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07/07/2013

Mentir sempre é errado?

Vejam o vídeo e vejam o que diz o apologista adventista:

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=ycgJQqswod4

25:00 Eu recomendo que vc não minta em hipótese alguma...se um dia o fizr..peça perdão a Deus
26:40 Deus tem outras saídas muito melhores


http://www.slideshare.net/antoniocarlosalmeida1/livro-etica-crista-norman-geisler


Leandro defendeu com sua resposta a posição conhecida como Absolutismo não Qualificado que tem as seguintes teses:

O caráter de Deus é a base dos absolutos
•Deus não pode contradizer a si mesmo
•Duas leis absolutas não podem realmente conflitar
•Todos os conflitos morais não são reais
•Deus na sua providência dá sempre uma terceira alternativa, uma forma de evitar o pecado, diante de dilemas.

Resposta:
1- A contradição não diz respeito à natureza de Deus, mas sim em relação a um conflito de mandamentos absolutos, causado pela circunstância.

2-Existe uma qualificação nos mandamentos de Deus, há mandamentos maiores e menores• Mt 23:23; Mt 22:36; Jo 19:11; Mc 3:29 ; Pv 6:16-18; Mt 5:22; 1 Jo 5:16; maiores virtudes 1 Co 13:13, Jo 15:13 
Jo 19:11  Respondeu Jesus: Nenhuma autoridade terias sobre mim, se de cima não te fosse dada; por isso, quem me entregou a ti maior pecado tem.

1 Co 13:13  Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor.
Mt 5:22  Eu, porém, vos digo que todo aquele que  se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento; e quem proferir um insulto a seu irmão estará sujeito a julgamento do tribunal; e quem lhe chamar: Tolo, estará sujeito ao inferno de fogo

"Mt 23:23 tendes negligenciado os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fé; devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas!
Amor a Deus acima de tudo
Mt 22:37-39  Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento.
38  Este é o grande e primeiro mandamento.
39  O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Amor a Deus acima do governo Rm 13:1-2; Tt 3:1; 1 Pe 2:13; ---At 4:18-19; Dn3,6; Ex1 
At 4:18  Chamando-os, ordenaram-lhes que absolutamente não falassem, nem ensinassem em o nome de Jesus.
19  Mas Pedro e João lhes responderam: Julgai se é justo diante de Deus ouvir-vos antes a vós outros do que a Deus;
Ex 1:16  dizendo: Quando servirdes de parteira às hebréias, examinai: se for filho, matai-o; mas, se for filha, que viva.
17  As parteiras, porém, temeram a Deus e não fizeram como lhes ordenara o rei do Egito; antes, deixaram viver os meninos.
18  Então, o rei do Egito chamou as parteiras e lhes disse: Por que fizestes isso e deixastes viver os meninos?
19  Responderam as parteiras a Faraó: É que as mulheres hebréias não são como as egípcias; são vigorosas e, antes que lhes chegue a parteira, já deram à luz os seus filhos.
20  E Deus fez bem às parteiras; e o povo aumentou e se tornou muito forte.
21  E, porque as parteiras temeram a Deus, ele lhes constituiu família.

A misericordia está acima da verdade Ex 20:16; Ef 4:25; Pv 12:22; 19:5 ---Js 6; Hb 11:31; Tg 2:25; Tg 2:13; Ex 1:20-21
Js2:1 ¶ De Sitim enviou Josué, filho de Num, dois homens, secretamente, como espias, dizendo: Andai e observai a terra e Jericó. Foram, pois, e entraram na casa de uma mulher prostituta, cujo nome era Raabe, e pousaram ali.
2  Então, se deu notícia ao rei de Jericó, dizendo: Eis que, esta noite, vieram aqui uns homens dos filhos de Israel para espiar a terra.
3  Mandou, pois, o rei de Jericó dizer a Raabe: Faze sair os homens que vieram a ti e entraram na tua casa, porque vieram espiar toda a terra.
4  A mulher, porém, havia tomado e escondido os dois homens; e disse: É verdade que os dois homens vieram a mim, porém eu não sabia donde eram.
5  Havendo-se de fechar a porta, sendo já escuro, eles saíram; não sei para onde foram; ide após eles depressa, porque os alcançareis.
6  Ela, porém, os fizera subir ao eirado e os escondera entre as canas do linho que havia disposto em ordem no eirado.
7  Foram-se aqueles homens após os espias pelo caminho que dá aos vaus do Jordão; e, havendo saído os que iam após eles, fechou-se a porta.
 HB 11:31  Pela fé, Raabe, a meretriz, não foi destruída com os desobedientes, porque acolheu com paz aos espias.
Tg 2:25  De igual modo, não foi também justificada por obras a meretriz Raabe, quando acolheu os emissários e os fez partir por outro caminho?
TG 2:13 Porque o juízo é sem misericórdia para com aquele que não usou de misericórdia. A misericórdia triunfa sobre o juízo.



3--Não existe apenas uma obrigação moral no dilema entre mentir e salvar uma vida, pois existe o pecado de omissão em não salvar uma vida 
Tg 4:17  Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando.

4- Tendência ao legalismo e negligência de atos de misericórdia Tg 4:17; Mt 23:23; Mt 12:3-7 
"Mt 23:23 tendes negligenciado os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fé; devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas!

4-Em nenhum lugar há promessa de que sempre Deus vai dar um livramento de conflitos morais.

5-•HÁ vários exemplos de não livramentos , e em cada um desses as pessoas violaram mandamentos menores em função de mandamentos maiores E FICARAM ISENTAS DE CULPA
Ex 1; Dn3  ;Tt 3:1; 1 Pe 2:13; Hb 11:31; Tg 2:25 (ver acima)
Mt 12: 3-7 
Mt 12:3  Mas Jesus lhes disse: Não lestes o que fez Davi quando ele e seus companheiros tiveram fome?
4  Como entrou na Casa de Deus, e comeram os pães da proposição, os quais não lhes era lícito comer, nem a ele nem aos que com ele estavam, mas exclusivamente aos sacerdotes?
5  Ou não lestes na Lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado e ficam sem culpa


Jesus tocou em leprosos e em mortos Mt 8:3; Lc 7:14 violando a lei:Nm 5:2;3;19:11,14,16,18,22; 31:19; Ag 2:13 , e ficou sem culpa!

Hb 4:15; 2 Co 5:21
Nm 5:2  Ordena aos filhos de Israel que lancem para fora do arraial todo leproso, todo o que padece fluxo e todo imundo por ter tocado em algum morto;
3  tanto homem como mulher os lançareis; para fora do arraial os lançareis, para que não contaminem o arraial, no meio do qual eu habito.
Nm 19:16  Todo aquele que, no campo aberto, tocar em alguém que for morto pela espada, ou em outro morto, ou nos ossos de algum homem, ou numa sepultura será imundo sete dias.
Nm 19:22  Tudo o que o imundo tocar também será imundo; e quem o tocar será imundo até à tarde.

Mt 8:3  E Jesus, estendendo a mão, tocou-lhe, dizendo: Quero, fica limpo! E imediatamente ele ficou limpo da sua lepra.

Lc 7:14  Chegando-se, tocou o esquife e, parando os que o conduziam, disse: Jovem, eu te mando: levanta-te!
15  Sentou-se o que estivera morto e passou a falar; e Jesus o restituiu a sua mãe.




•Por que se pode na prática enganar um ladrão ao deixar luzes ligadas e não se pode mentir para salvar vidas? Isso é negligenciar a misericórdia e pecado de omissão!


Em suma, quando se tem conflitos de mandamentos devemos seguir o mandamento superior, já descrito na bíblia!!!!





