a despeito do movimento da eutanásia) não podemos fazer o mesmo com os seres humanos exatamente porque não são meros animais. São seres criados à imagem de Deus e, por isso, devem ser tratados com o maior respeito pela dignidade de portadores da imagem de Deus.
Não permitir que continuem a existir segundo destino que escolheram livremente, por mais doloroso que seja, é eliminar a imagem de Deus neles. Já que o livre-arbítrio é moralmente bom, fazendo parte da imagem de Deus, então seria um mal moral retirá-lo. Mas é isso o que a aniquilação faz: destrói a liberdade humana para sempre.
Além disso, eliminar uma criatura feita à imagem imortal de Deus é renunciar ao que Deus lhe deu — a imortalidade. Equivale, no caso de Deus, a atacar a própria imagem ao destruir seus portadores. Mas Deus não age contra si mesmo." ( Enciclopédia de Apologética- Norman Geisler. Editora Vida)
Sugestão de leitura:
"Em defesa da fé" Editora vida.
"Teologia sistemática- Norman Geisler- cpad
Enciclopédia de Apologética- Norman Geisler. Editora Vida
para discussão de versículos click http://igrejaadventistanamiradaverdade.blogspot.com.br/2013/07/inferno.html
Deus fala que o pecado nao vai existe mas
ResponderExcluiro fogo vai consumir e nao vao existe mas
serra que é tao difícil entender isso
o pecado vai ser queimado?
ResponderExcluir1-O pecado é uma transgressão da lei, uma atitude que quebrou a lei!!
2-não é um ente, um ser.