30/06/2013

Lápso de memória de Mateus? ou ignorância de Leandro?

  clik no link e assista o vídeo:  ver a partir de  13:28 http://novotempo.com/namiradaverdade/videos/a-biblia-e-confiavel-como-comprovar-a-sua-veracidade-25-06-2013/


a partir de 13:28
Tito:entãoquer dizer que  tem erro aí meu amigo?
Tito: 14:55 não é Jeremias, é Zacarias que profetizou sobre este assunto?
Leandro: Exatamente  jr 19:1-13
Leandro: nós podemos concluir sem sombra de dúvida que Mateus teve um lápso de memória!!  16:22
Leandro:18:10 quando o E.Santo atua num profeta, ele não torna esse indivíduo perfeito, isento de erros, ele atua inspirando o profeta, mas não as palavras do profeta

Resposta:
1- É verdade que é uma citação de Zc 11:12-13:
 v.12 “E eu disse-lhes: Se parece bem aos vossos olhos, dai-me o que me é devido e, se não, deixai-o. E pesaram o meu salário, trinta moedas de prata.
v.13  O SENHOR, pois, me disse: Arroja isso ao oleiro, esse belo preço em que fui avaliado por eles. E tomei as trinta moedas de prata e as arrojei ao oleiro, na Casa do SENHOR.”
 Mateus 27:9  “Então, se cumpriu o que foi dito por intermédio do profeta Jeremias: Tomaram as trinta moedas de prata, preço em que foi estimado aquele a quem alguns dos filhos de Israel avaliaram
Mateus 27:10  e as deram pelo campo do oleiro, assim como me ordenou o Senhor.”


2-A ordem dos livros do antigo Testamento estabelecida pelos judeus na época de Jesus não é a mesma que temos hoje.Na verdade Jesus cita os Profetas posteriores: 
  • Os judeus dividiram em três partes: a primeira é a [Tora] Lei (contendo os cinco primeiros livros de Moisés); 
  • a segunda é chamada [Neviim]Profetas, os quais se subdividem em profetas Anteriores (que inicia com o livro de Josué) e profetas Posteriores (que inicia com Jeremias); 
  • a terceira é chamada de [Ketuvim] (a qual inicia com o livro de Salmos). Em Lucas 24:44:  E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na Lei de Moisés, e nos Profetas, e nos Salmos.” Jesus citou a tríplice divisão, mas ao citar a terceira parte a mencionou com o nome do livro que inicia o conjunto “Salmos” , o mesmo aconteceu na citação de Mateus,o qual cita  profecia de Zacarias  contida nos profetas posteriores.
Conclusão: Não houve lapso de memória coisa alguma!!!

Observação: Deus inspira sim as palavras do profeta, mas respeitando a individualidade do profeta
O que não acontece na inspiração é o Ditado Verbal, o que anularia o lado humano da inspiração!

 Citações do livro: Introdução Bíblica- Como a Bíblia chegou até nós (Norman L. Geisler e William E. Nix) Ed. Vida 

Ortodoxia: a Bíblia é a Palavra de Deus

"Por cerca de 18 séculos de história da igreja, prevaleceu a opinião ortodoxa da inspiração divina. Os pais da igreja, em geral, com raras manifestações menos importantes em contrário, ensinaram firmemente que a Bíblia é a Palavra de Deus escrita. Teólogos ortodoxos ao longo dos séculos vêm ensinando, todos de comum acordo, que a Bíblia foi inspirada verbalmente, i.e., é o registro escrito por inspiração de Deus. No entanto, tem havido tentativas de procurar explicação para o fato de o registro escrito ser a Palavra de Deus ao mesmo tempo que o Livro obviamente foi composto por autores humanos, dotados de estilos pessoais diferentes uns dos outros; essas tentativas conduziram os estudiosos ortodoxos a duas opiniões divergentes. Alguns abraçaram a idéia do "ditado verbal", afirmando que os autores humanos da Bíblia registraram apenas o que Deus lhes havia ditado, palavra por palavra. De outro lado, estão os estudiosos que preferiam a teoria do "conceito inspirado", segundo a qual Deus só concedeu aos autores pensamentos inspirados, e os autores tiveram liberdade de revesti-los com palavras próprias.
Ditado verbal. Na obra de John R. Rice, Our God-breathed book — the Bible [Nosso livro soprado por Deus — a Bíblia),[1] encontramos uma apresentação clara e bem ordenada do ditado verbal. O autor descarta a idéia de que o ditado verbal seja mecânico, sustentando que Deus ditou sua Palavra mediante a personalidade do autor humano. É que Deus, por sua atuação especial e providência, foi quem formou as personalidades sobre as quais posteriormente o Espírito Santo haveria de soprar seu ditado palavra por palavra. Assim, argumenta Rice, Deus havia preparado de antemão os estilos particulares que ele próprio desejava, a fim de produzir as palavras exatas, ao usar estilos e vocabulários predeterminados, encontráveis nos diferentes autores humanos.
.O resultado final, então, foi um ditado palavra por palavra da parte de Deus, as Escrituras Sagradas.
Conceitos inspirados. Em sua Systematic theology [Teologia sistemática], A. H. Strong apresenta uma visão que vem sendo denominada inspiração conceitual.[2] Deus teria inspirado apenas os conceitos, não as expressões literárias particulares com que cada autor concebeu seus textos. Deus teria dado seus pensamentos aos profetas, que tiveram toda a liberdade de exprimi-los em seus termos humanos. Dessa maneira, Strong esperava evitar quaisquer implicações mecanicistas derivadas do ditado verbal e ainda preservar a origem divina das Escrituras. Deus concedeu a inspiração conceitual, e os homens de Deus forneceram a expressão verbal característica de seus estilos próprios."....
A inspiração abarca uma variedade de fontes e de gêneros literários. O fato de a inspiração ser verbal, ou escrita, não exclui o uso de documentos literários e de gêneros literários diferentes entre si. As Escrituras Sagradas não foram ditadas palavra por palavra, no sentido comum que se atribui ao verbo ditar. Na verdade, há certos trechos menores da Bíblia, como, por exemplo, os Dez Mandamentos, que Deus outorgou diretamente ao homem (v. Dt 4.10), mas em parte alguma está escrito ou fica implícito que a Bíblia é resultante de um ditado palavra por palavra. Os autores das Sagradas Escrituras eram escritores e compositores, não meros secretários, amanuenses ou estenógrafos.
Há vários fatores que contribuíram para a formação das Escrituras Sagradas e dão forte apoio a essa afirmativa. Em primeiro lugar, existe uma diferença marcante de vocabulário e de estilo de um escritor para outro. Comparem-se as poderosas expressões literárias de Isaías com os tons lamurientos de Jeremias. Compare-se a construção literária de suma complexidade, encontrada em Hebreus, com o estilo simples de João. Distinguimos facilmente a linguagem técnica de Lucas, o médico amado, da linguagem de Tiago, formada de imagens pastorais.
Em segundo lugar, a Bíblia faz uso de documentos não-bíblicos, como o Livro de Jasar (Js 10.13; 2Sm 1.18), o livro de Enoque (Jd 14) e até o poeta Epimênedes (At 17.28). Somos informados de que muitos dos provérbios de Salomão haviam sido editados pelos homens de Ezequias (Pv 25.1). Lucas reconhece o uso de muitas fontes escritas sobre a vida de Jesus, na composição de seu próprio evangelho (Lc 1.1-4).
Em terceiro lugar, os autores bíblicos empregavam vasta variedade de gêneros literários; tal fato não caracteriza um ditado monótono em que as palavras são pronunciadas uma após a outra, segundo o mesmo padrão. Grande parte das Escrituras é formada de poesia (e.g., Jó, Salmos, Provérbios). Os evangelhos contêm muitas parábolas. Jesus empregava a sátira (v. Mt 19.24), Paulo usava alegorias (Gl 4) e até hipérboles (Cl 1.23), ao passo que Tiago gostava de usar metáforas e símiles.
Por fim, a Bíblia usa a linguagem simples do senso comum, do dia-a-dia, que salienta a ocorrência de um acontecimento, não a linguagem de fundamento científico. Isso não significa que os autores usassem linguagem anticientífica ou negadora da ciência, e sim linguagem popular para descrever fenômenos científicos. Não é mais anticientífico afirmar que o sol permaneceu parado (Js 10.12) do que dizer que o sol nasceu ou subiu (Js 1.15). Dizer que a rainha de Sabá veio "dos confins da terra" ou que as pessoas no Pentecostes vieram "de todas as nações debaixo do céu" não é dizer coisas com exatidão científica. Os autores usaram formas comuns, gramaticais de expressar seu pensamento sobre os assuntos.
Por isso, o que quer que fique implícito na doutrina dos escritos inspirados, os dados das Escrituras mostram com clareza que elas incluem o emprego de grande variedade de fontes literárias e de estilos de expressão. Nem todas as mensagens vieram diretamente de Deus, mediante ditado. Tampouco foram expressas de modo uniforme e literal. É preciso que se entenda a inspiração da perspectiva histórica e gramatical. A inspiração não pode ser entendida como um ditado uniforme, ainda que divino, que exclua os recursos, a personalidade e as variadas formas humanas de expressão.''...


 Inspiração pressupõe inerrância. A Bíblia não só é inspirada; é também, por causa de sua inspiração, inerrante, i.e., não contém erro. Tudo quanto Deus declara é verdade isenta de erro. Com efeito, as Escrituras afirmam ser a declaração (aliás, as próprias palavras) de Deus. Nada do que a Bíblia ensina contém erro, visto que a inerrância é conseqüência lógica da inspiração divina. Deus não pode mentir (Hb 6.18); sua Palavra é a verdade (Jo 17.17). Por isso, seja qual for o assunto sobre o qual a Bíblia diga alguma coisa, ela só dirá a verdade. Não existem erros históricos nem científicos nos ensinos das Escrituras. Tudo quanto a Bíblia ensina vem de Deus e, por isso, não tem a mácula do erro.
Não é possível refugir às implicações da inerrância factual com a declaração de que a Bíblia nada tem para dizer a respeito de assuntos factuais ou históricos. Grande parte da Bíblia apresenta-se como história. Bastam as tediosas genealogias para atestar essa realidade. Alguns dos maiores ensinos da Bíblia, como a criação, o nascimento virginal de Cristo, a crucificação e a ressurreição corpórea, claramente pressupõem matérias factuais. Não existem meios de "espiritualizar" a natureza factual e histórica dessas verdades bíblicas, sem praticar violência terrível contra a análise honesta do texto, da perspectiva cultural e gramatical.
A Bíblia não é um compêndio de Ciências, mas, quando trata de assuntos científicos em seu ensino, o faz sem cometer erro. A Bíblia não é um compêndio de História, mas, sempre que a história secular se cruza com a história sagrada em suas páginas, a Bíblia faz referência a ela sem cometer erro. Se a Bíblia não fosse inerrante e não estivesse certa nas questões factuais, empíricas, comprováveis, de que maneira seria possível confiar nela em questões espirituais, não sujeitas a testes? Como disse Jesus a Nicodemos: "Se vos falei de coisas terrestres, e não crestes, como crereis, se vos falar das celestiais?" (Jo 3.12).





[1] Murfreesboro, Sword of tht Lord, 1969
[2] Grand Rapids, Revell, 1907



12/06/2013

Hades não é sepultura- textos de Platão e outros

o conceito grego adventista da união da alma com o corpo refutado
"O vocábulo clássico Hades envolvia os homens bons e os maus, embora este lugar fosse dividido em Elísio, a morada dos virtuosos e o Tártaro, a morada dos perversos. Nestas particularidades, este termo corresponde substancialmetne à idéia do Sheol; onde os justos e ímpios também são reunidos"(Vincent- Estudo no Vocabulário grego do N.T, p. 78)

"os pagãos antigos dividiam o Hades em Elísio e Tártaro. Os judeus antigos identificaram as partes do Sheol em o seio de Abraão e a geena (cf. Lc 16:25), Jesus eseve no hades (At 2:27,31), não na geena." (Comentário de A.T. Robertson de mateus,p. 188, Cpad)




(Coleção Os pensadores- Platão)

Para Símias, salvo erro meu, o objeto de sua dúvida e dos seus temores é o de que a alma, sendo algo de mais belo e mais divino do que o corpo, venha a corromper-se antes dele, pois pensa que aquela
nada mais é do que uma espécie de harmonia.Quanto a Cebes, concede, por seu
lado, que a alma dure mais do que o corpo, mas, segundo pensa, é bem difícil saber
se a alma, depois de haver gasto muitos corpos sucessivamente, não se dissolve ao
sair do último, e se a morte não consiste justamente nisto, na destruição da alma,
pois que o corpo, esse, está continuamente destruindo-se. Não é isto, Símias e
Cebes, o que devemos examinar? Ambos declararam que sim.

*42 A opinião vulgar dos gregos é que a alma sem corpo passa a ter uma vida sem consciência no Hades. É interessante que Homero no limiar da Ilíada diga mais ou menos a mesma coisa: a ira de Aquiles enviou muitas almas de heróis para o Hades, mas quanto a "eles mesmos" (isto é, seus corpos), entregou-os aos cães e às aves para comerem. (N. do T.)

— Portanto, meu caro Cebes, a alma é antes de tudo uma coisa imortal e
indestrutível, e nossas almas de fato hão de persistir no Hades!

foi a um bem reduzido número que os deuses concederam esta honra de
fazer do Hades subir novamente sua alma, ao passo que a dela eles fizeram subir,
admirados do seu gesto; é assim que até os deuses honram ao máximo o zelo e a
virtude no amor



Fédon
E isso, de tal modo que ele me dava a impressão, ele que devia
encaminhar-se para as regiões do Hades, de para lá se dirigir auxiliado por um
concurso divino, e de ir encontrar no além, uma vez chegado, uma felicidade tal
como ninguém jamais conheceu



Todo aquele que atinja o Hades como profano e sem ter sido iniciado terá como lugar de destinação
o Lodaçal, enquanto aquele que houver sido purificado e iniciado morará,-uma vez
lá chegado, com os Deuses.


"Ora, examinemos a questão por este lado: é, em suma, no Hades que estão
as almas dos defuntos, ou não? Pois, conforme diz uma antiga tradição nossa
conhecida, lá se encontram as almas dos que se foram daqui, e elas novamente,
insisto, para cá voltam e renascem dos mortos. E se assim é, se dos mortos nascem
os vivos, que podemos admitir senão que nossas almas devem mesmo estar lá? Sem
dúvida, não poderia haver novo nascimento para almas que já não tivessem
existência, e para provar esta existência bastaria tornar manifesto que os vivos não
nascem senão dos morto

Quer dizer, então, que nossas almas existem no Hades19.
— Parece mui verossímil.
19 Hades. Para Platão este nome tem aqui a significação de Invisível, o país do Invisível, o reino das sombras. (N. do T.)


— Mas então a alma, aquilo que é invisível e que se dirige para um outro
lugar, um lugar que lhe é semelhante, lugar nobre, lugar puro, lugar invisível, o
verdadeiro país de Hades, para chamá-lo por seu verdadeiro nome*30, perto do Deus
bom e sábio, lá para onde minha alma deverá encaminhar-se dentro em breve, se
Deus quiser; então há de ser essa alma, digo, cujos caracteres e constituição natural
*30 Alusão à filosofia contemporânea de Platão: os gregos derivavam a palavra ιδης (Hades) de α e ιδης encontraram nesta palavra a significação de invisível, explicando simplesmente que Hades, como rei dos mortos, mora com as almas destes debaixo da terra, e é por isso
invisível aos homens e aos outros deuses. Mas Platão modifica a acepção: Hades é o "invisível verdadeiro", isto é, a substância invariável, eterna e imperceptível aos sentidos, mas captável pelo espírito, que depois da morte se aparta dos obstáculos da matéria (corpo) e vê diretamente o Hades, isto é, o ser eterno. (N. do T.)


— Portanto, meu caro Cebes, a alma é antes de tudo uma coisa imortal e
indestrutível, e nossas almas de fato hão de persistir no Hades!
  

Apologia de Sócrates (Coleção Os Pensadores)
Se, em chegando ao Hades, livre dessas pessoas que se intitulam juízes, a gente
vai encontrar os verdadeiros juízes que, segundo consta, lá distribuem a justiça,
Minos12, Radamanto, Éaco, Triptólemo e outros semideuses que foram justiceiros em ida, não valeria a pena a viagem? Quanto não daria qualquer de vós para estar na
companhia de Orfeu13, Museu, Hesíodo e Homero? Por mim, estou pronto a morrer
muitas vezes, se isso é verdade; eu de modo especial acharia lá um entretenimento 
maravilhoso, quando encontrasse Palamedes14, Ájax de Telamão e outros dos antigos,
que tenham morrido por uma sentença iníqua; não me seria desagradável comparar
com os deles os meus sofrimentos e, o que é mais, passar o tempo examinando e
interrogando os de lá como aos de cá, a ver quem deles é sábio e quem, não o sendo,
cuida que é. Quanto não se daria, senhores juízes, para sujeitar a exame aquele que 
comandou a imensa expedição contra Tróia, ou Ulisses, ou Sísifo —milhares de outros 
se poderiam nomear, homens e mulheres, com quem seria uma felicidade indizível
estar junto, conversando com eles, sujeitando-os a exame! Os de lá absolutamente não...
*13 Orfeu e Museu são autores lendários dos hinos e cânticos dos ritos dos Mistérios. (N. do T.)
*14 Palamedes e Âjax são figuras lendárias; o primeiro teria morrido apedrejado, vitima duma calúnia, no acampamento dos gregos em Tróia;
o segundo, herói duma tragédia de Sófocles, além de o ser da Filada, suicidou-se por ter sido fraudado na herança das armas de Aquiles, que

deviam caber ao mais valoroso dos guerreiros. (N. do T.)
Conclusões:
Os gregos acreditavam em aniquilação da alma e imortalidade da alma
Os gregos acreditavam também em reencarnação.
Assim o argumento que diz que a imortalidade da alma é errada pois é um conceito grego é falsa, pois a doutrina da aniquilação também é um conceito grego!!!

http://igrejaadventistanamiradaverdade.blogspot.com.br/search/label/Doutrina%20grega%20da%20mortalidade%20das%20almas%21%21%21
Os líderes adventistas gostam de dizer que os evangélicos copiaram a doutrina da imortalidade das almas dos gregos, mas desconhecem que SUA DOUTRINA É GREGA!!!

*VÁRIAS ESCOLAS DE PENSAMENTO GREGAS ERAM ANIQUILACIONISTAS!!! 
Epicuro "A morte, para nós, é um nada; porque quando o corpo se dissolver nos seus elementos, não haverá mais sensações, e o que é destituído de sensações nada é, para os seres humanos» 

Lucrécio "Tudo o que as fábulas contam sobre a vida pós morte está aqui, nas nossas vidas. (…) É aqui nas nossas vidas que o medo irracional aos deuses ameaça os mortais" 

Demócrito diz Aécio"Demócrito e Epicuro - a alma é perecível e desaparece com o corpo" (Aécio IV, 7,4)

Zenão (Estoicos)- não acreditava na vida após a morte. Eram monistas.




para saber mais click http://igrejaadventistanamiradaverdade.blogspot.com.br/2013/07/inferno.html

19/03/2013

o dom de línguas é apenas idiomas humanos?

 Veja o vídeo do programa  a partir de 16 minutos e meio:
http://www.youtube.com/watch?v=f9kg9W7Rzpo
Resumo:
1- "Mc 16:17  No grego  existem duas palavras para novo, ...
kainos= novo,  já existente
neos= algo inédito.
"Em Marcos 16  esta palavra grega é kainos="línguas já existentes"

Resposta: 
1- Grande mentira!!! qual dicionário diz isso?, veja o Léxico de Strong:

2537 kainov kainos
de afinidade incerta; TDNT-3:447,388; adj
1) novo
1a) com respeito \a forma
1a1) recentemente feito, fresco, recente, não usado, não surrado
1b) com respeito \a substância
1b1) de um novo tipo, sem precedente, novo, recente, incomum, desconhecido



3501 neov neos incluindo o comparativo  newterov neoteros 

palavra primária; TDNT-4:896,628; adj 

1) nascido recentemente, jovem, juvenil 
2) novo 
 O Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento diz p.1402-1403:
kainos=no uso secular kainos denota aquilo que é novo quanto a qualidade, com comparação com aquilo que existia até agora..."A Septuaginta [tradução judaica para o grego] indicando no uso comum, algo novo, que anteriormente não havia.. Ex 1:8; rei, casa nova Dt20:5; odres novos Js 9:13; capa nova 1 Rs 11:29 O novo Testamento também segue o uso secular de Kainos, não usado, infamiliar, interessante e novel...
O Dicionário Vine diz:
"kainos ..denota 'novo', no que concerneàquilo que está desacostumado ou desabituado, não novo no tempo, o que é recente [neos], mas novo quanto a forma ou qualidade, a natureza diferente daquilo que é posto em contraste com o velho"

Assim o termo kainos se refere a algo novo a pessoa que fala, sem precedentes, incomum, de novo tipo. Não somente línguas desocnhedidas dos homens mas também conhecidas como foi o caso de At 2:
"As novas l´pinguas (kainos), citadas em Mc 16:17 são as outrras linguas (heteros0, de At 2:4. Estas línguas [At 2:4], porém eram 'novas e diferentes, não no sentido de que nunca tinham sido ouvidas, ou que eram novas aos ouvintes, pois está claro em At 2:8 que este não é o caso"  Ma em 1 Co 14 o caso é diferente e se encaixa perfeitamente na deffinição dos dicionários:

2- At 2 refere-se sim, a idiomas humanos, pois o texto assim o exige. Mas 1Co 14 não fala de idiomas humanos, mas idiomas desconhecidos dos homens:
a- O que fala em língua não entende a língua que fala, nem ele nem os outros. a não ser se receber o dom de interpretação recebido por oração.

13 Pelo que, o que fala em outra língua deve orar para que a possa interpretar.
14  Porque, se eu orar em outra língua, o meu espírito ora de fato, mas a minha mente fica infrutífera.
15 ¶ Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com a mente; cantarei com o espírito, mas também cantarei com a mente.
16  E, se tu bendisseres apenas em espírito, como dirá o indouto o amém depois da tua ação de graças? Visto que não entende o que dizes;
2 Pois quem fala em outra língua não fala a homens, senão a Deus, visto que ninguém o entende, e em espírito fala mistérios . ( veja apêndice)

b- Ele mesmo assim recebe edificação, mesmo sem entender 
4  O que fala em outra língua a si mesmo se edifica, mas o que profetiza edifica a igreja.
14 Porque, se eu orar em outra língua, o meu espírito ora de fato, mas a minha mente fica infrutífera.

c- Quando não tem o dom de interpretação o que fala em língua deve falar consigo mesmo e com Deus, o que soa estranho se fosse uma idioma humano. Será que ele estaria pregando para si mesmo? Auto-pregação?
28  Mas, não havendo intérprete, fique calado na igreja, falando consigo mesmo e com Deus.

3-Portanto o termo kainos se refere a algo sem precedentes, novo desconhecido por quem fala podendo ser idiomas conhecidas dos homens ou não,  para maiores detalhes veja abaixo.


2- "At 2: aqui fala de idiomas, pois tinham pessoas de várias nacionalidades...
todo dom de Deus tem um propósito, qual era o propósito de At 2? era a pregação do evangelho precisava chegar a todo o mundo.a todas as nações."
em (39:00)  diz "o dom da pregação do evangelho, o dom de línguas"
definição do dom de línguas do dicionário Vine- CPAD palavra línguas: Dom sobrenatural de falar outro idioma sem te-lo aprendido"
Resposta: 
1-O texto de At 2 ou qualquer parte do Novo Testamento diz que o dom era para pregação.Eles simplesmente falavam das grandezas de Deus, isto chamou a atenção dos que ouviam a língua de sua nacionalidade
11  tanto judeus como prosélitos, cretenses e arábios. Como os ouvimos falar em nossas próprias línguas as grandezas de Deus?

2- Quem pregou foi Pedro, no idioma comum a eles
14 ¶ Então, se levantou Pedro, com os onze; e, erguendo a voz, advertiu-os nestes termos: 

3- Como vimos acima não tem sentido dizer que se trata de pregação pois:
a-O que fala em lingua não entende a lingua que fala, nem ele nem os outros. a não ser se receber o dom de interpretação recebido por oração.
b- Ele mesmo assim recebe edificação, mesmo sem entender 
c- Quando não tem o dom de interpretação o que fala em língua deve falar consigo mesmo e com Deus, o que soa estranho se fosse uma idioma humano. Será que ele estaria pregando para si mesmo? Auto-pregação?

4- Quanto ao dicionário Vine CPAD p.754-755: "Dom sobrenatural de falar outro idioma sem te-lo aprendido" Na p.  755 faz referência que o artigo sobre 'Linguas' é tirado da Bíblia de Estudo Pentecostal que diz na p.1631"Estas línguas podem ser humanas, i.e, atualmente faladas (At 2.6), ou desconhecidas na terra (cf. 1 Co 13:1)


3- "será que existe algum texto na bíblia que alguém fala e ninguém entende? Eu quero dizer que não (31:20)"
Resposta:

13 Pelo que, o que fala em outra língua deve orar para que a possa interpretar.
14  Porque, se eu orar em outra língua, o meu espírito ora de fato, mas a minha mente fica infrutífera.
15 ¶ Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com a mente; cantarei com o espírito, mas também cantarei com a mente.
16  E, se tu bendisseres apenas em espírito, como dirá o indouto o amém depois da tua ação de graças? Visto que não entende o que dizes;
2 Pois quem fala em outra língua não fala a homens, senão a Deus, visto que ninguém o entende, e em espírito fala mistérios.




4-" Você que é pentecostal. /toda a sua doutrina é baseada em um único verso, que é 1 Co 14:2.
devemos entender 1 Co 14 á luz de At 2"
Resposta:
1- Não são só os pentecostais que acreditam que 1 Co 14 se refere a idioma não humanos:

"Alguns comentadores (Hodge, por exemplo) acham que este é o dom de falar em outras línguas que se fala aqui [At 2]. Esta é uma solução atraente, mas ninguém, ao ler 1 Co, pensaria que é isso que Paulo tinha em mente. O dom não faz parte de um programa evangelístico da igreja, mas é exercido ente os crentes. Não é compreendido por gente que fala outras línguas, mas requer um dom especial de interpretação. Sem o dom de interpretação, o seu possuidor deve falar 'consigo mesmo e com Deus' (14:28), que é um modo estranho de tratar uma das línguas reconhecidas do mundo. O dom de que Paulo fala não era um pelo qual os homens poderiam com a maior facilidade ser entendidos pelos outros, mas era um dom com o qual eles não se entendiam nem a si mesmos. Linguajar extático em língua não conhecida, e sob a influência do Espírito, parece que é o que paulo quer dizer. Depois de dom de línguas, Paulo fala da capacidade para interpretá-las. Este era o dom pelo qual Deus tornava inteligível o que estava oculto a todos nos pronunciamento extáticos recém mencionados.  (1 Coríntios editora Vida Nova, p. 138-139)
Mais exemplos de que eram linguas desconhecidas na Terra::Dicionário Internacional de Teologia do NT p.1510;  Notas de Rodapé Bílbia de Jerusalém; B´bilia Shed Nota 1 Co12:10; 14:23-25); Novo Testamento King James  1 Co 14:2;  Bíblia de Estudo NTLH 1 Co 12:10; NVI 1 Co 12:10; etc.)

2- Como visto acima os pentecostais e outros cristãos não se baseiam num único verso!!! Vamos parar de mentir!!



5- "14:9-10 As pessoas comessam a falar nesse dom de línguas moderno.e Paulo diz que todas as línguas tem significação e a pessoa entrou em êxtase espiritual emocional e perguntam o que você disse?e a pessoa dizem não sei!!!.Todas as línguas tem significado, portanto não existe língua sem significado.
Resposta:
O texto na verdade mostra que:
1- As línguas humanas tem todas elas significado, assim o que fala em línguas deve orar para as interpretar, para que a igreja receba a edificação (não tem nada a ver com pregar o evangelho como afirma a igreja adventista)
2- O texto diz que o  que ora em línguas, ele mesmo não entende o que está dizendo!!!! (a minha mente fica infrutífera.)
3- Se fosse  a capacidade de aprender um dioma para pregar a pessoa entenderia automaticamente o idioma, não necessitando de orar para interpretar!!

9  Assim, vós, se, com a língua, não disserdes palavra compreensível, como se entenderá o que dizeis? Porque estareis como se falásseis ao ar.
10  Há, sem dúvida, muitos tipos de vozes no mundo; nenhum deles, contudo, sem sentido.
11  Se eu, pois, ignorar a significação da voz, serei estrangeiro para aquele que fala; e ele, estrangeiro para mim.
12  Assim, também vós, visto que desejais dons espirituais, procurai progredir, para a edificação da igreja.
13  Pelo que, o que fala em outra língua deve orar para que a possa interpretar.
14  Porque, se eu orar em outra língua, o meu espírito ora de fato, mas a minha mente fica infrutífera.
15 ¶ Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com a mente; cantarei com o espírito, mas também cantarei com a mente.
16  E, se tu bendisseres apenas em espírito, como dirá o indouto o amém depois da tua ação de graças? Visto que não entende o que dizes;
17  porque tu, de fato, dás bem as graças, mas o outro não é edificado.



6- "o último dom é o dom de línguas. é o último dom"
Resposta:
Será que isso significa que devemos desprezá-lo? 1 Co 12:28 

1-O dom de línguas traz edificação quando é interpretado trazendo edificação.
5  Eu quisera que vós todos falásseis em outras línguas; muito mais, porém, que profetizásseis; pois quem profetiza é superior ao que fala em outras línguas, salvo se as interpretar, para que a igreja receba edificação.
2- Paulo disse que: 
18  Dou graças a Deus, porque falo em outras línguas mais do que todos vós.
Ora a luz de 1Co 12 a 14 (que trata de dons do Espírito) isso não se trata de idiomas que Paulo falava naturalmente como Grego, Hebraico, Aramaico, Latin  e talvez outros



7- "Jesus não falava em línguas?nem João Batista......? "
Resposta:
Onde está escrito?
O fato é que não sabemos se eles falavam ou não!!! Esse é chamado argumento do silêncio, 'afirmar a partir do silêncio a inexistência ou existência de algo'. isto é uma falácia muito conhecida.


8-" o dom de línguas tem que ter significado, propósito, sentido. Segundo ele é entendível, ele é sinal para os descrentes, não é algo para a igreja é para fora, para a pregação do evangelho"
1- Nunca lestes o v.5?
  Eu quisera que vós todos falásseis em outras línguas; muito mais, porém, que profetizásseis; pois quem profetiza é superior ao que fala em outras línguassalvo se as interpretar, para que a igreja receba edificação.
2-Nem os v.12 e 13?
12  Assim, também vós, visto que desejais dons espirituais, procurai progredir, para a edificação da igreja.
13  Pelo que, o que fala em outra língua deve orar para que a possa interpretar.
3- As línguas também podem ser usadas para oração, num idioma não humano é falado :

14  Porque, se eu orar em outra língua, o meu espírito ora de fato, mas a minha mente fica infrutífera.
15 ¶ Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com a mente; cantarei com o espírito, mas também cantarei com a mente.
16  E, se tu bendisseres apenas em espírito, como dirá o indouto o amém depois da tua ação de graças? Visto que não entende o que dizes;
17  porque tu, de fato, dás bem as graças, mas o outro não é edificado.


4- Quanto ao v. 22 ele não tem nada a ver com a pregação adventista já que contraria os versos anteriores que mostra que  fala em língua serve para oração, edificação da igreja e cântico na assembléia da igreja.

21 ¶ Na lei está escrito: Falarei a este povo por homens de outras línguas e por lábios de outros povos, e nem assim me ouvirão, diz o Senhor.
22  De sorte que as línguas constituem um sinal não para os crentes, mas para os incrédulos; mas a profecia não é para os incrédulos, e sim para os que crêem.
23  Se, pois, toda a igreja se reunir no mesmo lugar, e todos se puserem a falar em outras línguas, no caso de entrarem indoutos ou incrédulos, não dirão, porventura, que estais loucos?
24  Porém, se todos profetizarem, e entrar algum incrédulo ou indouto, é ele por todos convencido e por todos julgado;
25  tornam-se-lhe manifestos os segredos do coração, e, assim, prostrando-se com a face em terra, adorará a Deus, testemunhando que Deus está, de fato, no meio de vós.
 É uma citação de Is 28:11-12 onde o significado é que os incrédulos, os judeus, seriam levados cativos para a Assíria e ouviriam uma língua estranha a eles.Isso era um sinal de julgamento.Assim também se todos se reunirem em um mesmo lugar e todos falarem em línguas , os gentios seriam repelidos e rejeitariam o evangelho. Neta situação as línguas não interpretadas servem de sinal de julgamento para os incrédulos.




9- "Alguém diz: essa é a língua dos anjos, mas a Bíblia diz que quando os anjos falavam as pessoas entendiam ...".
Resposta:
 1- A bíblia contrasta a língua dos homens com  a dos homens:
1 Coríntios 13:1  Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine.

2- Logo os anjos falaram aos homens na própria língua deles (dos homens)

3- Mas isto tambem não significa necessariamente que as línguas sobreanturais são de anjos.


Apêndice:
Mistério significa SEMPRE  algo revelado pela pregação?
O ter o grego para 'mistérios' significa 'algo uma vez oculto e que agora foi revelado por Deus'. O evangelho era um mistério no sentido de não ser conhcido pela pessoa que mantinha contato com ele pela priemeira vez. Porém, isso não significa que o mesmo não existia antes (veja Hb 9:14) (Na Mira da Verdade- 2ª edição revisada, p. 130)
O léxico de Strong diz:
 musthrion musterion 
de um derivado de muo (fechar a boca); TDNT-4:802,615; n n 
1) algo escondido, secreto, mistério 
1a) geralmente mistérios, segredos religiosos, confiado somente ao instruído e não a meros mortais 
1b) algo escondido ou secreto, não óbvio ao entendimento 
1c) propósito ou conselho oculto 
1c1) vontade secreta 
1c1a) dos homens 
1c1b) de Deus: os conselhos secretos com os quais Deus lida com os justos, ocultos aos descrentes e perversos, mas manifestos aos crentes 
 O dicionário Vine p. 795 diz:
"No novo Testametno  denota... aquilo que, estando fora do âmbito da apreensão natural sem auxílio, só pode conhecido pela revelação divina, e é conhecido do modo e no tempo designados por Deus, e só aqueles que são iluminados pelo seu Espírito.
O sentido de 1 Co 14:2 é o uso de mistério novo testamento: "Algo inacessível ao homem a não ser ao ser desvendado por Deus. No caso aqui só pelo dom de interpretação de línguas.
O Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento p.2286, Ed. Vida Nova diz:
"Os mistérios pronunciados com sons extáticos e ininteligíveis necessitam de interpretação (14:13)..."
2  Pois quem fala em outra língua não fala a homens, senão a Deus, visto que ninguém o entende, e em espírito fala mistérios.
1 Coríntios 14:5  Eu quisera que vós todos falásseis em outras línguas; muito mais, porém, que profetizásseis; pois quem profetiza é superior ao que fala em outras línguas, salvo se as interpretar, para que a igreja receba edificação.
1 Coríntios 14:13  Pelo que, o que fala em outra língua deve orar para que a possa interpretar.
1 Coríntios 14:26  Que fazer, pois, irmãos? Quando vos reunis, um tem salmo, outro, doutrina, este traz revelação, aquele, outra língua, e ainda outro, interpretação. Seja tudo feito para edificação.

outros exemplos do termo mistério que não se aplica a pregação das boas novas::
Apocalipse 17:5  Na sua fronte, achava-se escrito um nome, um mistério: BABILÔNIA, A GRANDE, A MÃE DAS MERETRIZES E DAS ABOMINAÇÕES DA TERRA.
Apocalipse 17:7  O anjo, porém, me disse: Por que te admiraste? Dir-te-ei o mistério da mulher e da besta que tem as sete cabeças e os dez chifres e que leva a mulher:

FALSAS LÍNGUAS
a BÍBLIA DE ESTUDO PENTECOSTAL DIZ NA P. 1631::
"O simples fato de algúem falar 'noutras línguas', ou exercitar outra manifestação sobrenatural não é evidência irrefutável da obra e presença do Espírito Santo. As pessoas podem imitar as linguas estranhas como fazem os demônios. A Bíblia nos adverte a não crermos em todo espírito, e averiguarmos se nosssas experiências espirituais procedem realmente de Deus (Ver 1 Jo 4:1 nota)
 Hoje em dia há cetos grupos religiosso que ENSINAM  a falar em línguas por meio de repetições, geralmente repetem e misturam um conjunto de 6 sílabas

18/03/2013

Mentiras e acréscimos de Ellen White sobre Judas Iscariotes

O MAIS FAMOSO LIVRO DE ELLEN WHITE PROVA QUE ELA NÃO ERA INSPIRADA: 
“ Enquanto Jesus estava preparando os discípulos para sua ordenação, um que não fora chamado se esforçou para ser contado entre eles. Foi Judas Iscariotes, que professava ser seguidor de Cristo. Adiantou-se então, solicitando um lugar nesse círculo mais íntimo de discípulos. Com grande veemência e aparente sinceridade, declarou: "Senhor, seguir-Te-ei para onde quer que fores." Jesus nem o repeliu, nem o acolheu com mostras de agrado, mas proferiu apenas as tristes palavras: "As raposas têm covis, e as aves do céu ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça”. Mat. 8:19 e 20...

Os discípulos estavam ansiosos por que Judas fosse contado entre eles. Tinha imponente aparência, era dotado de perspicácia e habilidade executiva, e eles o recomendaram a Jesus como pessoa que Lhe seria de grande utilidade na obra. Surpreenderam-se de que o recebesse tão friamente”. 

(O Desejado de todas as nações, CPB, p. 293-294)

Nesta citação ELLEN WHITE afirma que:
1) Judas não foi chamado como apóstolo.
2) Que ele se ofereceu para ser um dos doze apóstolos, se adiantando.
3) Judas declarou: "Senhor, seguir-Te-ei para onde quer que fores”;
4) Jesus nem o acolheu e nem o repeliu o amostras de grado;
5) Jesus disse as palvras de Mt 8:19-20 para ele;
6)Era desejo dos discípulos que Judas fosse um deles;
7) Que os discípulos o recomendaram a Jesus;
8) Que ficaram surpresos com a frieza de Jesus
9) Que tinha imponente aparência

Resposta:

E aconteceu que naqueles dias subiu ao monte a orar, e passou a noite em oração a Deus. E, quando já era dia, chamou a si os seus discípulos, e escolheu doze deles, a quem também deu o nome de apóstolos: Simão, ao qual também chamou Pedro, e André, seu irmão; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelote; E Judas, irmão de Tiago, e Judas Iscariotes, que foi o traidor”. Luc.6:12-16;

Respondeu-lhe Jesus: Não vos escolhi a vós os doze? e um de vós é diabo. E isto dizia ele de Judas Iscariotes, filho de Simão; porque este o havia de entregar, sendo um dos doze”. 
João 6:71-72.

 Chamou a si seus discípulos,e ESCOLHEU DOZE deles, AOS QUAIS lhes chamou de apóstolos... Lc 6:16 ... e Judas Iscariotes QUE SE TORNOU O TRAIDOR" Lc 6:13

18 ¶ E Jesus, vendo em torno de si uma grande multidão, ordenou que passassem para a outra margem.
19 E, aproximando-se dele um escriba, disse: Mestre, aonde quer que fores, eu te seguirei.
20 E disse Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça.
Mateus 8:18-20
1- a Bíblia afirma que Jesus escolheu os doze., inclusive Judas!  Não sejamos hipócritas de relativizzar os números
2- Em nenhum momento aparecem NA BÍBLIA 8 itens acima mencionados pela Srª.White acima!
3- A FALA Que Ellen White atribui a Judas Iscariotes NA VERDADE FOI DIRIGIDA A UM ESCRIBA! 



Tentativa de contra  resposta de um membro adventista: 
"Não falo de todos vós; eu bem sei os que tenho escolhido; mas para que se cumpra a Escritura: O que come o pão comigo, levantou contra mim o seu calcanhar". João 13:18
"A implicação deste texto é óbvia: houve pelo menos um que Jesus não escolheu."
Resposta:
Jo 13:10 Disse-lhe Jesus: Aquele que está lavado não necessita de lavar senão os pés, pois no mais todo está limpo. Ora, vós estais limpos, mas não todos.
11 Porque bem sabia ele quem o havia de trair; por isso, disse: Nem todos estais limpos.
12 Depois que lhes lavou os pés, e tomou as suas vestes, e se assentou outra vez à mesa, disse-lhes: Entendeis o que vos tenho feito?
13 Vós me chamais Mestre e Senhor e dizeis bem, porque eu o sou.
14 Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros.
15 Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.
16 Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado, maior do que aquele que o enviou.
17 Se sabeis essas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes.
18 ¶ Não falo de todos vós; eu bem sei os que tenho escolhido; mas para que se cumpra a Escritura: O que come o pão comigo levantou contra mim o seu calcanhar.
ou seja: o termo "não falo de todos nós" se refere a não estar limpo!!! e não que el não tivesse escolhido Judas, que se TORNOU o traidor..

Conclusão:
Apesar das afirmações dos Adventistas  de que Ellen White ser inspirada ela MENTIU  E ACRESCENTOU DOUTRINAS NA BÍLBIA:
“Tudo quanto disse e escreveu foi puro, elevado, cientificamente correto e profeticamente exato.” (Sutilezas do erro, p. 30).
“Negamos que a qualidade ou grau de inspiração dos escritos de Ellen White sejam diferentes dos encontrados nas Escrituras Sagradas”. (Revista Adventista fev./1984, p. 84).
"foi lhe concedida instrução inspirada da parte de Deus..." ( NISTO CREMOS, P. 301)
"Não há nada em seus escritos que anule, diminua ou contradiga a revelação bíblica. Um telescópio não pode acrescentar uma única estrela ao céu. Mas ele nos possibilita ver muito mais do que vemos ao olho nu. A relação entre os escritos de Ellen White e a bíblia é assim. Não há pretensão de estabelecer verdades, nem de estabelecer verdades, nem de comunicar aquilo que a bíblia tem comunicado. Seu papel é ser um guia que nos possibilita ver com mais clareza as verdades bíblicas. Uma luz menor conduzindo a uma luz maior, como ela mesma definiu." (Verdades para o tempo do fim p.42, 2011, Escola Bíblica, REde Novo Tempo de Comunicação)

"SE qualquer mensagem não estiver de acordo com a Bíblia, ela não tem luz, não merece crédito"   (Verdades para o tempo do fim p.42, 2011, Escola Bíblica, REde Novo Tempo de Comunicação)

PIONEIROS ADVENTISTAS CRIAM QUE JESUS TIINHA NATUREZA CAÍDA DO PECADO

Apesar da igreja adventista negar isso veja o que este livro ADVENTISTA CONFESSA (Questões sobre doutrina-edição anotada):
"Este foi um problema real para os delegados adventistas, o próprio Froom havia descoberto que "quase todos eles" achavam 'que Cristo tivera a nossa natureza pecaminosa' ". Além disso, a edição de 1950 do livro Drama fo de Ages, de W. H. Branson. ex-presidente da Associação Geral , afirmava claramentee que Cristo tomou 'sobre si a carne pecaminosa' e que Ele precisava ter aceitado a 'natureza pecaminosa do homem'. Banson havia 'corrigido ' aquelas afimações na edição de 1953 do seu livro, mas elas e outras ainda estavam registradas" (idem p. 13)

"as secções corrigidas dizem 'nossa carne' e 'agora é NAtureza real' 
(idem p. 28)

"não vendo solução para este problema, parece que Froom e seus associados foram pouco transparentes quanto a posição da denominação desde meados de 1890 . De acordo com Barnhouse, os lídres adventistas haviam dito a ele e a Martin que 'a maioria da denominação sempre sustentou a natureza humana de Cristo 'como sendo sem pecado, santa e perfeita, a despetio do fato de alguns de seus escritores ocasionalmente têm impresso material com pontos de vista contrários, interiamente repugnantes à igreja de maneira geral. ..." 
(idem p. 13)
"M . L. Andreasen, havia sido o mais influente teólogo e autor teológico da denominação nos últimos anos da década de 1030 e durante a década de 1940... (idem p. 15)... Utilizando oconceito vastamente sustentado de que Cristo possuía uma natureza pecaminosa exatamente como a de Adão de pois da queda (istoé, uma natureza pecaminosa com tendências para o pecado), Andreasen formulou a sua interpretação da teologia da 'última geração', com Cristo sendo um exemplo do que poderia ser realizado na vida de Seus seguidores. Essa teologia é bem clarametne dleineada...[em portugûes, O ritual do Santuário, 1983]. Este livro afirma especificamente que Satanás não foi derrotado na cruz, mas seria derotado pala última geração em sua demonstração de que uma geração inteira de pessoas poderia viver uma vida impecavelmente perfeita..." (idem p. 17)

'o ensino de que Cristo possuía carne pecaminosa no sentido de ter as mesmas tendências para o pecado como qualquer outro filho de Adão se TORNOU A CRENÇA DA MAIORIA DOS ADVENTISTAS DO ´SETIMO DIA NA PRImeiRA METADO DO SÉC. 20Esse ensino passou a ser aceito d eforma tão ampla que não era mais necessária a argumetnação sobre ele na literatura adventista. Foi aceito como um fato. foi fundamentado nesse ensino que M. L. Andrease construiria a sua teologia da última geração" (idem p. 440)... É nesse contexto que alguns líderes adventistas começaram a encontrar-se com Walter martin em emados dos anos de 1950... 
(idem p. 440)

"Froom e seus associados estavam corretos em sentir,a apartir do material que tinham sobre o tópico da natureza humana de Cristo, que a interpretação básica da denominação sobre o assunto precisava ser mudada..." (idem p. 443)

"o fato é que desde os anos de 1890 têm havido duas interpretações adventistas distintas sobre a natureza humana de Cristo no adventismo. Uma possui uma interpretação visível, enquanto a outra tem estado invisível..."

A segunda interpretação era a de Ellen White. Mas não foi até a publicação de "Questões sobre doutrina" que muitas de suas declarações sobre o tema foram reunidas e juntamente publicadas. repentinamente, os adventistas começaram a ler que ... 'jamais deixem ficar em mentes humanas a mis leve impressão de que repousava sobre Cristo um vetígio de corrupção, ou uma tedência a ela, ou de que ele de qualquer maneira cedesse a corrupção. [...] Mas seja todo ser humano advertido contra a atitude de fazer cristo sempre ser humano, tal qual um de nós, pois não pode ser assim'"
 (idem 441)

Abraão guardava o sábado?

"Gn 26:5 O verso diz sim que a obediência de Abraão envolvia a observância dos 10 mandamentos, porque a palavra hebraica para preceitos (mitsvah) é a mesma utilizada para os 10 mandamentos em Deuteronômio" 5:10, 29 e 31 e 6:1..."
"A lei foi dada 430 anos depois só que na forma escrita. Se não houvesse uma lei moral antes do Sinai, o diabo não poderia ser considerado mentiroso e homicida...etc...  
(Na Mira da Verdade - p. 57; 2ª edição revisada)

Os adventistas citam Gn 2:2,3 e Gn 26:5  para dizer que Adão, e os Patriarcas de Abel a Jacó, guardavam o Sábado. 

Resposta:
1-Antes do período de  Ex 16:22-30 nenhum povo tinha a Lei do Sábado como código, estatuto, dado por Deus. Os próprios Judeus confirmam isso!!

" na verdade, a tradição assume que a lei do sábado havia sido proclamada em Mara, antes da revelação do Sinai"(Ex Rashi em xv;.. Maimonides, "Moré" iii 32;.. Sanh 56b).

2- Assim não se tem registro histórico sobre nenhum povo antes de Moisés guardando o sábado.

3-A Lei de moisés (que incluía o sábado) foi dada 430 anos depois de Abraão ( Gl 3:17 ). O Sábado passou a ser um sinal entre Deus e Israel pala saída do Egito (Dt 5:15; Ex 31:16-17), pois lá foram escravos. O Sábado foi o dia escolhido pois Deus “cessou sua obra” neste dia (Ex 20:11).

4-Em  Gn 26:5 o texto refere-se a ordem de Abraão sair de sua terra ( Gn 12:1), circuncidar os machos (Gn 17:9-11)  e  outros (Gn 21:12; Gn 22:2; etc.)

5- Ninguém diz que não havia lei moral antes do Sinai!!!  Isso é fazer caricatura do argumento (Falácia do Espantalho= distorcer um argumento e depois refutá-lo). É lógico que a Lei Moral (cujo número é muitíssimo maior que 10 mandamentos e exclui o sábado)já vigorava Rm 2:14-15 exemplos:  Gn 6 (toda sorte de pecados) ;  assassinato Gn 4:1-11; poligamia Gn 2:24;4:19; arrogância Gn 11; adultério Gn 12:18-19; homossexualidade Gn 19:5-7 etc.

6- O termo hebraico supra citado, em questão, por si, não prova que se refere aos 10 mandamentos pois aparece se referindo a :
a-preceitos humanos e não divinos

Isaías 29:13  O Senhor <0136> disse <0559> (8799): Visto <03282> que este povo <05971> se aproxima <05066> (8738) de mim e com a sua boca <06310> e com os seus lábios <08193> me honra <03513> (8765), mas o seu coração <03820> está longe <07368> (8765) de mim, e o seu temor <03374> para comigo consiste <03925> (8794) só em mandamentos <04687> de homens <0582>, que maquinalmente aprendeu,
 o léxico de Strong diz:

04687 hwum mitsvah
procedente de 06680; DITAT-1887b; n f
1) mandamento
1a) preceito (de homem)
n1b) o mandamento (de Deus)
1c) mandamento (do código de sabedoria)
b-muitíssimos preceitos além dos 10 mandamentos (o texto se refere a todos os mandamentos de levítico! será que Abraaõ guardava todos os mandamentos de Levítico? já que a palavra hebraica é a mesma?
Levítico 27:34  São estes os mandamentos <04687> que o SENHOR <03068> ordenou <06680> (8765) a Moisés <04872>, para os filhos <01121> de Israel <03478>, no monte <02022> Sinai <05514>
c-No próprio livro de Deuteronômio o termo aparece inúmeras vezes e se referindo a TODO tipo de mandamento e não somente aos 10!!
Conclusão: não se pode argumentar que Abraão guardava o sábado por causa do termo hebraico para mandamentos (ou preceitos)


7-Irineu  escrevendo no ano 180 d.C no livro "Contra Heresias" livro IV, 16.2"...elas foram dadas ao  povo como sinal, se encontra em Abraão, o qual, sem circuncisão e sem observância do sábado, acreditou em Deus e lhe foi imputado a justiça e foi chamado amigo de Deus"

8- o sábado é preceito cerimonial, NÃO É PRECEITO MORAL!!


---Cl 2:16  o Sábado era sombra, preceito cerimonial, tipo de Cristo
16 ¶ Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados,
17  porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir; porém a realidade é  Cristo.

                A expressão “dias de festas, lua nova e sábados” aparece no Antigo Testamento em clara distinção entre os três termos (I Cr 23:31; II Cr 2:4; Nm 28:9-17). Portanto os Sábados cerimoniais, ou seja, os Sábados das festas de Israel já estão incluídos na expressão “dias de festas”. Dizer que a expressão “Sábados” se refere aos Sábados Cerimoniais é cometer um engano. A palavra Sábado aparece na forma plural ou singular 60 vezes. Em 59 casos, os Adventistas reconhecem como por se tratar do Sábado semanal, negam apenas Cl 2:16.

---O sábado era cerimonial: Jesus afirmou que as leis cerimoniais de sacrifício eram superiores a lei do sábado!! 
Mt 12: 5  Ou não lestes na Lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado e ficam sem culpa? Pois eu vos digo:
---Hb 4 ensina que o sábado representa a obra de Cristo, os que crêem entram no descanso, mas os guardadores do sábado, os judeus, não entraram, pois não creram no evangelho, e assim resta a eles um descanso!Assim o texto diz que o descanso do sétimo dia era tipológico da obra de Cristo  e assim cerimonial:

1 ¶ Temamos, portanto, que, sendo-nos deixada a promessa de entrar no descanso de Deus, suceda parecer que algum de vós tenha falhado.

2  Porque também a nós foram anunciadas as boas-novas, como se deu com eles; mas a palavra que ouviram não lhes aproveitou, visto não ter sido acompanhada pela fé naqueles que a ouviram.

3  Nós, porém, que cremos, entramos no descanso, conforme Deus tem dito: Assim, jurei na minha ira: Não entrarão no meu descanso. Embora, certamente, as obras estivessem concluídas desde a fundação do mundo.

4  Porque, em certo lugar, assim disse, no tocante ao sétimo dia: E descansou Deus, no sétimo dia, de todas as obras que fizera.

5  E novamente, no mesmo lugar: Não entrarão no meu descanso.

6  Visto, portanto, que resta entrarem alguns nele e que, por causa da desobediência, não entraram aqueles aos quais anteriormente foram anunciadas as boas-novas,

7  de novo, determina certo dia, Hoje, falando por Davi, muito tempo depois, segundo antes fora declarado: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração.

8  Ora, se Josué lhes houvesse dado descanso, não falaria, posteriormente, a respeito de outro dia.

9  Portanto, resta um repouso {repouso; ou repouso sabático} para o povo de Deus.

10  Porque aquele que entrou no descanso de Deus, também ele mesmo descansou de suas obras, como Deus das suas.

11 ¶ Esforcemo-nos, pois, por entrar naquele descanso, a fim de que ninguém caia, segundo o mesmo exemplo de desobediência.


----Jesus afirmou que o Sábado era inferior ao mandamento da circuncisão Jo 7:21-24, se hoje a circuncisão não tem valor algum, tão menos o Sábado terá.
 21  Replicou-lhes Jesus: Um só feito realizei, e todos vos admirais.
22  Pelo motivo de que Moisés vos deu a circuncisão (se bem que ela não vem dele, mas dos patriarcas), no sábado circuncidais um homem.
23  E, se o homem pode ser circuncidado em dia de sábado, para que a lei de Moisés não seja violada, por que vos indignais contra mim, pelo fato de eu ter curado, num sábado, ao todo, um homem?
24  Não julgueis segundo a aparência, e sim pela reta justiça


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